Rodapé Santa Luzia Rodapé Santa Luzia

Como o rodapé pode mudar a cara da sua casa

8 minutos para ler

Muitas pessoas não dão o devido valor ao rodapé. Quando bem escolhido, esse material contribui para embelezar ainda mais os ambientes, destacando os revestimentos e criando harmonia.

Além da questão decorativa, o rodapé ainda tem funções importantes, como a proteção da parede. Quer entender melhor e descobrir como escolher o rodapé certo para sua casa? Siga com a gente!

Qual a importância do rodapé na decoração?

O rodapé é importantíssimo em qualquer ambiente. Afinal, ele cumpre uma série de funções, como:

  • proteger o revestimento da parede contra umidade, como no caso de derramamentos de água e também na limpeza do piso com água corrente ou pano úmido;
  • proteger a parede contra impactos causados por batidas de objetos;
  • evitar que móveis e calçados acabem batendo e sujando as paredes;
  • melhorar o acabamento no encontro entre parede e piso, visto que essas áreas são mais sujeitas à falhas. Assim, o rodapé ajuda a esconder pequenas imperfeições;
  • ajudar na decoração e na estética, se comportando como uma moldura do espaço, destacando piso e parede.

Embora o uso do rodapé não seja obrigatório, ele é fundamental para deixar sua parede mais protegida, evitando que ela venha a sofrer com problemas de umidade e demande manutenção mais frequente. Sem contar, que o rodapé certo deixa qualquer ambiente muito mais bonito e diferenciado.

Quais os tipos de rodapés?

Basicamente, os rodapés podem ser divididos em 3 modelos: convencional, invertido (com bunha) e embutido.

Convencional

É o mais comum, fácil de ser instalado e com custo menor. Ele funciona sobreposto à parede, ficando levemente saliente em relação a ela.

Invertido

É o mais caro e exige uma instalação especializada. Porém, traz uma sensação diferenciada, como se a parede estivesse flutuando em relação ao piso. A instalação é feita usando uma cantoneira metálica embutida dentro da parede, criando um efeito de bunha entre parede e piso.

Embutido

Fica totalmente nivelado com a parede, sem a tradicional saliência. A vantagem é que ele não acumula poeira e sujeira na parte superior.

Materiais

Além dos tipos, os rodapés também podem variar em relação aos materiais dos quais são fabricados.

Os rodapés convencionais, normalmente, são produzidos em cerâmica ou MDF, além de madeira natural e poliestireno expandido. O gesso não é indicado, já que é delicado e poderá ser quebrado facilmente.

Vamos ver em detalhes cada uma dessas opções? Confira:

  • madeira natural: tradicional, com diferentes cores e tamanhos. Porém, é um material mais frágil, com baixa resistência a umidade, sendo contraindicado para áreas molhadas. Precisa de tratamento anticupim;
  • MDF: fabricado com fibras de madeira de reflorestamento, tem boa qualidade e durabilidade, além de custo menor que o anterior. A vantagem é que não atrai cupins, porém pode estufar em contato com muita água, então não deve ser usado em áreas úmidas, exceto os modelos específicos que tem proteção;
  • Poliestireno: prático, durável e permite esconder a fiação elétrica nos seus sulcos internos. O poliestireno é um tipo de plástico, então é resistente a cupins e umidade, podendo ser usado em banheiros e cozinhas. A instalação também é prática, apenas com cola especial;
  • cerâmica e porcelanato: muito usados quando se quer um rodapé do mesmo material do piso. Eles são resistentes a umidade e podem ser usados em áreas úmidas da casa, além de serem resistentes e poderem ser usados em áreas externas. Algumas marcas contam com linhas específicas de rodapés, com acabamentos arredondados.

Como usar o rodapé para transformar a decoração da sua casa?

Escolher o rodapé certo não precisa ser um desafio. Com algumas dicas e truques, você consegue definir o material adequado para proteger suas paredes e destacar a decoração da sua casa.

Avalie o ambiente

O primeiro passo para escolher corretamente o rodapé, é analisar o ambiente e o estilo da sua casa. Muitas pessoas ainda acreditam que rodapé e piso precisam, obrigatoriamente, combinar. Isso não é uma regra e tudo dependerá dos seus gostos e preferências.

Então, mesmo que seu piso seja de porcelanato ou de cerâmica, você poderá usar um rodapé de MDF oi de poliestireno, por exemplo, dependendo do efeito decorativo que deseja dar. Como são materiais distintos, você aumentará o contraste e o destaque no rodapé – por isso, ele deve ser mais bonito e ousado, pois será um dos pontos focais do espaço.

