Precisa de uma proteção extra para a sua casa? Os toldos para janelas são itens extremamente úteis, pois ajudam a reduzir a incidência de luz solar dentro da residência e, ainda, protegem-nas contra as intempéries do dia a dia.
Para ter uma proteção plena, contudo, é muito importante conhecer os diferentes modelos e suas indicações para fazer a escolha certa.
Ainda não conhece o produto? Siga conosco e entenda mais sobre toldos para janelas:
O que é toldo para janela e para que serve?
O toldo é um tipo de cobertura usada com frequência nas áreas externas e em janelas. Ele ajuda a proteger o ambiente contra a incidência de raios solares e, por isso, deixa os cômodos internos mais frescos. Também protege janelas, especialmente as de madeira, contra chuvas, ventos e outros fenômenos climáticos.
Além das janelas, os toldos podem ser usados em outros tipos de espaços e coberturas, como varandas, portas e garagens, contribuindo também para a decoração.
Dentre inúmeros benefícios, os toldos ajudam a:
- proteger os móveis e outros itens contra o excesso de sol;
- proteger as janelas e paredes contra intempéries;
- evitar o excesso de vento dentro da residência;
- melhorar o conforto térmico.
Além de residências, toldos para janelas podem ser usados em ambientes comerciais e empresariais.
Quais os tipos de toldos para janela disponíveis no mercado?
Existem vários tipos de toldos para janela. Entender as diferenças entre eles é muito importante para fazer uma escolha acertada. Confira agora os principais modelos:
Toldos fixos x toldos retráteis
Basicamente, os toldos podem divididos em fixos e retráteis. Os fixos são aqueles que não saem do lugar; já os retráteis contam com acessórios que permitem abri-los e fechá-los conforme a necessidade.
Por ser versátil e ter um design mais elegante, o toldo retrátil é o mais utilizado. Esse modelo funciona como uma espécie de cortina, com um sistema de mola ou catraca.
O sistema de mola é mais simples e permite que o toldo seja totalmente desenrolado. Já o de catraca cede de acordo com a necessidade, que pode ser de apenas uma fresta, parcial ou totalmente aberto.
Outro modelo interessante é o toldo articulado. Ele conta com uma estrutura com braços articulados, com armação simples e prática.
Coberturas
Existem inúmeros tipos de coberturas: simples, transparentes, com blecaute, diferentes cores de lona ou visores. O design deve seguir o padrão do lugar onde ele será instalado.
Os materiais mais usados nas coberturas são lona de PVC, policarbonato, fibra de vidro, tecido acrílico, lona vinílica e tela microperfurada.
Lona de PVC
Mais em conta, a lona de PVC é resistente ao mofo e pode ser lavada facilmente. Por ser maleável, é bastante usada em toldos retráteis. No entanto, acumula muito calor e pode deixar os ambientes mais abafados.
Policarbonato
Tem uma aparência semelhante ao vidro, porém é mais resistente e fosco. É o material mais usado nos toldos fixos. Suas principais vantagens são a altíssima resistência e a proteção UV, mas é mais caro e exige cuidados extras com a limpeza.
Fibra de vidro
É completamente transparente e perfeita para proteção sem atrapalhar na iluminação natural.
Tecido acrílico
É um material sintético, bastante resistente, que consegue proteger contra os raios UV e conta com ampla variedade de cores e estampas.
Lona vinílica
Composta por materiais bastante resistentes, a lona vinílica oferece ótimo custo-benefício. Pode ser opaca, semi ou totalmente translúcida.
Tela microperfurada
Graças aos microfuros presentes no tecido, a tela microperfurada é ideal para deixar os ambientes mais arejados e levemente iluminados. É também resistente a ventos fortes e permite gravação com estampas ou logomarcas para usos comerciais.
Toldo cortina
É o modelo de toldo mais popular. Muito parecido com uma cortina tradicional, ele pode ser aberto ou enrolado. É também o mais usado em grandes ambientes e vãos.
Sua lona é flexível, resistente e reta, por isso fácil de manipular e de adaptar a diferentes tamanhos de aberturas.
Toldo retrátil articulado
É um modelo que se adequa às necessidades do usuário. Diferentemente do toldo cortina, o modelo retrátil articulado não precisa ser totalmente enrolado ou aberto, já que o sistema funciona por camadas. Você pode abri-lo inteiramente, pela metade ou apenas uma fresta.
Como é mais moderna, essa versão vem conquistando espaço entre o público — especialmente em designs de fachadas comerciais e residenciais, pois permite diferentes usos e oferece mais versatilidade.
Qual o melhor modelo de toldo para a minha residência?
Escolher o melhor tipo de toldo depende das suas necessidades e das características do ambiente. Se você deseja barrar totalmente a luminosidade, é importante escolher um material que não seja transparente. Mas se a ideia for proteger as janelas sem impedir a entrada de luz ou de ar, considere a tela microperfurada.
Analise, ainda, a facilidade de uso do toldo, dando preferência àqueles que permitem múltiplos ajustes. E não se esqueça de conferir o design e o estilo, que devem estar em sintonia com a sua fachada. Isso evita um impacto visual desfavorável.
Conheça os toldos para janela do Grupo Fort Decor:
Toldo Bali
O toldo Bali é um modelo de toldo com braços pivotantes, que proporcionam tensão ao tecido e estabilidade da barra frontal contra pequenas correntes de ar. Existem versões com acionamento manual ou motorizado. Consegue se projetar de 60 cm a 1,80 m.
Toldo Bergamo
Modelo de toldo vertical, usado para fechar ambientes. O toldo Bergamo é ideal para varandas, fachadas abertas ou em vidro e outros locais que necessitem de mais privacidade. Conta com cabos de aço que passam por toda a sua extensão e é preso na parede por meio de suportes de fixação, o que significa mais estabilidade para toda a estrutura.
Toldo Milão
Possibilita uma cobertura de até 12 m de largura por 4 m de avanço. É um toldo articulado e montado sobre uma base quadrada, com uma instalação simplificada.
Além da versão tradicional, o toldo Milão está disponível em outras 3 versões:
- Milão Semi Box: ao ser recolhido, tem sua estrutura parcialmente protegida, com os braços e a parte inferior aparente;
- Milão Matik: tem largura de até 6 m e regulagem para proteção adequada contra o sol em diferentes horários do dia;
- Milão Plus: com franja de até 1,5m para proteção frontal.
Toldo Zurique Box
Diferenciado, o toldo Zurique Box conta com caixa em design clássico, mantendo a estrutura totalmente protegida ao ser recolhida. Tem largura máxima de 6 m e avanço de 3,5 m.
Gostou de saber mais sobre toldos para janelas? Acesse o site do Grupo Fort Decor e encontre o modelo ideal para sua residência ou comércio!