Cortina Rolô Cortina Rolô

Como inovar sua casa com cortinas.

6 minutos para ler

As cortinas são itens indispensáveis em vários ambientes. Além de melhorarem a luminosidade e trazerem mais conforto térmico, elas também estão relacionadas à decoração, ajudando a deixar os ambientes com mais estilo e personalidade.

Para isso, escolher as cortinas certas é fundamental. Existem vários modelos, indicados para necessidades diferentes e capazes de trazer um charme extra aos espaços. Veja as dicas que separamos!

Os principais tipos de cortinas

São muitos os tipos de cortinas – e para escolher adequadamente a que agregue estilo e funcionalidade, é indispensável entender suas diferenças. Vamos ver as principais:

1) Voile: cortina com tecido mais fino e leve transparência, tem uma função mais decorativa, pois bloqueia apenas parcialmente a entrada da luz. É uma ótima opção para espaços que precisam ser mais iluminados, como as salas.

2) Rolô: é uma cortina que fica enrolada e bem escondida quando fechada. Como é mais discreta, é excelente para ambientes com uma pegada mais clean ou minimalista. Possui uma filtragem da luz superior que a anterior e pode ser encontrada em diferentes estilos e tecidos.

3) Romana: possui divisórias em varetas horizontais. É bem versátil em termos decorativos, podendo aparecer em diferentes ambientes. Pode ser usada com tecidos mais estruturados, aumentando a filtragem da luz e a privacidade.

4) Painel: modelo com vários painéis que se abrem na vertical. Essa cortina fica presa em trilhos e gera um efeito bem moderno ao cômodo. Porém, é importante que haja um espaço nas laterais para que os painéis não se acumulem na frente da janela. É também um ótimo modelo usado como divisória de ambientes.

5) Cortina de teto: ideal para áreas externas como terraços com cobertura de vidro, proporcionando melhor conforto térmico no verão. Também é usada para cobrir janelas no teto. Em caso de pé direito muito alto, algumas cortinas desse estilo são equipadas com controle remoto.

6) Celular: composta por bolsões inspirados nos favos de mel das colmeias que ajudam a manter o conforto térmico no ambiente, também possui boa absorção acústica, sendo ideal para espaços onde o silêncio é importante, como quartos, escritórios ou espaços de leitura e de estudo.

7) Persianas: são versões alternativas às cortinas tradicionais e podem ser usadas em diferentes ambientes. A persiana vertical é produzida com chapas na vertical (uma ao lado da outra), com fechamento na lateral. A persiana horizontal é feita com chapas na horizontal e é indicada para quem tem espaço mais restrito nas laterais. Podem ser encontradas em diferentes materiais e tecidos, inclusive em versões opacas ou translúcidas e que refletem a luz ultravioleta. Há opções com controle remoto.

8) Plissada: é aquela que possui um fechamento plissado, ou seja, com várias ondulações que, ao serem recolhidas, se encaixam uma na outra com perfeição. É ideal para quem tem pouco espaço, mas precisa de uma cortina bonita. Geralmente é produzida com um tecido leve e discreto, barrando pouca luminosidade.

Cortinas e decoração

As cortinas vão muito além de barrar a luminosidade e favorecer o conforto térmico. Elas adicionam um toque extra de estilo aos ambientes. Por isso, quando for escolher o modelo, considere a funcionalidade e também o efeito visual que deseja dar ao espaço.

As persianas, cortinas rolô e romana, por exemplo, trazem um toque de modernidade bem interessante, sendo excelentes para ambientes com esse estilo decorativo ou com uma demanda mais minimalista.

Já a plissada é um modelo delicado e perfeito para ambientes pequenos, como as salas, que não precisam de uma filtragem tão intensa da luminosidade.

Algumas cortinas são versáteis e podem ser usadas em ambientes internos e externos, como as cortinas rolô que também ficam excelentes em áreas como varandas gourmet.

Uma dica importante para se atentar é em relação ao comprimento da cortina. Independentemente do modelo, o recomendado é que ela sempre se estenda até o chão, trazendo uma sensação de amplitude maior – exceto quando há algum móvel encostado próximo a janela, aí a cortina pode ser mais curtinha.

Outro ponto é investir em uma cortina que ultrapasse a largura da janela, pois, assim, fica mais fácil disfarçar imperfeições, como um possível erro de enquadramento.

Tecidos e cores

Em relação aos tecidos, há uma grande variedade de possibilidades, inclusive alguns com tratamentos especiais, como para barrar os raios ultravioletas. As cores são variáveis e você deve pensar para que tudo esteja em sintonia no seu ambiente.

As cortinas em tons neutros, como branco, bege e cinza, são as mais usadas, porque não pesam visualmente e podem ser usadas com qualquer estilo decorativo. Se quiser adicionar um toque a mais, pode investir em versões com texturas ou padronagens – e para quem adora ousar, as cortinas coloridas são ótimas escolhas, adicionando contraste.

Para quem sofre com alergias, ou em quartos infantis, investir nos modelos antialérgicos é uma ótima saída, como as versões de madeira ou alumínio, que são mais fáceis de limpar e não retêm poeira. As persianas romanas também são boas escolhas.

Cortinas por ambientes

Além das questões estéticas, pense na funcionalidade, escolhendo as cortinas de acordo com as características de cada ambiente. Por exemplo:

  • nas cozinhas, prefira por cortinas de PVC, já que são fáceis de limpar e este é um ambiente exposto a vapores, gorduras e umidade. Opte por um modelo mais curto, que cubra apenas a janela, como a romana ou a rolô que adicionam modernidade;
  • nas salas, é possível inovar com persianas de metal, de madeira ou de tecido, além das cortinas tradicionais. As plissadas oferecem um toque clássico, enquanto a romana e a rolô adicionam modernidade;
  • nas varandas, as persianas de madeira são mais usadas, bem como as cortinas em painéis ou a rolô;
  • na área da TV, prefira uma cortina que barre bem a luminosidade, o mesmo vale para os quartos. Uma alternativa, nesse último cômodo, são as cortinas em camadas, que podem deixar o quarto mais claro ou escuro, dependendo da sua intenção.

Viu só, como as cortinas ajudam a inovar e a trazer mais funcionalidade para a sua casa? Conheça nossas opções em cortinas e persianas e transforme o seu lar!

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!
Posts relacionados

Deixe um comentário