Se você está decorando um ambiente pequeno, a dica é optar por um rodapé da mesma cor da parede, assim conseguirá uma sensação de amplitude maior.

Caso você goste de decorações mais tradicionais, poderá optar por um rodapé em uma cor neutra, como o branco, e deixar o destaque para a parede, com papéis, tecidos ou pinturas.

Mas se você adora ousar, dê um destaque especial ao rodapé, optando por versões com cores mais fortes e acabamentos com detalhes inovadores.

Defina o tamanho

Não há uma regra específica em relação ao tamanho do rodapé, novamente, tudo dependerá das suas preferências e do efeito que deseja dar ao ambiente.

Os rodapés mais altos são tendências. Em alguns casos, ocorre até mesmo a instalação de dois rodapés de 15 cm de altura (um sobre o outro), criando um efeito mais robusto.

Essa ideia é mais indicada para ambientes maiores, dando um efeito bonito e evitando sobrecarregar o décor. Nos ambientes menores, ou com muitos objetos de decoração e cores, prefira os rodapés menores e mais discretos.

O padrão de tamanho dos rodapés é de 7 cm de altura. Contudo, como este tem se tornado um importante elemento decorativo, é possível encontrar uma grande variedade de tamanhos, como de 10, 15, 20 e até 25 cm de altura.

Se ainda estiver em dúvida, analise o pé direito do imóvel e o tamanho dos cômodos. Quanto mais alto for o pé direito e maior o cômodo, mais alto poderá ser o rodapé. Casas com pé direito baixo ou apartamentos devem evitar o uso de rodapés acima de 10 cm, pois isso pode fazer com que os espaços pareçam menores.

Pense no batente da porta

Outro “mito” da decoração é que batente e rodapé precisam ser dos mesmos materiais. Mais importante do que essa combinação, é avaliar todo o cômodo e a função dele.

É claro que a harmonia é fundamental. Então, se você optar por uma linha mais discreta e uniforme, visando um décor clean, opte por guarnições e rodapés da mesma cor e material, de preferência em tons claros e neutros.

Mas se a ideia é criar um design moderno e ousado, então você poderá trabalhar com diferentes materiais e cores, desde que haja uma sensação de complementariedade entre eles.

Não se esqueça da textura e do estilo

O estilo e a textura do rodapé precisa estar em sintonia com o estilo decorativo predominante. Vamos supor que você irá decorar a sua casa no estilo escandinavo. O ideal, portanto, seria optar por um rodapé de madeira, MDF ou de outro material que imite a madeira, trazendo mais sintonia ao décor.

Já uma casa com uma decoração contemporânea e altamente tecnológica, pode ficar melhor com um rodapé embutido ou um rodapé tradicional, porém liso. Enquanto aquelas com um design retrô ou mais aconchegante, podem ser valorizadas com rodapés trabalhados, como os frisados ou sobrepostos.

O importante é não sobrecarregar o ambiente. Se as paredes e pisos já são bastante trabalhadas, ou há uma grande variedade de cor e materiais no seu déco, opte por um rodapé mais simples e discreto, como os modelos lisos e menores.

Já se você tem uma decoração neutra, com tons sóbrios e discretos, poderá usar o rodapé para trazer um realce, como as versões coloridas (amarelo, vermelho, verde ou azul) ou ainda mais trabalhadas, como frisos e detalhes.

Como fazer a manutenção dos rodapés?

Além de escolher o rodapé certo, não se esqueça de fazer a manutenção dele. As dicas mais importantes nesse sentido são:

  • limpar o rodapé periodicamente, evitando acúmulo de poeira e outras sujidades que podem, até mesmo, se incrustarem no rodapé;
  • proteger o rodapé contra manchas, que podem ser irreversíveis e geralmente acontecem devido aos produtos de limpeza usados no chão ou até mesmo peça ação do sol;
  • usar um pano macio, que não solte fiapo e nem arranhe para fazer a limpeza periódica;
  • finalizar a limpeza usando cera no rodapé.

E, claro, não se esqueça de trocar os rodapés de casa quando eles estiverem com uma aparência desgastada, que pode trazer também uma má impressão para todo o ambiente – ou ainda, quando você quiser reformar a sua casa.

Gostou das nossas dicas? Já sabe como usar o rodapé de forma diferenciada? Aproveite e conheça nossas opções incríveis de rodapés!

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário