6 tendências de decoração para 2022 6 tendências de decoração para 2022

6 tendências de decoração em 2022

6 minutos para ler

Com a chegada de um novo ano, é natural que arquitetos, designers de interiores e outros profissionais da área comecem a pensar nas tendências de decoração. Afinal, esse é o principal objeto de seus trabalhos. Além disso, estar atento às novidades da área deixa o profissional sempre atualizado.

Por isso, preparamos uma lista com tudo o que deve bombar nesse campo em 2022. O nosso objetivo é contribuir para que você possa desenvolver projetos cada vez mais criativos, por dentro das tendências e que agradem os seus clientes.

Tudo certo para encontrar as melhores tendências de decoração em 2022? Então, vamos lá!

6 tendências de decoração em 2022 que você não pode perder

Veja o que estará em alta no próximo ano:

1. Very Pery, cor predominante nos projetos de decoração

Como faz todos os anos, a Pantone já anunciou qual será a cor do ano de 2022. A tonalidade escolhida foi Very Pery, que fica entre o azul e o violeta.

De acordo com os executivos da Pantone, a cor Very Pery representa o espírito criativo, curioso e intrigante. Assim sendo, abre portas para o estreitamento entre o mundo físico e o digital, algo que vem acontecendo de forma natural nos últimos anos.

Com a pandemia da Covid-19, que finalmente está dando sinais de controle, aceleramos muito a transformação digital em todo o mundo. Na decoração de interiores, isso será evidenciado por meio da cor Very Pery, que representa um cenário tecnológico e moderno.

É claro que a Very Pery não precisa ser a cor principal de todos os projetos decorativos. Porém, usá-la em detalhes dos tecidos, capas de almofadas, cortinas e paredes pode contribuir para que os ambientes tenham a cara do ano de 2022.

2. Objetos conectados e decorativos nas residências

Por falar em tecnologia, os objetos conectados também estão entre as tendências de decoração em 2022.

As casas automatizadas devem ganhar ainda mais espaço no próximo ano, e os arquitetos e decoradores devem ficar atentos a isso.

Luzes que acendem por comandos de voz, sistemas de irrigação de jardins inteligentes e assistentes virtuais pelos cômodos são algumas das novidades tecnológicas que ganharão mais espaço em 2022.

Além disso, os objetos conectados também se tornam elementos decorativos. É o caso, por exemplo, das cortinas e persianas motorizadas, que abrem e fecham ao som de palmas ou comandos de voz.

3. Aproximação com a natureza

Embora a pandemia esteja bem mais branda do que no primeiro semestre de 2021, ela ainda não acabou. Além disso, há a ameaça de novas variantes do coronavírus, como a Ômicron.

Muitas atividades passaram a ser remotas ou híbridas, como reuniões de trabalho, cursos e faculdade. Por conta disso, as pessoas continuam passando mais tempo em casa do que acontecia antes da pandemia.

Como saímos menos para a rua, a natureza está cada vez mais ocupando espaço dentro de casa —  é uma forma de levar o “ar livre” para dentro da residência. Uma proposta que ganha espaço, portanto, é o uso de plantas e flores na decoração.

Além disso, revestimentos que reproduzem elementos naturais, como madeira, pedra e palha, também ganham espaço. Você encontra essas reproduções principalmente em porcelanato e piso vinílico.

Em suma, estará em alta em 2022 o paisagismo com foco na natureza. A recomposição dos espaços deverá ser feita para que eles se tornem mais harmônicos e agradáveis.

Vale lembrar que essa tendência de decoração em 2022 não vai se limitar apenas a casas e apartamentos, mas também estará presente em ambientes corporativos e escritórios.

4. Forte presença dos elementos retrô

É verdade que as casas estarão ainda mais modernas e tecnológicas no próximo ano. No entanto, isso não significa que o retrô perderá forças na decoração dos ambientes.

Objetos e materiais que remetem às memórias afetivas e histórias do passado estarão entre as tendências de decoração em 2022.

As lojas de móveis usados e mercados de pulgas (também chamados de feiras do rolo) são excelentes locais para encontrar itens que podem ser restaurados e usados como decoração.

5. Mobiliário multifuncional

Muito pela necessidade de passar mais tempo em casa, as pessoas estão precisando adaptar o lar para realizar diferentes atividades.

Nesse sentido, algo que esteve em alta em 2021 e deve seguir em constante de crescimento em 2022 é o mobiliário multifuncional. Trata-se dos móveis que têm mais de uma função, como os sofás-cama ou armários com mesa retrátil.

Os móveis multifuncionais são excelentes para deixar os ambientes mais aconchegantes e livres, principalmente para quem mora em apartamentos pequenos, sem espaço para colocar muita coisa.

Esse tipo de mobília também tem uma pegada minimalista e casa muito bem com decorações que seguem essa proposta, como o estilo escandinavo.

6. Ambientes integrados

Os ambientes integrados estão em alta porque proporcionam uma boa sensação de amplitude.

É o caso, por exemplo, de salas e cozinhas que dividem o mesmo ambiente, tornando o imóvel mais amplo e sem tantos objetos e paredes que dificultem a transição de um espaço para o outro.

Para ter ambientes integrados, é possível derrubar paredes e unificar cômodos da casa. Obviamente, antes de fazer isso é necessário consultar um engenheiro civil e garantir que a modificação não causará nenhum dano na estrutura do imóvel.

Apresentamos aqui as principais tendências de decoração em 2022. O que você achou delas? Sem dúvida, conhecê-las é interessante para melhorar os seus projetos e conseguir encantar os seus clientes nos meses que estão por vir, concorda?

Além de conhecer sobre decoração, se você é dono do seu próprio negócio, o início do ano é um bom momento para se organizar. Por isso, leia o nosso artigo com 10 dicas de empreendedorismo importantes para o mercado de arquitetura!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário