Reforma sem obra: 5 ideias práticas para não fazer sujeira na sua casa

4 minutos para ler

Trazer melhorias para a casa pode ser um pesadelo para a maioria das pessoas, tanto pela sujeira feita quanto pelo alto custo. Por esse motivo, muita gente acaba desistindo da tarefa. O que muitos não sabem é que é possível fazer uma reforma sem obra e estamos aqui para provar isso!

Neste post, listamos 5 dicas de como fazer pequenas reformas sem obra, evitando sujeira e com ações que tem ótimo custo-benefício. Confira!

1. Papel de parede

Uma das formas mais simples de renovar um ambiente é dar uma nova cara para as paredes. Para fugir da sujeira e bagunça que uma pintura pode causar, a melhor alternativa é fazer a instalação de papel de parede. A aplicação é muito simples o fato de existir uma grande variedade de modelos, estampas e texturas faz com que seja extremamente fácil encontrar um que combine com a sua decoração.

Para realizar a instalação, é preciso seguir alguns passos importantes para garantir que tudo saia como o planejado. O primeiro passo é preparar a superfície, que deve ser totalmente lisa e estar bem limpa. Depois, é só aplicar o revestimento de acordo com as informações do fabricante.

2. Cortinas e persianas

Instalar cortinas ou persianas em um ambiente é uma forma simples de reformá-lo e decorá-lo sem precisar fazer obra ou sujeira e já deixa o cômodo com uma aparência totalmente renovada. Com a variedade de modelos disponíveis no mercado, fica fácil soltar a criatividade e escolher a melhor para compor com o ambiente.

3. Sobreposição de piso

Para quem não gosta do revestimento do piso dos ambientes da casa, mas desiste de trocar só de pensar na bagunça que uma obra faria, pode contar com a opção de instalar um piso flutuante. Essa instalação consiste em nada mais que colocar o novo piso por cima do existente, sem a necessidade de retirá-lo.

A denominação desse tipo de piso se dá por conta da sua aplicação, que não necessita de argamassa ou cola. A colocação é feita por meio de um sistema de encaixe, geralmente em clique, que deixa o piso “solto” — ou flutuando — sobre o piso antigo. Pode parecer que não, mas ele fica bem preso e seguro, de forma que sua utilização não será prejudicada pela ausência de uma fixação mais definitiva.

4. Carpete e tapetes

Outra forma bastante eficiente de esconder um piso que não agrada ou que não esteja em boas condições é com a utilização de tapetes e carpetes no ambiente. O carpete pode ser utilizado para cobrir um cômodo inteiro enquanto o tapete pode ser posicionado estrategicamente em alguma área específica.

A utilização desses itens também pode ter uma finalidade mais decorativa e para deixar o ambiente simplesmente mais aconchegante. Em algumas regiões do país, é até recomendado utilizá-los para aumentar a sensação de conforto térmico.

5. Molduras

Os boiseries, ou as molduras de parede, podem ser instaladas em um ambiente para dar mais charme à decoração ou para destacar as paredes pintadas com uma cor diferente das demais. Por mais que sua aparência sugira ser um item trabalhoso de instalar, a aplicação é bem simples e feita com cola acrílica à base de água.

Como você pôde conferir, é possível fazer uma reforma sem obra e sem sujeira para mudar a cara da sua casa. Ao colocar as dicas deste artigo em prática, você vai conseguir proporcionar mais aconchego e beleza ao seu lar sem precisar passar pela fase do tão temido quebra-quebra.

Gostou desse assunto? Então aproveite para aprender mais sobre a utilização de papel de parede na decoração dos ambientes!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário