O papel de parede pode mudar sua casa! Saiba como

7 minutos para ler

O papel de parede é um clássico na decoração de interiores. Versátil e muito charmoso, ele pode aparecer dando um toque de destaque ou adicionando contraste a diferentes ambientes.

Com a evolução da tecnologia, hoje, é possível encontrar papéis que podem, até mesmo, ser aplicados nas áreas úmidas, como cozinhas, banheiros e lavabos. Isso significa ainda mais possibilidades na hora de deixar seus espaços personalizados.

Não sabe como usar papel de parede na sua decoração? Siga conosco!

Por que usar papel de parede?

Ainda está em dúvida se vale a pena usar papel de parede na decoração da sua casa? Separamos algumas vantagens que vão lhe ajudar a se decidir:

  • Há uma grande variedade de texturas, cores e estilos, que combinam perfeitamente com todos os tipos de decoração;
  • A aplicação de papel de parede é simples e, dependendo do modelo escolhido, você mesmo poderá fazer o processo;
  • É uma mudança rápida, diferente de uma reforma, que não exige quebra-quebra e nem faz sujeira;
  • Manter o papel de parede é muito simples e, dependendo do material do qual ele é feito, é possível limpar usando apenas um pano umedecido com água e detergente neutro;
  • Preço acessível e uma boa durabilidade;
  • Existem versões em diversos padrões, o que significa que você poderá aplicá-lo em praticamente todos os cômodos da sua casa.

Como usar papel de parede em cada cômodo da casa?

Já está convencido que vale a pena apostar no papel de parede? Então confira as dicas que separamos para usá-lo em cada ambiente.

Sala

A sala de estar é o “coração” da casa – e um dos lugares em que há mais opções de papéis de parede para escolher. Tudo dependerá do efeito decorativo que você deseja dar e também de como o ambiente está decorado.

Se a decoração da sala é clean, com tons neutros, claros e sóbrios, use o papel de parede para criar um ponto de destaque. Nesse caso, você pode preferir as versões mais coloridas ou com estampas mais alegres, como as tropicais. Caso deseje manter a linha clean, é possível criar contraste com uma estampa, que seja menor e mais neutra, como as geométricas ou as florais.

Por outro lado, se você tem uma sala com bastante cor, use o papel de parede para suavizar o ambiente. Prefira os tons claros e neutros, com estampas pequenas e discretas, ou relevo na mesma cor do papel de parede.

Ainda há a opção de criar contraste com os papéis 3D, que recriam diferentes materiais, como a madeira ou os tijolinhos. Essas ideias ficam excelentes em salas urbanas, rústicas ou industriais.

Se a sua sala de estar é pequena, aposte em papéis listrados. As listras verticais são excelentes para dar a sensação de que o pé direito é maior, e as horizontais ajudam a fazer com que o ambiente pareça mais alongado.

Em relação aos materiais, todos os tipos de papéis de parede podem ser usados na sala de estar. Quem deseja mais facilidade de limpeza, pode optar pelo emborrachado, que é extremamente durável e lavável, ou o vinílico, que recebe uma camada final de PVC e pode ter contato com a água.

Caso você queira uma opção que traga um toque mais orgânico, pode investir na novidade do papel natural, que é feito com pedra (normalmente a mica), trazendo textura. E, claro, ainda há as versões vinilizadas, com a base de celulose e uma aplicação de camada de verniz de proteção.

Quartos

A decoração do quarto pede por aconchego – e é isso que você deve ter em mente quando for escolher o papel de parede. Assim, cuidado com cores muito extravagantes ou estampas muito fortes, pois esse impacto visual poderá dificultar na hora de descansar ou pegar no sono.

O melhor local para aplicação costuma ser na parede atrás da cabeceira. Mas isso depende do seu ambiente. Se houver algum outro espaço que você queira destacar no décor do seu quarto, pode usar o papel de parede nele. Por exemplo, a parede onde fica a penteadeira ou algum outro detalhe decorativo.

A regra do contraste continua valendo. Quartos cleans podem se beneficiar de papéis de parede em tons um pouco mais fortes ou estampados – e quartos bem coloridos, podem suavizar a decoração com papéis mais neutros.

Boas estampas para os quartos são as geométricas, os florais e os arabescos. Mas você também pode adicionar um detalhe com textura ou uma versão em 3D.

Para os quartos infantis, invista nas opções mais lúdicas. Há papéis de parede específicos para essa área, que são fáceis de limpar, antialérgicos e possuem estampas divertidas e cores que agradam as crianças. Você pode soltar a criatividade – só tome cuidado para não ficar muito excessivo e estimular demais seu filho em um local no qual ele deverá relaxar e dormir.

Aqui, também é possível usar quaisquer materiais de papéis de parede, dependendo da sua preferência. Nos quartos das crianças, prefira os emborrachados, que são laváveis e mais resistentes.

Lavabos e banheiros

Os lavabos e banheiros ficam ainda mais charmosos com a aplicação de papel de parede. Nesse caso, opte por papéis específicos para áreas úmidas, como os vinílicos e emborrachados.

É claro que, no caso do banheiro, o papel deve ser aplicado em uma parede que não receba água diretamente, evitando, portanto, o uso na área do box. Então, prefira usá-lo nas paredes contrárias à pia e que estejam distantes do box.

Nos lavabos, é possível investir em um toque a mais de ousadia, com papéis de cores marcantes, estampas maiores ou com muita cor, como as versões tropicais ou que recriam aquarelas. Assim, você imprimirá mais personalidade nesse ambiente.

Para os banheiros pequenos, cuidado com as cores e as estampas. Prefira os tons neutros e claros e as estampas menores, como as geométricas, florais ou listras.

Cozinha

Já pensou em transformar sua cozinha usando papel de parede? Isso é possível, desde que você use também as versões resistentes a umidade, como emborrachado ou vinílico.

Outra dica é preferir aplicar o papel em áreas mais secas e afastadas do fogão. Como a cozinha tem muito vapor e gordura, o emborrachado é o mais indicado, porque você poderá lavar com frequência o papel de parede, evitando que surjam manchas.

O mais usado é a aplicação em apenas uma parede da cozinha, para não sobrecarregar o ambiente, com um estampa ou uma cor diferenciada, especialmente interessante para as cozinhas clean e brancas, criando um destaque.

Outra opção em alta são os adesivos de parede, especialmente os que recriam azulejos, que podem ser usados no backsplash, desde que sejam indicados para áreas úmidas.

Gostou de conhecer mais sobre papel de parede? Na GF Premium, você encontra diversas opções para transformar sua casa, como os papéis Muse.

A marca é conhecida pela sua grande variedade de texturas e padrões, com papéis de parede originais para trazer mais personalidade e diferenciação a sua casa! Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário