Piso Vinílico: 7 vantagens que você precisa conhecer

6 minutos para ler

Prático, versátil, bonito e aconchegante – essas são apenas algumas das características do piso vinílico, uma opção de revestimento que tem conquistado cada vez mais pessoas.

Se você deseja transformar a sua casa, sem quebra-quebra e dor de cabeça, certamente esse tipo de revestimento é o ideal. O vinílico conta com uma série de vantagens – e nós as desvendamos para você neste conteúdo. Siga a leitura!

O que é o piso vinílico?

O piso vinílico é produzido a partir do PVC antialérgico, minerais e aditivos. O produto pode ser comercializado em mantas, placas ou réguas e pode ser aplicado diretamente sobre o contrapiso liso, usando uma cola específica.

Dependendo da “qualidade” dos materiais empregados na produção, o piso vinílico apresenta características diferentes, como maior ou menor flexibilidade, resistência, isolamento acústico etc., atendendo, assim, a uma grande variedade de demandas do mercado.

O vinílico pode ser encontrado nas versões click, colante, autoadesivo ou autoportante.

Quais as vantagens do piso vinílico?

Agora que você já entendeu melhor o que é o piso vinílico, que tal descobrir algumas vantagens surpreendentes que ele pode trazer para a sua casa?

1- Facilidade de instalação

Está sonhando em trocar o piso de casa, mas só de imaginar o quebra-quebra, poeira e barulho da reforma, você já desiste da ideia? O piso vinílico é uma alternativa simples, de rápida instalação e que não faz sujeira.

Existem sistemas que funcionam com encaixe fácil via clique (são chamados de vinílicos clicados) e que dispensam o uso do adesivo na instalação. Isso significa que, em até 48 horas, o ambiente já está liberado para o tráfego e totalmente transformado!

Mesmo os vinílicos colados e os autoadesivos contam com a vantagem de poder ser instalados sobre revestimentos já existentes, como porcelanato ou cerâmica (desde que eles estejam nivelados e com as juntas bem aderidas).

É claro que contar com profissionais especializados na aplicação é fundamental para garantir um resultado estético perfeito, maior durabilidade e reduzir as perdas de materiais.

2- Conforto acústico e térmico

O piso vinílico tem como vantagem o fato de não propagar ruídos e garantir o conforto térmico, sendo, portanto, uma excelente opção para quem vive em apartamentos.

Isso porque ele consegue “abafar” os barulhos desagradáveis, impedindo que o seu vizinho de baixo sofra com os ruídos normais de casa ou com as patinhas dos cachorros, por exemplo. Também é uma ótima ideia para quem tem crianças em casa.

Outra vantagem bacana, é que você não sofre com o piso extremamente gelado nos dias frios ou extremamente quente nos dias de verão. Ele apresenta uma temperatura sempre agradável, deixando a sua casa ainda mais aconchegante.

Mais um ponto de destaque é o conforto oferecido pelo vinílico ao pisar ou deitar. Ele é macio, confortável e ideal para as crianças brincarem, sem ser escorregadio. Para quem tem pet em casa, esse piso é uma verdadeira “mão na roda”, porque não acumula sujeira e não faz com que os animais escorreguem.

3- Limpeza simplificada

O piso vinílico é antialérgico e não acumula fungos e nem bactérias, além de ser super fácil de limpar, dispensando uso de produtos complicados.

No dia a dia, basta usar um pano úmido com água e detergente neutro ou retirar o excesso de pó com um aspirador. Lembre-se sempre de secar bem a superfície após passar o pano úmido.

Os modelos colados (ao contrário dos clicados) ainda têm uma vantagem extra nesse quesito, porque eles podem ser lavados. Só não cometa o erro de deixar a superfície com água empoçada, porque pode levar aos descolamento das placas com o passar dos anos.

Além de tudo isso, o vinílico dispensa o uso de cera para se manter bonito. Isso porque esse piso tem alta durabilidade graças à tecnologia aplicada na sua composição, especialmente na capa protetora.

Mas se você quiser um acabamento um pouco mais brilhante, poderá aplicar cera acrílica de acordo com as instruções de cada produto. Atenção, porque as ceras à base de carnaúba não devem ser usadas, porque formam uma camada gordurosa, escorregadia e difícil de ser retirada.

4- Ecologicamente correto

O piso vinílico, além de todos os pontos que citamos, é amigo do meio ambiente. Afinal existem várias opções desse piso que são produzidas com materiais reciclados e que reproduzem a madeira com muita fidelidade.

Além da maioria dos vinílicos serem recicláveis, as versões usadas em áreas comerciais e industriais são fabricadas com tecnologia de ponta, que facilitam a limpeza e reduzem o consumo de água – e contam com uma alta durabilidade, evitando a troca frequente do revestimento.

5- Inúmeras opções de cores, formatos, padrões e texturas

É muito fácil decorar a sua casa usando o piso vinílico, pois você encontra uma infinidade de modelos e opções para todos os gostos e estilos. Os clássicos amadeirados são os mais procurados, mas também é possível encontrar versões modernas coloridas e geométricas.

As texturas também são fundamentais, pois trazem beleza e conforto, tornando o piso mais agradável ao tato. Você encontra superfícies lisas e versões que recriam a textura da madeira, dos tecidos e das superfícies rústicas.

6- Não mancham e são resistentes à riscos

Pisos manchados e riscados? Essa não é uma realidade de quem tem vinílico em casa, afinal, esse piso é muito mais resistente. Caso algo caia sobre o seu piso, é fácil retirar a mancha em questão de segundos e deixar a sua casa ainda mais bonita.

Para isso, você não precisará usar solventes, sabão em pó ou derivados do petróleo (inclusive, esses produtos não são indicados para a limpeza do vinílico, porque podem causar riscos, arranhões e até corrosão).

Outro ponto de destaque é que o vinílico tem uma resistência maior aos riscos. É claro que se você arrastar um objeto pontiagudo ou muito pesado sobre ele, poderá riscar, porém no dia a dia, com os devidos cuidados, as chances são menores de isso ocorrer.

7- Manutenção simples

A manutenção do piso vinílico é bem simples. Se ocorrer algum acidente que prejudique o piso, você não precisará fazer uma reforma completa. É só retirar a placa ou régua danificada e trocá-la por uma nova.

Viu só, como o piso vinílico é um grande aliado da sua casa, trazendo beleza, conforto, aconchego e facilidade? Se você curtiu essas dicas, compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais!

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário