Como utilizar ripas de madeira na sua parede

5 minutos para ler

As ripas de madeira estão super em alta e são uma excelente aposta para quem quer ter uma decoração moderna e que nunca sai de moda.

A versatilidade que as paredes ripadas possuem também são um ponto a destacar! Você pode utilizá-las para fazer portas falsas, painéis, entre tantas outras possibilidades.

Neste artigo, reunimos uma série de dicas sobre como utilizar ripas de madeira na sua parede. Continue com a gente e confira!

8 dicas para utilizar ripas de madeira na sua decoração

Como comentamos, as ripas de madeira são ótimas opções para uma decoração muito mais versátil e elegante. Veja algumas dicas sobre como utilizá-las!

1. Aposte nas ripas de madeira para esconder fios

É praticamente impossível viver sem eletrônicos em casa, isso é fato! No entanto, a maioria deles ainda possuem fios, que acabam “estragando” a decoração.

Os painéis com ripas de madeira são ótimas soluções para esconder os fios das televisões, computadores, eletrodomésticos e outros itens usados na sua casa.

Assim, os ambientes da sua residência ficarão ainda mais bonitos, sem nenhum fio aparente.

2. Utilize as ripas para fazer portas falsas

As ripas de madeira podem ser utilizadas para criar portas faltas ou passagens camufladas.

A ideia é que sejam construídos painéis que servem como portas de correr, que são colocadas sobre a alvenaria e espaços vãos.

Assim, podem ser criadas passagens de um cômodo para outro, sem que necessariamente exista uma porta no local. Fica muito interessante e charmoso!

3. Faça painéis de revestimento de paredes

Assim como o porcelanato e os papéis de parede, as ripas de madeira podem ser usadas para revestir as divisões da sua casa.

Os painéis ficam muito bonitos e oportunizam que você traga elementos da natureza para dentro de casa.

Para quem curte uma decoração com elementos do design biofílico, sem dúvida, essa é uma ideia das mais interessantes.

Você pode forrar as paredes com as ripas de madeira e fazer uma decoração com vasos de plantas naturais, por exemplo. Esse tipo de decoração é excelente para varandas, áreas gourmet, entre outras possibilidades.

4. Construa divisórias com as ripas

Se a sua casa ou apartamento têm ambientes conjugados, como a sala de estar e a de jantar juntas e você quer reorganizar o espaço, pode fazer isso com ripas de madeira.

Você pode fazer divisórias usando as ripas e assim dividir os ambientes, fazendo com que eles funcionem de forma autônoma. Tudo isso com muita organização, elegância e um toque moderno na decoração.

5. Desenvolva painéis para TV

As salas modernas pedem por um modelo adequado de painel para TV e as ripas de madeira são uma ótima opção para isso.

É possível usar conjuntos de ripas para desenvolver belos painéis, de acordo com o tamanho do seu televisor.

Com toda a certeza, a sala de estar da sua residência ficará muito mais charmosa e você poderá curtir muito mais os seus programas, filmes e séries preferidos.

6. Decore com ripas fazendo contraponto com mármores e porcelanatos

As ripas de madeira nem sempre precisam ser usadas com a cor natural. Elas também podem ser pintadas de forma estratégica, como o branco.

Se você tem um banheiro ou lavabo com revestimentos feitos com mármore ou porcelanato, por exemplo, pode revestir uma única parede com as ripas, fazendo um contraponto.

Isso “quebra” a ideia de unidade do espaço e garante um ambiente com maior amplitude, charme e sofisticação.

7. Complemente a cabeceira da cama com as ripas

Para deixar o seu quarto muito mais acolhedor, é uma ótima ideia usar as ripas de madeira como um complemento para a cabeceira da cama.

Isso traz um ar de requinte para o dormitório, que pode ser complementado estrategicamente com um abajur ou luminária com iluminação apropriada.

Sem dúvida, o seu quarto se tornará um cenário perfeito para descansar e curtir a dois. Você vai amar!

8. Utilize as ripas na decoração de paredes de recepções e salas de espera

As ripas de madeira não são úteis apenas na decoração de ambientes domésticos! Elas também são ótimas opções para decorar ambientes corporativos, como a recepção das empresas.

Um painel de ripas pode ser feito para ficar atrás da mesa dos recepcionistas, contendo o logotipo da companhia colocado em um local de destaque, por exemplo.

Outra aplicação é na decoração de salas de espera de clínicas ou consultórios de médicos, dentistas e outros profissionais da saúde.

Nesse caso, a madeira traz uma sensação de conforto para os pacientes, o que é ótimo para evitar o estresse e aliviar a ansiedade que a espera por uma consulta médica pode gerar.

Se você é designer de ambientes, arquiteto ou simplesmente curte decoração de ambientes, sem dúvidas, terá uma ótima experiência com as ripas de madeira.

Uma das principais marcas que fabrica esse tipo de produto é a Santa Luzia, que conta com uma vasta linha de ripas de madeira em vários tamanhos, cores e formatos. Vale a pena conferir todos eles e garantir essas peças incríveis para os seus projetos decorativos. 

Na GF Premium você encontra esses produtos e uma infinidade de materiais para a decoração da sua casa ou empresa! Para saber mais, acesse o nosso site e entre em contato conosco!

Se preferir, você também pode nos fazer uma visita e tomar um café conosco! Ficamos na Alameda dos Nhambiquaras, 750, bairro Moema, em São Paulo-SP. Será uma grande satisfação recebê-lo em nosso espaço. 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário