Como decorar pequenos espaços

5 minutos para ler

Saber como decorar pequenos espaços e ter ambientes menores em seus portfólios é uma necessidade para os arquitetos. Afinal, as residências com espaço reduzido se tornaram uma tendência, principalmente nos grandes centros urbanos.

Os apartamentos pequenos são uma solução prática e até mesmo econômica para pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos. Por isso, essa demanda está crescendo no mercado e os arquitetos devem se preparar para atender a esse tipo de público.

7 dicas para decorar pequenos espaços

Para que você saiba como decorar pequenos espaços, deixando-os confortáveis e funcionais, elencamos algumas dicas. Preste atenção e coloque-as em prática nos seus projetos desse tipo!

1. Escolha a paleta de cores de forma estratégica

Os tons usados para decorar um ambiente podem provocar a sensação de amplitude no espaço. Por isso, o arquiteto deve ser estratégico na escolha das paletas de cores.

As cores claras, como o branco e o bege, passam uma sensação de que um espaço é maior. Por isso, escolher esses tons de tinta ou papel para as paredes é uma boa pedida.

Já os tons mais vivos podem ser usados em móveis e objetos decorativos, como tapetes, almofadas, cortinas, entre outros.

2. Aposte nos móveis planejados

Ao decorar pequenos espaços é fundamental aproveitar cada centímetro do ambiente. Por isso, nem sempre se consegue encontrar nas lojas, móveis que fiquem bem nesse tipo de casa ou apartamento.

Dessa forma, uma ideia interessante é apostar nos móveis planejados. Para isso, o arquiteto deve medir os espaços e planejar uma mobília que seja funcional e aproveite bem todos os cantinhos do local.

Depois, peça a um marceneiro ou empresa especialista na construção de móveis planejados, para que tire as ideias do papel.

3. Crie cômodos multifuncionais

Como aproveitar espaços é uma palavra de ordem quando falamos na decoração de ambientes pequenos, a ideia de criar cômodos multifuncionais é das mais interessantes.

O mesmo espaço que funciona como sala de estar, em que é colocado a TV, o sofá e uma mesinha de centro, por exemplo, pode muito bem servir de home office. Para isso, deve ser colocada uma escrivaninha em um cantinho, para que o morador possa trabalhar.

É claro que isso varia de caso para caso! Em uma casa em que vive uma família, não é recomendado que o home office fique junto à sala de estar, tendo em vista que alguém pode querer assistir TV no mesmo horário em que o outro está trabalhando, por exemplo. Aí é falta de concentração e briga na certa!

Porém, se o apartamento é de uma pessoa que mora sozinha, essa estratégia pode ser facilmente realizada. Afinal, o morador não vai trabalhar e utilizar a sala de estar para fins recreativos ao mesmo tempo.

4. Abuse dos móveis funcionais

Os móveis funcionais são excelentes para decorar espaços pequenos, tendo em vista que eles têm múltiplas funções.

É o caso, por exemplo, do sofá-cama. Ele pode ser usado no dia a dia como um sofá para sala, mas se transforma em uma confortável cama, para o caso do morador receber uma visita.

Os nichos também são uma alternativa interessante. Eles podem ser usados como estante na sala, para guardar livros, objetos de decoração, plantas etc.

Já no banheiro, os nichos podem substituir balcões e servir para que sejam guardados itens de higiene pessoal, maquiagens e outros produtos. Tudo de forma organizada e sem ocupar muito espaço.

Ao decorar apartamentos com crianças, também podem ser adquiridos móveis funcionais, como mesas com tampo aberto, que servem para guardar brinquedos.

Assim, os quartos dos pequenos ficam sempre organizados e os materiais usados nas brincadeiras guardados em um local estratégico.

5. Use espelhos na decoração

Quando um arquiteto precisa decorar pequenos espaços, os espelhos se tornam grandes aliados.

Isso porque, quando  colocados em locais estratégicos, os espelhos ajudam a transmitir uma ideia de amplitude ao ambiente, que fica muito mais iluminado.

É possível colocar um espelho em uma parede da sala ou estrategicamente em uma das portas do guarda-roupa, por exemplo. Dessa forma, os espaços aparentarão serem maiores do que realmente são.

6. Instale portas de correr

Em apartamentos pequenos, é comum que haja poucas divisões, o que pode ser um problema para quem deseja separar bem os cômodos da moradia.

Para esse tipo de situação, as portas de correr são a opção ideal. Elas podem ser usadas para separar ambientes, deixando as paredes livres e sem ocupar espaço quando estiverem abertas.

Se um apartamento tem uma grande área para sala, por exemplo, ela pode ser dividida em duas e feita uma sala de estar e outra de jantar. Isso traz mais privacidade para os moradores e torna os ambientes mais acolhedores.

7. Ilumine bem os espaços

Assim como a escolha das cores e o uso de espelhos, a iluminação é uma aliada para causar uma sensação de amplitude nos ambientes pequenos.

A luz natural deve sempre ser aproveitada, com grandes janelas, por exemplo. Porém, quando isso não é possível, o investimento na iluminação artificial é uma saída.

O ideal é que sempre sejam escolhidas lâmpadas brancas para os ambientes em que há mais necessidade de ter foco, como na cozinha, no escritório e na biblioteca.

Já para os ambientes mais confortáveis e em que se pode relaxar, como na sala e nos quartos, o mais apropriado é apostar nas luzes mais amarelas.

Pronto! Com essas dicas, decorar pequenos espaços ficará muito mais simples e você poderá desenvolver projetos desse tipo para compor o seu portfólio.

Continue em nosso blog! Leia agora o nosso artigo que fala sobre a importância do paisagismo para os projetos de arquitetura.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário