Paisagismo: aprenda a combinar pisos e plantas e outras dicas

5 minutos para ler

Saber harmonizar pisos e plantas torna o lar ainda mais bonito e aconchegante. Afinal, quem não gosta de ficar em um ambiente com flores, folhagens e outros elementos naturais?

Cabe lembrar que as plantas caem bem não apenas em ambientes externos, como nos jardins e nas varandas. Elas também podem ser dispostas em espaços internos, como na sala, nos quartos e até mesmo no banheiro.

Com toda a certeza, as plantas trarão ainda mais vida para o seu lar! Por isso, vale a pena saber como fazer as melhores combinações e criar ambientes lindos e acolhedores.

6 dicas de paisagismo para decorar os seus ambientes

A seguir, apresentaremos uma série de dicas de paisagismo para que você possa aplicar na decoração da sua casa. Continue a leitura e confira!

1. Escolha plantas com cores que combinem com os pisos

Quando você for escolher as plantas para os seus ambientes, é uma boa prática buscar por cores e tons que harmonizem com o piso do cômodo.

Se você tem uma cozinha mais rústica, por exemplo, com piso vinílico que reproduz madeira, é uma boa ideia apostar nas folhagens verdes, como as samambaias. Para dar um toque ainda mais especial, o vaso pode ser de metal.

Agora, se você estiver decorando um ambiente mais minimalista, com um piso mais claro, como branco, pode apostar em um vaso de plantas com uma flor colorida, como a tulipa ou o antúrio.

Enfim, conforme for o estilo decorativo do seu ambiente, pense em formas para deixar os pisos e as plantas sempre em harmonia.

2. Escolhas as plantas de acordo com as características do ambiente

Ao escolher as plantas para decorar a sua casa, é sempre importante pensar nas características do ambiente. Isso porque existem folhagens que se dão melhor em espaços externos do que internos, por exemplo.

Caso você esteja decorando um cômodo interno, em que não bate muito sol, precisa escolher uma planta que não precisa da luz solar para sobreviver.

A jiboia, por exemplo, é uma planta bem versátil e que se adapta a vários tipos de ambientes. Elas não precisam pegar sol com frequência e, por isso, são ótimas para os arranjos de mesa ou para serem colocadas em vasos dentro de casa.

Caso você esteja decorando uma varanda ou jardim, pode escolher espécies que necessitam mais da luz solar, como os cactos e as rosas do deserto.

3. Prefira as espécies fáceis de cuidar

Algumas plantas demandam cuidados especiais e até mesmo conhecimentos mais avançados em botânica e jardinagem para serem cultivadas.

Por isso, para evitar dores de cabeça, é melhor apostar nas espécies que são mais fáceis de cuidar, principalmente quando se tem uma rotina corrida e pouco tempo para se dedicar aos afazeres domésticos.

Espécies como as jiboias, as rosas de pedra e as espadas-de-são-jorge são mais simples de cuidar, por exemplo.

Além de se adaptarem bem a vários tipos de ambiente, elas não exigem muita manutenção e podem ser regadas apenas de duas a três vezes por semana.

4. Considere usar as jardineiras suspensas

As jardineiras suspensas são ótimas opções para ambientes internos e também para as varandas ou sacadas de apartamentos.

Elas são bem compactas e otimizam o espaço, tendo em vista que não são colocadas no chão, mas sim penduradas nas paredes.

Os jardins suspensos ficam lindos e podem combinar estrategicamente com o chão do espaço.

Se você usar um piso vinílico que reproduz uma madeira escura, por exemplo, pode escolher uma jardineira com tons que contrastem.

5. Faça arranjos com várias flores para ocasiões especiais

Cuidar de plantas e flores pode ser um hobby interessante para desenvolver e se desestressar dos problemas do dia a dia, além de ocupar o tempo livre.

Se você gosta de se dedicar à jardinagem, vale a pena fazer arranjos criativos com vários tipos de flores, principalmente para ocasiões especiais.

Quando você convidar os seus familiares e amigos para um jantar especial ou almoço de domingo, por exemplo, pode fazer um lindo arranjo de mesa, combinando diferentes tipos de flores.

As tulipas e as orquídeas, por exemplo, harmonizam muito bem e formam arranjos lindos e com cores bem atrativas.

Se você fizer essa montagem em um vaso de vidro, ele combinará com praticamente qualquer ambiente, independentemente do piso e demais elementos do espaço.

6. Use folhas secas para dar um ar especial aos ambientes

Para quem realmente não tem como cuidar de plantas vivas, mas mesmo assim quer ter um ambiente com paisagismo natural, as folhas secas são uma opção das mais interessantes.

Ramos de trigo secos, por exemplo, caem muito bem em uma décor mais rústica e os arranjos podem ser feitos dentro de garrafas ou potes de vidro.

As folhas secas trazem muito mais personalidade para os ambientes, combinam com diferentes tipos de pisos e são uma alternativa às plantas artificiais, que nem sempre passam um ar de naturalidade aos espaços.

Com essas dicas de paisagismo, esperamos que você possa organizar lindos ambientes harmoniosos na sua casa, combinando pisos e plantas. Use a criatividade e faça composições incríveis para os seus espaços.

Fique por aqui e leia agora o nosso artigo que apresenta 3 revestimentos para parede que contribuem para a decoração. Ele traz ótimas dicas para você decorar os cômodos da sua casa de forma ainda mais especial e criativa. Não deixe de ler e conferir!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário