Vai escolher cortinas para o quarto? Saiba o que levar em consideração!

4 minutos para ler

As cortinas são elementos importantes, não somente para ter uma decoração requintada, mas também para alcançar uma ótima composição do ambiente e controlar a incidência de luz e do vento — sem falar que a cortina certa aumenta a privacidade no cômodo em questão.

É preciso saber escolher bem a cortina para o quarto se você pretende ter mais conforto, sentir-se aconchegado e, ao mesmo tempo, ter um cômodo que transborda estilo, beleza e ainda obstrui a visão dos vizinhos.

Quer saber o que levar em consideração na hora de escolher as cortinas para o quarto? Então acompanhe este post e conheça as nossas dicas!

Considere os tipos de cortinas para o quarto

Os tipos de cortinas para o quarto podem variar de acordo com os modelos e acabamentos. As cortinas com uso do varão são contemporâneas e podem ser encontradas em tecidos leves ou encorpados. Já as persianas são práticas, podem ser encontradas em infinitas cores e permitem o maior controle da luz natural. As cortinas romanas e suas linhas retas conferem sofisticação.

A cortina no modelo rolô é moderna e inovadora, e pode ser confeccionada tanto em blackouts como em tecidos decorativos. Quem precisa de elegância pode escolher as cortinas tipo painel, e quem prefere versatilidade pode optar pelos acortinados de trilho e sua variedade nas pregas do tecido.

É importante saber a função que você quer para a cortina antes de escolher o tipo acertado. Se você pretende, sobretudo, evitar a incidência de luz no ambiente, pode precisar de uma cortina específica, de repente com um tecido mais resistente, ou fazer uso do blackout. Se quer somente decorar o ambiente, outros aspectos podem ser importantes para sua escolha, como o material ou as cores do tecido.

Verifique o comprimento e a altura a ser colocada a cortina

O comprimento da cortina é uma seleção que pode variar de acordo com o gosto de cada um. Normalmente, as cortinas mais longas são escolhidas por quem pretende ter elegância. Nesse caso, deverão ser posicionadas de forma que o tecido arraste no chão até, no máximo, 4 cm.

Se existir um móvel abaixo da sua janela, é melhor optar pelas cortinas mais curtas. Em ambos os casos, é interessante que o tecido tenha bom caimento. De maneira geral, o trilho ou o varão devem ser instalados de 20 cm a 30 cm acima da sua janela.

Observe o tamanho da sua janela

Atente sempre para o tamanho da janela. Para evitar o vazamento de luz, por exemplo, a cortina deverá passar de 25 cm a 30 cm (de cada lado) das extremidades da vidraça. Cuidado para que ela não ocupe todo o espaço da parede.

Um modelo estreito e mais longo, entretanto, que se mostre na medida da sua janela, poderá deixar o ambiente mais leve.

Escolha as cores da cortina

A claridade no quarto deve ser acolhedora, nada que atrapalhe o sono. Da mesma forma, devem ser pensadas as cores que serão assumidas na decoração desse ambiente. Algumas podem atrapalhar o relaxamento e deixar os moradores mais agitados.

Se você cansa rapidamente das cores mais fortes, uma dica é escolher a cortina para o quarto em tons mais neutros e claros, como o branco, o cinza, o bege e o nude. Eles são mais fáceis de combinar e vão bem com variados estilos de decoração. Se quiser tonalidades mais vivas, tenha cuidado para que o ambiente não fique muito pesado. Será preciso equilibrar com as cores que já estão presentes no cômodo. Vermelho, roxo, rosa, verde, azul e marrom podem ser usados em tons diversos, acrescentando personalidade e um toque especial ao ambiente.

Escolher a cortina para o quarto será mais fácil após essas dicas! No entanto, se você ainda tiver mais dúvidas, vale a pena entrar em contato com a GrupoFort Decor para obter boas orientações e conhecer incríveis soluções para os seus ambientes.

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta