3 revestimentos para parede que contribuem para a decoração

4 minutos para ler

Criatividade é essencial para escolher os revestimentos para parede, pois além dos resultados estéticos, é preciso considerar as características físicas dos materiais.

Já pensou em utilizar revestimentos comuns em pisos para decorar paredes? Conhece a última novidade tecnológica que gera o efeito urban brick?

Acompanhe este conteúdo e descubra revestimentos para parede que não geram sujeira, não precisam de pedreiros para serem aplicados e ajudam a economizar em obras!

Quais são os pisos que podem ser utilizados como revestimentos para parede?

Os pisos são projetados para resistirem a diferentes tipos de peso e fluxo de pessoas, variando as suas características de acordo com esses parâmetros básicos.

Por isso, pisos como os laminados e vinílicos podem tranquilamente ser utilizados como revestimentos de paredes e tetos. Inclusive, essa possibilidade está em alta entre arquitetos e designers!

Os pisos laminados e vinílicos são mais leves e sustentáveis, quando comparados com a madeira e cerâmica, por exemplo. Podem ser aplicados rapidamente sobre qualquer parede que esteja limpa, seca e nivelada, sem gerar resíduos.

Além disso, eles podem revestir todos os ambientes de uma casa, com exceção do banheiro e com ressalvas para a cozinha, pois são pouco resistentes à água.

Os pisos laminados e vinílicos também podem ser aplicados em toda a parede ou em parte dela, criando painéis de TVs, cabeceiras de camas ou pontos de destaque em determinadas partes dos ambientes.

Atualmente, esses revestimentos para parede são capazes de reproduzir o padrão visual de metais, madeiras, cimento queimado, pedras e cerâmicas, conquistando toda a sofisticação e elegância desses materiais.

A manutenção é feita apenas com pano úmido.

1. Piso laminado

O piso laminado é composto por uma base. Sobre ela se encontra o miolo (substrato), que é fabricado em HDF (derivado da madeira). A superfície é feita de papel impresso, estampado e tratado com camada protetora melamínica.

Suas principais características são:

  • material rígido;
  • espessura de 7 mm a 8 mm;
  • por ser composto por madeira, não é indicado para áreas úmidas;
  • grande diversidade de cores e estampas;
  • em formato de réguas;
  • antialérgico, alta estabilidade da cor e baixa porosidade.

Para aplicação na parede, as réguas são encaixadas entre si por sistema macho/fêmea (clique), sendo fixas sobre perfis de madeira, espaçados entre si ao longo da parede.

Então, elas são travadas no perfil de madeira por meio de presilhas dentadas. O acabamento é realizado com cantoneiras.

2. Piso vinílico

O piso vinílico tem uma base composta por borracha de PVC e fibra de vidro, apresentando fundo preto e superfície laminada que pode ter estampa em diversos padrões visuais. Também é aplicada uma camada protetora contra o desgaste.

Suas principais características são:

  • material flexível e leve;
  • espessura de 2 mm a 5 mm;
  • resistência à água, pois é um material 100% plástico, mas não pode ficar submerso;
  • disponível em formato de placas, réguas ou mantas;
  • antialérgico;
  • promove conforto acústico e térmico;
  • permite a troca de placas isoladamente.

A aplicação na parede é simples: ele pode ser autoadesivo ou colado.

Qual é a principal novidade em revestimentos para parede?

Em termos decorativos, uma novidade que gera projetos personalizados, inspiradores e sofisticados é o uso do texturizado em PU (poliuretano — polímero).

Diferentemente do laminado e do vinílico, ele não é apropriado para pisos. Portanto, é totalmente desenvolvido para atender às especificidades da aplicação paredes, oferecendo ótimos resultados.

Saiba mais.

3. Revestimento texturizado em PU

Com o avanço tecnológico, esse é um dos revestimentos para parede mais promissores no momento, pois pode ser facilmente aplicado pelo consumidor e gera pouca sujeira.

Além disso, ele é resistente à umidade, tem imunidade a pragas e oferece grande variedade de cores e texturas.

Entre as diferentes estampas disponíveis, uma que se destaca é a estilo subway tile, o requisitado azulejo de metrô.

Acesse o nosso site para ficar por dentro das novidades em revestimentos para parede. Descubra como é fácil e rápido ter a decoração dos seus sonhos!

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário