Vai escolher cortinas para o quarto? Saiba o que levar em consideração!

7 minutos para ler

As cortinas são elementos importantes, não somente para se ter uma decoração requintada, mas também para alcançar uma ótima composição do ambiente e controlar a incidência de luz e vento. Além disso, as cortinas para os quartos ainda cumprem com a função de aumentar a privacidade dos moradores.

É preciso saber escolher bem a cortina para o quarto se você pretende ter mais conforto, sentir-se aconchegado e, ao mesmo tempo, ter um cômodo que transborda estilo, beleza e ainda obstrui a visão dos vizinhos. Quer saber o que levar em consideração na hora de escolher as suas? Então acompanhe este post e conheça as nossas dicas!

Considere os tipos de cortinas para o quarto

Os tipos de cortinas para o quarto podem variar de acordo com os modelos e acabamentos. Os modelos com uso do varão são contemporâneas e podem ser encontradas em tecidos leves ou encorpados. Já as persianas são práticas, podem ser confeccionadas em infinitas cores, permitindo maior controle da luz natural. As cortinas romanas e suas linhas retas conferem sofisticação.

cortina no modelo rolô é moderna e inovadora, e pode ser fabricada tanto em blackouts como em tecidos decorativos. Quem precisa de elegância pode escolher as cortinas tipo painel; já aqueles que preferem versatilidade podem optar pelos acortinados de trilho e sua variedade nas pregas do tecido.

É importante saber a função que você quer para a cortina antes de escolher o tipo acertado. Se você pretende, sobretudo, evitar a incidência de luz no ambiente, pode precisar de uma cortina específica, de repente com um tecido mais resistente, ou fazer uso do blackout. Se quer somente decorar o ambiente, outros aspectos podem ser importantes para sua escolha, como o material ou as cores do tecido.

Defina o tecido em que sua cortina será confeccionada

O tecido certo para o que se quer é muito importante na hora de determinar qual será o modelo escolhido para levar para casa. Isso porque as cortinas podem ser fabricadas em praticamente qualquer material, desde os mais fluidos até os mais encorpados. Embora à primeira vista talvez pareçam que são apenas um detalhe na decoração, na verdade podem fazer muita diferença!

Por isso, antes de outra razão, pense na funcionalidade. Você precisa que a cortina realmente vede a luz ou apenas sirva para atenuar a luminosidade do ambiente? Se você precisa que ela evite a forte incidência da luz, é importante escolher um tecido mais resistente. Ou usar uma cortina com dupla camada.

Você pode eventualmente usar o tecido de sua preferência e um blackout no fundo. No entanto, para que isso funcione bem, não é interessante usar um tecido muito fino na primeira camada. Certamente, o resultado ficará mais discreto e elegante se o material for mais opaco e encorpado.

No caso dos modelos mais decorativos, você pode usar qualquer material que combine com o projeto de decoração do seu espaço e não comprometa a incidência da luminosidade no ambiente. As cores neutras que combinem com as paredes, tecidos naturais e texturas costumam cair bem em uma cortina para o quarto.

Verifique o comprimento e a altura a ser colocada a cortina

O comprimento da cortina vai variar de acordo com o gosto de cada um. Normalmente, as mais longas são escolhidas por quem tem a elegância como objetivo. Nesse caso, deverão ser posicionadas de forma que o tecido arraste no chão até, no máximo, 4 cm.

Se existir um móvel abaixo da sua janela, é melhor optar pelas cortinas mais curtas. Em ambos os casos, é interessante que o tecido tenha bom caimento. De maneira geral, o trilho ou o varão devem ser instalados de 20 cm a 30 cm acima da sua janela.

O tamanho da janela deve também ser muito bem observado. Para evitar o vazamento de luz, por exemplo, a cortina deverá passar de 25 cm a 30 cm (de cada lado) das extremidades da vidraça.

Um modelo estreito e mais longo, que se mostre na medida da sua janela, poderá deixar o ambiente mais leve. Entretanto, se o quarto for grande ou tiver uma sacada, você pode utilizar uma cortina que ocupe toda a extensão da parede. Nesse caso, pode ser de bom tom dividi-la em blocos, pois assim você pode controlar melhor as aberturas.

Escolha as cores da cortina

A claridade no quarto deve ser acolhedora, nada que atrapalhe o sono. Da mesma forma, devem ser pensadas as cores que serão assumidas na decoração desse ambiente. Algumas podem atrapalhar o relaxamento e deixar os moradores mais agitados.

Se você cansa rapidamente das cores mais fortes, uma dica é escolher a cortina para o quarto em tons mais neutros e claros, como o branco, o cinza, o bege e o nude. Eles são mais fáceis de combinar e vão bem com variados estilos de decoração.

Se quiser investir em tonalidades mais vivas, tenha cuidado para que o ambiente não fique muito pesado. Será preciso equilibrar com as cores que já estão presentes no cômodo. Vermelho, roxo, rosa, verde, azul e marrom podem ser usados em tons diversos, acrescentando personalidade e um toque especial ao ambiente.

Instale a cortina certa para cada tipo de quarto

Ao selecionar a melhor cortina para o quarto, é importante considerar ainda quem estará com frequência dentro do cômodo. O quarto de um bebê, por exemplo, não apresenta as mesmas características de um ambiente voltado para adolescentes.

Veja algumas dicas para acertar na escolha das cortinas de acordo com o quarto em que será instalada.

Quarto de bebê

Nesse caso, além de decorar, as cortinas poderão ser muito funcionais. Garantir a privacidade da criança, permitir a entrada da luz natural e promover um sono tranquilo são alguns dos papéis que o objeto poderá apresentar. Definidos esses requisitos, vale partir para a escolha do tecido. Estampas fofas, cores mais leves e materiais aconchegantes ficam lindos no quarto de bebê e de crianças pequenas.

Pense no tema e no estilo da decoração. As cortinas mais fluidas ficam perfeitas em quartos delicados. Estampas mais coloridas, por outro lado, alegram o espaço e dão mais personalidade ao passo que o torna mais lúdico.

Quarto de casal

A cortina do quarto do casal deve obviamente agradar aos dois. Por isso, cores neutras, formas clássicas e tecidos lisos são boas opções. Persianas, modelos com trilhos e as cortinas automáticas são excelentes para garantir a privacidade e preservar o sono dos moradores. Procure combinar as cores da cortina com as tonalidades da parede para um resultado elegante. Lembre-se de que tons claros costumam ampliar os ambientes.

Quarto de adolescente

Nesse caso, é fundamental considerar a personalidade do morador. É muito comum que os adolescentes queiram cores exóticas, como o preto ou roxo. Por outro lado, como estão em uma fase em que começam a descobrir suas preferências, podem mudar de ideia com facilidade. Nesse caso, um modelo neutro pode se adaptar melhor a essas variações de gosto.

Escolher a cortina para o quarto ideal será mais fácil após colocar em prática essas dicas. As cortinas precisam ser versáteis, funcionais e devem se harmonizar com o tipo de decoração escolhido. Por isso, pense no tamanho, nas cores, tecido e, principalmente, em quem vai ocupar o local. Com certeza você acertará na escolha!

E então, o que achou das sugestões que acabou de ler? Assine a nossa newsletter e receba muitas outras informações exclusivas.

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!
Posts relacionados

Deixe um comentário