arquiteto arquiteto

Quais as diferenças entre Arquitetura e Design de Interiores?

6 minutos para ler

As profissões de arquiteto e designer de interiores, embora sejam parecidas em alguns aspectos, divergem em outros.

Para quem atua nessas áreas, é importante conhecer as diferenças entre as atividades. Dessa forma, se evita, por exemplo, aceitar participar de um projeto para o qual não está apto para executar.

Além disso, como a Arquitetura e o Designer de Interiores são áreas que se complementam, conhecer as semelhanças e diferenças entre elas é interessante para quando se busca uma parceria profissional.

Prossiga a leitura para conhecer e entender mais sobre a formação acadêmica e as diferenças entre a Arquitetura e o Design de Interiores.

As profissões de arquiteto e designer de interiores, embora sejam parecidas em alguns aspectos, divergem em outros.

A formação acadêmica do arquiteto e do designer de interiores

As diferenças entre as profissões de arquiteto e de designer de interiores começam pela formação acadêmica.

O curso de graduação em Arquitetura

O curso de graduação em Arquitetura traz disciplinas que envolvem as áreas das Ciências Humanas e Exatas. Isso porque o arquiteto precisa estudar a história, os comportamentos, as tendências e os estilos, mas não pode abrir mão de saber fazer cálculos e até entender um pouco de Química e Física, por exemplo.

Isso se justifica porque a formação em Arquitetura não limita o profissional a trabalhar apenas com decoração. Uma pessoa com essa graduação pode se especializar em diversos nichos, como o desenho arquitetônico, a elaboração de projetos da construção civil etc.

Os cursos de Arquitetura, vale ressaltar, somente são oferecidos a nível de bacharelado. Dessa forma, para colar grau, o aluno deve fazer um trabalho de conclusão de curso e praticar estágios durante a graduação.

O curso de graduação em Design de Interiores

O curso de graduação em Design de Interiores, por sua vez, é encontrado em diferentes modalidades nas faculdades. Algumas instituições o oferecem como um bacharelado e outras no formato de tecnólogo.

De qualquer forma, a formação é muito mais focada para as áreas de decoração e paisagismo. Disciplinas sobre iluminação, desenho de móveis, cenografia de interiores, materiais de construção, entre outras, são estudadas no curso de Design de Interiores.

Diferenças entre Arquitetura e Design de Interiores

Além da formação acadêmica, quando os profissionais chegam ao mercado de trabalho, percebem mais diferenças entre a Arquitetura e o Design de Interiores. Veja, a seguir, as principais!

Atuação em projetos da construção civil

O arquiteto pode atuar em projetos exteriores e de urbanismo. Ou seja, ele pode projetar casas, prédios, pontes, ruas, passarelas ou qualquer outro tipo de construção que vemos pelas cidades.

Geralmente, os arquitetos trabalham em conjunto com os engenheiros civis, desenvolvendo projetos que não são apenas bonitos, mas também funcionais e seguros para as pessoas.

O designer de interiores não trabalha nessa área! Ele somente é acionado depois que as edificações estão prontas, para que possa fazer a decoração dos ambientes internos, de acordo com os gostos e necessidades de cada cliente.

Reformas de imóveis antigos

O arquiteto e o designer de interiores podem trabalhar, juntos ou separados, em projetos de reformas de imóveis antigos.

Em algumas cidades e estados, os governos exigem laudos técnicos antes da realização de manutenções em apartamentos e casas. O arquiteto é o responsável por visitar os locais, analisar os ambientes e elaborar esses laudos.

No caso das reformas, o designer de interiores promove estudos e consultas aos clientes. Um imóvel antigo, por exemplo, pode ter as suas características preservadas ou totalmente modificadas.

Se a reforma for realizada em prédio que é tombado pelo poder público e considerado um patrimônio cultural, por exemplo, o arquiteto e o designer devem atuar juntos, visando reformar a edificação, sem que ela perca as suas características.

Design de móveis

Não há nada que impeça um arquiteto de projetar móveis. Porém, essa é uma carreira que é muito mais seguida por profissionais com formação em Design de Interiores.

Os designers de interiores recebem em sua formação as habilidades necessárias para projetar móveis confortáveis e esteticamente agradáveis.

Grandes nomes que se destacam atualmente como projetistas de móveis são formados em Design de Interiores. Essas peças não são apenas itens de um ambiente, mas também têm funções decorativas que ajudam a sintetizar a ideia que o espaço deseja passar.

Em ambientes mais minimalistas, por exemplo, os móveis exploram mais a madeira. Já em outros estilos, outros materiais têm preferência.

Resumidamente, podemos dizer que a maior diferença era a Arquitetura e o Design de Interiores é que a primeira lida também com ambientes externos. Além disso, o arquiteto também pode atuar com urbanismo e construção civil.

Já o Design de Interiores é uma área mais voltada para a decoração dos ambientes, pensando  na parte estética, mas também na ergonomia e no conforto das pessoas.

Ambas as profissões têm em comum o trabalho com projetos de ambientes, cada qual com as suas funções e habilidades. Em muitos casos, os profissionais atuam em conjunto, trocando ideias e conhecimentos.

Sem dúvida, o trabalho em equipe ajuda muito os profissionais a desenvolverem projetos ainda melhores, conquistando a satisfação dos clientes.

Compreendidas as diferenças entre Arquitetura e Design de Interiores? Caso, atue ou pense em seguir carreira em uma dessas áreas, ter essa ciência é bem importante. O mesmo vale para quem deseja contratar um profissional para realizar um projeto.

Que tal continuar se informando sobre assuntos interessantes desse universo? Para isso, recomendamos que leia o nosso artigo que fala sobre o marketing para arquitetos. Ele traz dicas valiosas para os profissionais divulgarem os seus trabalhos e conquistarem mais clientes.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário