7 diferenciais do piso vinílico autoportante para seu projeto

6 minutos para ler

Praticidade, sofisticação e conforto — essas características fazem do piso vinílico um campeão de escolha em projetos criativos e de alta qualidade. Para tornar esse acabamento ainda mais funcional, o mercado lançou o piso vinílico autoportante, bastante recomendado para ambientes corporativos.

Trata-se de um tipo de piso instalado lado a lado, encostando um no outro, sem a necessidade de cola ou encaixe click. A instalação é feita sobre pisos elevados, ou seja, a uma determinada distância do chão, o que garante uma manutenção prática e facilitada.

Quer saber outras vantagens? Então, continue a leitura e veja os 7 diferenciais do piso vinílico autoportante!

1. Amplitude e luxo ao ambiente

Nada como adentrar um ambiente e perceber que tudo ali dentro foi planejado da melhor maneira possível, com os materiais de construção escolhidos a dedo, não é mesmo? É exatamente essa a sensação de estar em um ambiente com piso vinílico autoportante, já que se trata de um tipo de piso diferenciado e que atende a demandas de projetos específicos.

Em espaços corporativos, por exemplo, esse acabamento é a solução perfeita para lidar com o tráfego intenso de pessoas e as constantes manutenções do ambiente. Sem falar na estética sofisticada do piso autoportante, que confere amplitude e luxo ao projeto.

Do ponto de vista empresarial, isso traz ainda outra vantagem, valorizando a imagem da marca ao demonstrar que ela está antenada com o que há de mais moderno em soluções e tendências para ambientes corporativos, como os melhores pisos para a composição.

2. Fácil instalação e fácil manutenção

Como vimos na introdução do post, trata-se de um acabamento de fácil manutenção, recomendado para a instalação sobre pisos elevados, sendo as placas assentadas lado a lado.

Especialistas recomendam o uso do adesivo tac permanente em todo o perímetro, com uma largura de 50 cm para travamento das placas. Em projetos com contrapiso cimentício, aconselha-se a aplicação do adesivo em toda a área para maior segurança, devido à movimentação estrutural.

3. Excelente conforto termoacústico

Um dos diferenciais mais marcantes do piso vinílico autoportante é o conforto termoacústico das peças, permitido compor um ambiente fresco e silencioso. Em se tratando de ambientes corporativos, esses aspectos são ainda mais importantes. Para você ter uma ideia, esse piso permite uma redução média de 4 decibéis, o que significa que ele não faz aquele “toc toc” típico das madeiras e cerâmicas.

Se instalado com a base acústica, a redução de ruídos pode chegar até 17 decibéis. Incrível, não? O carpete seria o outro tipo de piso capaz de proporcionar redução semelhante. No entanto, no quesito conforto térmico, o vinílico autoportante sai na frente, mantendo sua superfície sempre neutra, independentemente da temperatura do ambiente. Isso significa excelente desempenho em qualquer estação do ano.

4. Mais organização do layout dos espaços

Como estamos falando de projetos, como ambientes corporativos e repartições públicas, a flexibilidade para manutenções deve vir em primeiro lugar. Afinal, esse tipo de local pede constantes adaptações de layout para favorecer a conjuntura dos escritórios, dispensando a necessidade de alterações estruturais. Além disso, o fluxo elevado de pessoas pode acabar por acelerar a demanda por reparos, portanto, o piso precisa ser prático.

O desenvolvimento do projeto luminotécnico é outro fator que sai ganhando com a instalação do vinílico autoportante. Isso porque o espaço entre o piso autoportante e o chão ajuda a embutir toda a fiação que ficaria aparente em pisos comuns, facilitando, ainda, a manutenção. Além da fiação elétrica, os demais cabos, conectores e extensões típicas de espaços corporativos também ficariam mais discretos no layout do escritório.

5. Versatilidade nas cores e texturas

Madeira, cimento, pedra e linho — esses são alguns exemplos de texturas disponíveis em um piso vinílico autoportante. Sem falar na variedade de cores, permitindo que você encontre o acabamento que combina perfeitamente com o estilo de decoração escolhido. Inclusive, em um mesmo projeto, dá para personalizar cada espaço com peças diferentes, demarcando os setores empresariais.

Já se a intenção for fazer um projeto mais clean e minimalista, a escolha por um único tom neutro e discreto é a mais viável. É claro que essas questões dependem de gosto pessoal, mas o importante é sempre prezar pela harmonia dos ambientes, de modo que não fiquem sobrecarregados com o excesso de informação. Pela versatilidade do piso autoportante, você não corre esse risco, já que ele combina muito bem com diferentes estilos de décor.

6. Alta durabilidade

Certamente, a facilidade de manutenção torna os pisos vinílicos opções muito práticas para ambientes corporativos. De qualquer modo, quanto menor for a necessidade de reparos, melhor para o seu projeto, não é mesmo? Nesse sentido, contar com um piso resistente é essencial, sobretudo em áreas de alto tráfego. O vinílico autoportante conta com capa de proteção de 0,55 mm a 0,80 mm, garantindo alta durabilidade para o acabamento.

Cuidar bem da limpeza das peças também ajuda a manter o piso com aspecto de novo por muito mais tempo. No caso dos vinílicos, não é necessário umedecê-los excessivamente. Basta utilizar um pouco de detergente neutro diluído em água para uma limpeza eficaz. Antes de passar o pano, o ideal é varrer o piso com uma vassoura de cerdas macias ou, até mesmo, utilizar o aspirador de pó com o bocal suave.

7. Ótimo custo-benefício

Com tantas qualidades, fica fácil entender por que o piso vinílico autoportante é uma solução de ótimo custo-benefício. Em primeiro lugar, porque você não precisa contratar uma empresa especializada para fazer a manutenção do acabamento, o que, por si só, já gera uma grande economia.

Em segundo lugar, trata-se de um tipo de piso no qual a estética fala mais alto, trazendo requinte e sofisticação para os ambientes. Sem falar que o projeto contará com o que há de mais moderno no mercado. Isso valoriza (e muito!) a composição, demonstrando que cada detalhe foi pensado seguindo as melhores tendências de acabamento.

Apenas tenha cuidado ao escolher seu fornecedor de piso vinílico autoportante. Para ter certeza da qualidade das peças, é preciso contar com lojas especializadas e de credibilidade no segmento. Na GF PREMIUN, esses diferenciais estão garantidos. Estamos há mais de 20 anos no mercado trabalhando na entrega dos melhores produtos aos nossos clientes, com excelência de atendimento, pontualidade, compromisso e seriedade.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça nossos produtos!

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário