Decoração de Varandas Decoração de Varandas

Como decorar a varanda de seu apartamento

6 minutos para ler

Você ornamenta a área externa da sua residência? Embora muitas vezes esquecida, a decoração de varanda é extremamente importante, pois faz com que o apartamento tenha uma aparência única. Atualmente, os espaços ao ar livre estão cada vez mais versáteis e aparecem como áreas gourmet, jardins ou até ambientes para meditação.

A varanda pode ser integrada ao apartamento, como uma extensão do living, ou ter uma decoração totalmente separada, com um estilo único. Não sabe por onde começar? Veja as 6 dicas que separamos!

6 dicas de decoração de varanda imperdíveis

A decoração de varanda exige alguns cuidados básicos. Veja as dicas mais importantes:

1. Faça da varanda uma extensão do living

Integrar varanda e living é uma tendência de decoração de varanda que ajuda a criar um ambiente maior. Muito usada nos espaços gourmet, essa ideia também pode ser adaptada a varandas pequenas.

Para fazer essa integração, a dica é usar o mesmo revestimento da sala (ou algum bem semelhante), justamente para dar essa sensação de continuidade e criar uma coerência estética entre os espaços.

Os móveis e a paleta de cores também podem seguir esse mesmo esquema, favorecendo a harmonia.

2. Tenha atenção aos móveis

Os móveis são muito importantes na decoração de varanda e devem ser escolhidos com cuidado, considerando os usos que o espaço terá e também as características do espaço. Se a mobília ficar exposta ao sol e à chuva, por exemplo, prefira opções impermeabilizadas e ideais para áreas externas.

Caso a sua varanda seja gourmet, inclua uma mesa para receber os convidados. Abuse de cadeiras, bancos, mini sofás e assentos multifuncionais. Já para espaços pequenos, uma mesa dobrável pode ser uma ótima ideia, pois ela se adapta a quantidade de convidados.

Também vale a pena investir nos móveis planejados, que otimizam melhor o espaço, além de oferecer diferentes possibilidades de compartilhamento.

Nas varandas integradas, use móveis com rodízios que facilitam deslocar os itens para diferentes ambientes. Outra dica interessante são os multifuncionais, que se adaptam aos usos e necessidades, como pufes que se transformam em assentos ou mesinhas de centro, carrinhos que podem ser transformados em minibar, e assim por diante.

3. Monte seu jardim

A varanda funciona muito bem como área externa para quem vive em apartamentos. Por isso, a presença de plantas e de um jardim faz toda a diferença. Mesmo os espaços pequenos podem se beneficiar desses itens.

Nas varandas menores, o jardim vertical é o mais usado. Ele consiste, basicamente, em colocar os vasos de plantas nas paredes, como em treliças, prateleiras de madeira ou outros suportes. Você também pode criar uma parede verde, usando musgo ou samambaias, por exemplo.

Para as varandas com mais espaço, é possível investir em vasos de diferentes tamanhos e alturas, inclusive com plantas frutíferas em versões miniaturas. Complemente com um deck de madeira, criando essa sensação de refúgio verde. Mesmo nas varandas gourmet, as plantas podem aparecer.

4. Planeje seu espaço

Como a varanda pode ter muitos usos, é importante planejar o seu espaço, garantindo funcionalidade. Pense, por exemplo, sobre o uso da área, a quantidade de pessoas que vão frequentar e as necessidades em termos de móveis.

Uma varanda gourmet com churrasqueira precisará de uma bancada de apoio, pia, mesa e cadeiras e assentos para receber os convidados. Já um espaço dedicado à meditação ou ao relaxamento pode ter uma rede, muitas plantas, deck de madeira e futton.

Em alguns casos, é possível até mesmo fechar a varanda com uma cortina de vidro, climatizar e adicionar o home office na área — algo interessante para quem não tem um cômodo extra. Outra sugestão é utilizá-la para se exercitar e desenvolver outros hobbies da família.

5. Crie um projeto de iluminação

A varanda também merece um cuidado extra com a iluminação, permitindo desfrutar adequadamente dos diferentes usos. As luzes de LED com dimmer são muito versáteis: você pode investir em uma iluminação mais direta quando precisar de mais foco e atenção ou em uma indireta para aqueles momentos de lazer e aconchego.

Em pontos específicos, use spots direcionados, que combinam especialmente com a área da churrasqueira na varanda gourmet.

6. Mantenha um espaço livre de circulação

A passagem deve ser preservada independentemente dos móveis e dos detalhes decorativos que você usar. Deixe, em média, 50 cm para ela. Porém, se for inserir uma mesa de circulação, por exemplo, vale a pena deixar um pouco mais, como 80 cm do móvel até a parede ou balcão.

Quem tem espaços estreitos e pequenos deve investir em móveis mais leves e compridos. Se a intenção for integrá-los ao restante das áreas sociais, use móveis com rodízios, que podem circular de um lado para outro.

Como decorar a parede de uma varanda?

Para deixar sua decoração de varanda ainda mais incrível, não se esqueça de pensar nos detalhes das paredes.

São muitas as opções — a escolha depende do que efeito que você deseja criar.  O ideal é optar por pelo menos uma parede para criar um efeito diferenciado, adicionando contraste.

Nas varandas gourmet, essa parede costuma ser da área próxima à churrasqueira. Já nas demais, pode ser alguma de destaque do ambiente.

São muitas as opções de revestimento que podem ser usados na decoração de paredes de varandas:

  • vinílico: composto por borracha de PVC  e fibra de vidro, pode ser autoadesivo ou colado. É um material resistente à água, antialérgico e que promove conforto acústico e térmico;
  • laminado: fabricado com derivado de madeira, tem grande diversidade de cores e estampas, é antialérgico, com alta estabilidade de cor e baixa porosidade. Porém, não é indicado para áreas úmidas;
  • revestimento texturizado (PU): é resistente à umidade, tem imunidade a pragas, além de grande variedade de cores e texturas. Um dos mais usados é o estilo metrô.

Você também pode investir em cerâmicas, porcelanatos e outras opções tradicionais, com estampas diferenciadas. Ou, ainda, montar uma parede verde, para diferenciar totalmente a sua decoração de varanda.

Já deu para notar que a decoração de varanda permite uma infinidade de possibilidades, dependendo do estilo e do uso que você fará do local. E, então, gostou das nossas dicas? Aproveite e baixe nosso e-book com dicas para a escolha do piso perfeito para cada ambiente da sua casa!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário