Aprenda a usar a moldura boiserie na decoração

7 minutos para ler

Quando o assunto é tendência em molduras, o modelo boiserie, certamente, é um dos que mais se destacam. Você pode até não ter ouvido falar desse tipo de moldura com esse nome, especificamente, mas, provavelmente, já a viu em algum ambiente decorado.

Esse ornato se harmoniza à parede com muito charme e estilo, contando com painéis de madeira adornados e que, hoje, já podem ser feitos em gesso e, até mesmo, isopor. Achou interessante a proposta? Quer aprender como usar a moldura boiserie na decoração do seu lar?

Então, este post vai ser incrível para ajudá-lo. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Qual a origem da moldura boiserie?

O nome francês denota a origem desse elemento decorativo. A moldura boiserie surgiu lá mesmo, na França, no século XVIII, uma época em que a nobreza não poupava esforços para exibir riqueza e sofisticação. Podemos dizer que os ornamentos e, até mesmo, certos exageros na decoração eram muito bem-vindos.

Ainda que muitos elementos e soluções arquitetônicas fossem caindo em desuso com o passar dos tempos, a moldura boiserie conseguiu se manter e pode ser usada, hoje em dia, em variadas ocasiões, remetendo à estética mais clássica — mesmo com uma composição mais atual ou contemporânea.

Para quem deseja montar um espaço que transmita uma atmosfera mais nobre, apostar nesse estilo pode ser uma excelente ideia. Vale dizer que esse elemento já não é tão caro quanto antigamente. E o resultado, com um bom planejamento, pode ficar bem atual e menos sisudo.

Quais as vantagens de usar a moldura boiserie?

A moldura boiserie, sem dúvida alguma, vai conferir aos ambientes um quê a mais de estilo e sofisticação.

Como são muitas as possibilidades de uso da boiserie, o que há de mais vantajoso no seu uso é a chance de criar um espaço único que reflita o estilo, personalidade e gostos dos moradores da casa.

Ela é tão versátil que pode ser usada tanto em quartos de bebê e crianças, quando normalmente é aplicada somente em meia parede, como em salas de jantar e de estar e até mesmo em escritórios, cozinhas e banheiros.

Seja qual for o local, a moldura boiserie vai proporcionar um efeito surpreendente onde ela estiver aplicada.

Quais os cuidados necessários ao usá-la?

Na hora de definir como usar a boiserie é fundamental ter cautela com a escolha dos profissionais e fornecedores, pois esse cuidado resulta na qualidade da instalação e os efeitos estéticos que ela pode proporcionar.

Vale dizer que a moldura boiserie vem pronta para ser aplicada. Contudo, essa facilidade não significa que a instalação não merece atenção. Isto porque é preciso ter muita concentração e fazer toda a medição do local para que as molduras sejam colocadas de maneira adequada, padronizada, proporcional e não fiquem grosseiras ou mal posicionadas.

Outra dica importante é considerar o pé direito do ambiente onde se deseja instalar a moldura para, só então, a partir desse dado eleger o tamanho da moldura que será utilizada.

Quais são os tipos de moldura boiserie?

Este modelo de moldura pode ter os mais diversos tipos e, por essa razão, elas podem ser usadas nos mais variados estilos de decoração. Veja alguns tipos disponíveis:

Moldura boiserie em gesso

Essa é uma das mais tradicionais. Normalmente, costuma ser feita no gesso branco, o que proporciona um resultado clássico e fácil de combinar com os demais elementos da decoração. Logo, é uma excelente opção para quem busca versatilidade e elegância.

Moldura boiserie em madeira

Já o modelo em madeira dá um toque rústico e aconchegante aos ambientes. Quando feita em madeira mais escura, deve ser compensada com objetos de decoração mais claros para que o ambiente não fique demasiadamente sombrio.

Moldura boiserie colorida

A versão colorida é a opção mais moderna e descolada de todas e, por isso, é muito adotada em decorações que seguem uma proposta mais jovial e contemporânea. Ela pode ter uma cor única e vibrante ou, ainda, surgir em uma composição de tom sobre tom, tudo vai depender do gosto de quem escolhe!

Moldura boiserie com papel de parede

E que tal imaginar essa moldura com papel de parede no centro, para destacar o trabalho e atrair ainda mais os olhares e a atenção? Sem dúvida, essa é uma ideia original para quem deseja fugir um pouco do toque clássico e tradicional desse tipo de ornamentação.

Como combiná-la com tons claros e escuros?

Para manter a harmonia no ambiente com a moldura boiserie, uma boa dica é fazer combinações adequadas entre os tons claros e escuros. Para evitar que o visual fique sobrecarregado, é indicado pintar a moldura e a parede de uma mesma cor.

As paredes em tons vibrantes podem fazer um ótimo contraste com os móveis mais claros, como um sofá branco ou mesmo um tapete. Quem gosta de ambientes minimalistas com paredes claras, pode contar com o encanto da clássica boiserie na cor branca. É uma ótima maneira de destacar o mobiliário que tem cores mais escuras.

Como promover a sensação de continuidade?

A sensação de continuidade, ou seja, a impressão de que a moldura (seja ela em madeira, seja ela em gesso) é um alto-relevo da parede (e não uma peça colada sobre ela) tem relação direta com o seu bom acabamento.

Para que isso aconteça, após a colagem das molduras, os cantinhos devem ser preenchidos com massa corrida, que, em seguida, devem ser lixados. Com isso feito, a moldura está pronta para receber a pintura na cor escolhida. Normalmente, as peças vêm preparadas para receber a tinta no final.

Você pode, ainda, alinhar a boiserie com estantes embutidas que apresentem nichos no mesmo formato, uma excelente estratégia se o objetivo for ampliar o ambiente ou criar a sensação de conexão entre 2 espaços distintos.

Onde usar a moldura boiserie?

Gostou do estilo, mas não sabe onde utilizar a moldura boiserie? As opções são muito variadas. Quem opta por um estilo mais clássico no quarto pode colocar a moldura na cabeceira da cama, por exemplo. Se deseja um toque de modernidade, é só abrir mão dos tons neutros e apostar em uma parede mais colorida.

A sala de estar certamente ficará muito charmosa com as paredes decoradas com essas peças, que podem servir muito bem para emoldurar as composições de quadros e outros objetos decorativos do local.

Ainda que o ambiente seja menor e as paredes não sejam tão grandes, a moldura pode ser utilizada, e será um charme para os pequenos espaços, como o seu home office.

A moldura boiserie pode transformar qualquer ambiente em um espaço mais belo e que transmite requinte. Acredite: hoje em dia, ela pode ser harmonizada muito bem com qualquer tipo de decoração.

E então, gostou do post? Vai apostar nessa ideia? Que tal compartilhar o texto em suas redes sociais, para que outras pessoas também tenham acesso a essas dicas?

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário