Arquitetura Bioclimática: equilíbrio ambiental e estético para os seus projetos

6 minutos para ler

A Arquitetura Bioclimática representa uma abordagem visionária na prática arquitetônica contemporânea, transcendendo a mera construção para se tornar uma simbiose genuína entre forma, função e ambiente. 

Fundamentada na ideia de integrar os princípios naturais do entorno ao design construído, essa disciplina vai além do convencional. Ela busca explorar e adotar estratégias que buscam harmonizar o espaço edificado com o ecossistema circundante. Que tal saber mais? É só continuar conosco!

Arquitetura Bioclimática: entenda o que é e como surgiu

A Arquitetura Bioclimática é uma abordagem de design e construção que busca criar espaços arquitetônicos que maximizem o conforto humano, aproveitando ao máximo os recursos naturais disponíveis no ambiente.

O conceito se desenvolveu entre as décadas de 1960 e 1970, tendo como pesquisadores de linha de frente os irmãos Victor e Aladar Olgyay. Eles foram pioneiros nesse campo, introduzindo conceitos fundamentais em obras como “Design with Climate” e “Architecture and Climate“.

Ao cunharem o termo “bioclimatismo”, eles propuseram a aplicação do conhecimento sobre climas específicos em áreas habitadas por seres vivos na prática arquitetônica. 

Essa abordagem transcendeu a adaptação climática, buscando entender a interação entre fatores climáticos e estruturas arquitetônicas convencionais.

Os Olgyay argumentaram a favor da integração de disciplinas diversas, como meteorologia, biologia, topologia, climatologia e física, no processo de concepção arquitetônica. 

Eles tinham como objetivo desenvolver projetos que fossem sensíveis e responsivos ao ambiente, aproveitando processos energéticos naturais.

Aplicando a Arquitetura Bioclimática: dicas e estratégias para os seus projetos

Dada a relevância da preservação dos recursos naturais, cada vez mais arquitetos estão se especializando em Arquitetura Bioclimática. Elencamos uma série de dicas e estratégias para aplicar esse conceito em seus projetos. Acompanhe!

Escolha a orientação solar adequada

Procure projetar edifícios considerando a orientação solar para aproveitar a luz natural e o calor do sol de maneira eficiente. 

Isso inclui posicionar janelas, varandas e elementos de sombreamento para controlar a entrada de luz e calor conforme as estações do ano.

Aproveite a ventilação natural

É interessante planejar a distribuição de aberturas para permitir a circulação de ar natural dentro do edifício. 

Ao utilizar correntes de vento para ventilação cruzada e promover a troca de ar fresco, reduz-se a necessidade de usar ar-condicionado.

Escolha materiais com isolamento térmico

O arquiteto deve escolher materiais de construção adequados, que forneçam isolamento térmico eficiente.

Assim, é possível ambiente interno confortável em diferentes condições climáticas. Esse cuidado deve ser tido, especialmente, em regiões muito quentes, onde o calor pode ficar praticamente insuportável no verão.

Projete com materiais sustentáveis

Optar por materiais de construção ecológicos e sustentáveis é essencial. Entre os exemplos estão madeira certificada, bambu, isolamentos naturais, entre outros.

Na prática, deve-se sempre buscar por materiais que tenham menor impacto ambiental e sejam energeticamente eficientes. Esse é o suprassumo da Arquitetura Bioclimática.

Incorpore telhados verdes e paredes vivas em seus projetos

Incorporar telhados verdes e paredes com vegetação para melhorar o isolamento térmico é uma boa forma de aplicar a Arquitetura Bioclimática.

Além de introduzir mais plantas no ambiente, isso ajuda a reduzir a quantidade de calor absorvido pelo edifício e promover a biodiversidade.

Desenvolva sistemas para o recolhimento de água da chuva

Que tal integrar sistemas de captação e reutilização de água da chuva para usos não potáveis?

Assim, atividades como a irrigação de plantas e descargas de banheiro não precisam utilizar água potável. Logo, o recurso natural que pode ser usado para beber ou cozinhar é preservado.

Faça uma análise do entorno

Indica-se que o arquiteto deve considerar as características do entorno da edificação que está projetando.

Vegetação circundante, relevo, direção dos ventos predominantes e influência urbana são pontos que devem ser estudados para otimizar o projeto em termos bioclimáticos.

Passo a passo para desenvolver um projeto bioclimático

Desenvolver um projeto bioclimático requer um processo estruturado que envolva a compreensão do contexto, a aplicação de estratégias eficientes e a avaliação cuidadosa das soluções propostas. 

Abaixo, veja um passo a passo elaborado a partir de um estudo realizado pela Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, no Equador: 

1º passo: coleta e processamento de informações

Obtenha dados detalhados sobre o local do projeto, como orientação, topografia, condições climáticas locais, ventos predominantes, temperatura, umidade, insolação, entre outros.

2º passo: diagnóstico e análise

Analise as informações coletadas para compreender como o ambiente influencia o local do projeto. 

Identifique oportunidades e desafios bioclimáticos específicos para a região.

3º passo: definição de estratégias de climatização

Determine as estratégias bioclimáticas que podem ser aplicadas para otimizar o conforto térmico e energético do edifício. 

Isso pode incluir orientação solar, ventilação natural, uso de materiais adequados, entre outras.

4º passo: recomendações de projeto

Baseado na análise anterior, elabore recomendações específicas para o projeto, destacando as estratégias bioclimáticas a serem aplicadas e como integrá-las ao design.

5º passo: projeto preliminar

Desenvolva um esboço inicial do projeto, considerando as recomendações bioclimáticas. 

Explore diferentes soluções de design que atendam aos requisitos de conforto e eficiência energética.

6º passo: avaliação térmica

Realize simulações ou estudos para avaliar o desempenho térmico do projeto, levando em conta as estratégias bioclimáticas propostas. 

Analise como o edifício se comporta em diferentes condições climáticas.

7º passo: tomando uma decisão

Com base nos resultados da avaliação, revise e refine o projeto para otimizar seu desempenho bioclimático.

Leve em consideração a viabilidade técnica, econômica e ambiental das soluções propostas.

8º passo: projeto definitivo

Desenvolva a versão final do projeto, incorporando as decisões tomadas e as estratégias bioclimáticas escolhidas de forma detalhada. Considere todos os aspectos técnicos, construtivos e estéticos.

A Arquitetura Bioclimática está cada vez mais consolidada e popular. Logo, é interessante que você, como arquiteto, saiba como desenvolver este tipo de projeto, bem como escolher os materiais necessários. Assim, poderá atender essa demanda de seus clientes.
Por falar nisso, veja agora como captar mais clientes e aumentar as suas vendas de projetos de Arquitetura. Temos ótimas dicas neste conteúdo do blog!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário