Arquiteto: saiba como fazer projetos de banheiros escolares

3 minutos para ler
A área destinada aos banheiros é importante para a experiência dos estudantes, seja no ambiente da escola ou em uma faculdade. Por isso, o arquiteto tem que se preocupar em criar projetos atraentes e com boas características. Embora cada espaço tenha necessidades pontuais, alguns elementos devem estar presentes em todas as elaborações, assim, há máxima funcionalidade e aproveitamento do local.

Quer saber o que incluir em seus projetos de banheiros escolares? Continue lendo e descubra!

Priorize o conforto e a segurança

Para ser verdadeiramente útil, a área dos sanitários deve ser adequada em todos os aspectos. Com uma boa experiência, há melhor utilização do ambiente e maior proteção para os estudantes.

Do ponto de vista do conforto, é importante que as cabines tenham o tamanho adequado, de modo que as pessoas possam se movimentar corretamente. Também é interessante que o número de sanitários seja condizente com o total de alunos, de forma a evitar filas e congestionamentos.

Quanto à segurança, o piso deve prevenir acidentes, como quando o chão está molhado — especialmente na área da pia. As travas precisam indicar se o local está livre ou ocupado e os espelhos e as torneiras têm que ser bem posicionados. Assim, será possível garantir a boa usabilidade sem comprometer a segurança.

Elabore um projeto adequado de iluminação

Outro aspecto indispensável dos banheiros escolares é a iluminação. É importante que o espaço conte com mais de uma lâmpada, já que as cabines distantes precisam ser iluminadas corretamente.

Como se trata de uma instituição de ensino, lâmpadas frias e intensas funcionam bem. O melhor é que a iluminação seja difusa e suficiente para garantir o conforto em todos os horários. Além de tudo, esse aspecto é relevante para a segurança e para a sensação de bem-estar.

Faça a sinalização correta dos banheiros escolares

Para que não ocorram dúvidas, os sanitários devem ser bem identificados ao longo de todo o prédio e também em seu interior. As portas têm que ter sinalizações que apontem para o lugar e elas precisam identificar o gênero do ambiente. Assim, criam-se locais seguros.

Outra questão é que os espaços internos também requerem sinalização. Banheiros com acessibilidade, por exemplo, devem ter uma placa de indicação, já que isso evitará que os estudantes fiquem confusos.

Não se esqueça da acessibilidade
Por falar em acessibilidade, esse é um fator fundamental nos projetos de banheiros escolares. Trata-se de uma necessidade crescente na sociedade e os ambientes de ensino não podem ser deixados de fora.

Por convenção, o ideal é que o número de lugares acessíveis corresponda a 5% do total de banheiros. Em um espaço com 20 cabines, por exemplo, pelo menos uma tem que ter tais características. Além de uma área maior, o projeto deve prever a existência de barras especiais de apoio e outros aparatos que ofereçam autonomia a pessoas com a mobilidade reduzida.

Ao seguir essas orientações, os projetos de banheiros escolares contemplarão corretamente as necessidades. Eventualmente, os estudantes terão experiências melhores, seguras e acessíveis nesses espaços.

Agora que você já sabe o que priorizar em projetos de banheiros escolares, baixe gratuitamente um guia com dicas de decoração para escritórios e amplie a sua versatilidade de atuação!

 
img_ebookpost_tendencias
 
 
GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário