Tipos de toldos: conheça a importância e os benefícios do modelo certo

6 minutos para ler

Os toldos são acessórios usados na decoração e na proteção de casas e apartamentos. Eles ajudam a reduzir a incidência do sol, resguardam os móveis da exposição direta aos raios solares e ainda deixam o ambiente mais fresco. Com isso, sua casa fica muito mais confortável e abrigada.

Entretanto, saber escolher o modelo certo tem um papel crucial no resultado do projeto. Afinal, para que o produto desempenhe seu potencial máximo, você precisa instalar a peça adequada à localidade.

Se quiser entender melhor como encontrar o melhor modelo para seu lar, continue a leitura e descubra um pouco mais sobre os diferentes tipos de toldos!

Agregue um pouco mais de modernidade ao ambiente

Independentemente do toldo que você escolher, seu papel reúne basicamente os mesmos pontos. Gerar mais conforto térmico, trazer uma nova proposta visual, proteger do excesso de luminosidade e ainda garantir a privacidade de moradores e visitas.

Entretanto, além de úteis e funcionais, também são soluções inovadoras e tecnológicas para deixar os espaços mais agradáveis e modernos. Com isso, você consegue encontrar modelos para os mais variados espaços, desde sacadas até passagens e áreas externas.

Eles podem ser usados na decoração como destaque ou aparecer de forma muito discreta. Tudo pode variar de acordo com o seu gosto. Se o objetivo for que ele fique em destaque, escolha os tipos de toldos com tecidos diferentes e design arrojado. Caso a ideia seja um toldo funcional e eventualmente discreto, selecione cores e perfis em tons próximos ao local de instalação.

Defina áreas externas com variados tipos de toldos

Os toldos, geralmente, são usados nos ambientes externos. Assim, eles servem para criar novas áreas de convivência e proteger da incidência dos raios solares, chuvas leves e ventos de até 32km/h. Acabam sendo aproveitados na decoração, delimitando essas áreas fora de casa, seja uma varanda, seja um jardim, por exemplo, e transformando esses locais em verdadeiras salas externas.

Nesses casos, os modelos retráteis são excelentes escolhas. Assim, caso comece a chover ou ventar com intensidade ou quando os convidados forem embora, você pode simplesmente recolhê-los até a próxima oportunidade para exibir esse belo acessório.

Garanta mais aconchego climático aos seus convidados

Se você tem um espaço menor e quer aproveitar ao máximo suas funcionalidades, existem diversos tipos de toldos que você pode usar. Eles garantem uma cobertura em dias de chuvas finas e ainda protegem contra o calor excessivo.

Se usados nas janelas ou sacadas, permitem que você aproveite um pouco mais a área durante todo o dia. Em alguns lugares, a incidência do sol pode ser tão grande que acaba inutilizando o local por algumas horas.

Com isso, você preserva seus móveis, conserva os objetos de decoração e ainda cria um ambiente mais confortável para seus convidados e familiares. Assim, se o seu objetivo for mesmo este, é importante selecionar um tecido técnico, como a tela solar.

Esse material é ótimo, pois reduz gastos com energia elétrica, já que sua trama permite a passagem de luz, protege de raios solares e reduz o calor, diminuindo o uso de ar-condicionado e energia elétrica no lugar.

Garanta o bem-estar da sua família

Um toldo de qualidade viabiliza uma sensação única de conforto. Ele permite que você aproveite ao máximo cada cantinho da sua casa, sem se preocupar com o excesso de calor ou as variações climáticas que possam acontecer durante o dia.

Assim, você consegue usar as partes externas da sua casa durante o ano inteiro, recebendo seus convidados e desfrutando de bons momentos com amigos e família. Se você tem crianças, elas poderão aproveitar muito, brincando do lado de fora, enquanto permanecem protegidas do calor e dos raios UV.

Conheça os diferentes tipos de toldos

Agora que você já sabe qual a importância de investir em um toldo, está na hora de identificar qual seria o modelo mais recomendado para seu projeto. Cada tipo reúne peculiaridades que podem ser determinantes para o sucesso do seu empreendimento, como o tamanho, a maior resistência ao vento, entre outras características. Veja algumas possibilidades, a seguir!

Toldo Bali

Esse é um modelo fácil de manusear, composto por braços que giram em torno de um ponto fixo (pivotantes). Com isso, proporcionam tensão no tecido e estabilidade na barra frontal, oferecendo proteção contra pequenas correntes de ar. Consegue, ainda, se projetar por 0,6; 0,9; 1,40; e até 1,80 metro.

Toldo Bergamo

O toldo Bergamo é um modelo vertical, usado para fechar ambientes. Por isso, é apropriado para vedar fachadas abertas ou em vidro, garantindo privacidade e proteção ao local.

Os cabos de aço desse modelo passam por toda a extensão do produto e são presos na parede pelo suporte de fixação, o que garante maior estabilidade para a estrutura como um todo.

Toldo Milão

Esse modelo foi desenvolvido para possibilitar a cobertura de até 12m de largura e 4m de avanço. O Milão é o toldo articulado tradicional, usado para coberturas e ampliação de ambientes exteriores. Montado sobre uma barra quadrada, ele oferece bastante praticidade na instalação.

Além da versão tradicional, você ainda pode encontrar mais três variações. O primeiro é o Milão Matik, com largura de até 6m e regulagem que faz com que ele proteja do sol em horários diferentes horas do dia.

Há também o Milão Plus, que conta ainda com uma franja de até 1,5m para proteção frontal; e o Milão Semi Box, que quando recolhido tem sua estrutura parcialmente protegida, deixando os braços e a parte inferior aparente.

Toldo Zurique

O toldo Zurique traz largura máxima de 6m e avanço de 3,5m. Sua principal característica é a caixa com design clássico, que permite manter a estrutura totalmente protegida depois de recolhida.

A estrutura que comporta o tubo foi desenvolvida para escondê-lo, mesmo quando o toldo estiver aberto. Assim, o tubo e o tecido ficam totalmente protegidos.

Dentre os diversos tipos de toldos, certamente você vai encontrar aquele que mais se adapta às suas necessidades. É possível encontrar modelos nos mais variados materiais, cores e tecidos. No entanto, é essencial que você adquira de um bom fornecedor, que ofereça produtos feitos com elevado padrão e garantia. Assim, você não corre o risco de ter dores de cabeça depois da instalação.

Já está pensando em acrescentar um toldo ao seu projeto? Entre em contato conosco e tire todas as duas dúvidas o quanto antes.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by