6 vantagens de se usar o papel de parede

7 minutos para ler

O papel de parede é um grande aliado na hora de transformar a decoração da casa. Prático e fácil de instalar, ele ajuda a criar um ponto focal em qualquer ambiente, trazendo personalidade e charme. 

Apesar disso, ainda existem várias pessoas que têm dúvidas se o papel de parede é, realmente, uma boa escolha. Esse é o seu caso? Então descubra o que ele pode fazer por sua residência! 

Quais as vantagens do papel de parede? 

Não é à toa que o papel de parede é tão usado na decoração. Afinal, ele oferece uma série de vantagens interessantes. Vamos ver as principais? 

1. Facilidade de aplicação 

O primeiro benefício do papel de parede é a sua facilidade de aplicação. Se você está pensando em fazer uma reforma em casa, ele é a escolha mais prática, porque não exige nenhum tipo de quebra-quebra (como a troca de revestimentos) nem faz sujeira (como a pintura). 

É claro que, para um bom resultado, você precisa tomar alguns cuidados básicos. O primeiro é em relação à preparação da parede, que deve estar livre de imperfeições, como buracos e rachaduras. E, depois, caso não tenha muita experiência, procure por mão de obra especializada. 

De forma geral, os papéis de parede são comercializados em rolos de cerca de 10 m de comprimento por 58 cm de largura. Para acertar na compra, faça o cálculo considerando o tamanho da parede a ser revestida. No caso dos estampados, é preciso adicionar em torno de 20% de material, pensando nas sobras necessárias para o encaixe das estampas nas emendas. 

Se você tomar todos esses cuidados, o resultado será incrível. 

2. Capacidade de transformar a decoração dos espaços 

Está enjoado da decoração de algum ambiente da sua casa? O papel de parede é um grande aliado. Afinal, rapidamente ele consegue transformar qualquer cômodo adicionando cor, textura e criando um ponto focal. 

Existem estampas para todos os gostos e estilos — e até versões de papel de parede infantil. Assim, você pode transformar rapidamente qualquer espaço da sua casa. 

3. Grande versatilidade

A versatilidade é outro ponto positivo do papel de parede. Como há uma infinidade de cores e estampas, é fácil encontrar o modelo que combina perfeitamente com o estilo da sua decoração e as características do ambiente. 

Além disso, há uma enorme variedade de materiais. Isso significa que até mesmo as paredes de banheiros e cozinhas podem receber o papel de parede — desde que a escolha do material seja adequada às características desses locais. 

Nesses casos, o mais recomendado é o papel de parede vinílico. Ele é feito em PVC e, por isso, mais resistente à umidade. 

Para quem deseja investir nos revestimentos 3D, uma opção bem mais prática é o papel de parede com esse efeito. Existem versões, ainda, que recriam de maneira bem fidedigna diferentes texturas, como madeiras e tijolinhos. São práticos de instalar e manter, além de oferecerem um resultado visual bem próximo ao material-base. 

4. Boa durabilidade 

O papel de parede ajuda a conservar suas paredes e também tem uma alta durabilidade, bem superior às tintas. Sua média é de cinco a sete anos, enquanto a tinta costuma durar dois. 

5. Fácil de manter 

Ao contrário de outros revestimentos, que exigem cuidados específicos, o papel de parede é uma opção muito prática para o dia a dia — perfeito para quem se preocupa com funcionalidade aliada à estética. 

Dependendo do material do qual seu papel de parede é produzido, a limpeza pode ser feita com aspirador de pó, espanador ou um pano limpo e umedecido. Em casas com crianças, é possível optar pelas opções em vinil, que são mais resistentes e super fáceis de limpar. 

Também existem os papéis de parede laváveis e há versões com superfície acetinada, que retêm menos poeira. São ideais para quem sofre com alergias respiratórias. 

6- Ótimo custo-benefício 

Foi-se o tempo em que o papel de parede era caro e difícil de ser encontrado e instalado. Hoje em dia, seus diferentes tipos têm preços bem acessíveis. Além disso, como são produtos duráveis, o custo-benefício acaba se tornando interessantíssimo. 

Por fim, caso você decida retirar o papel de parede, saiba que ele é bem fácil de ser removido e não estraga a sua parede, como alguns revestimentos. Por isso, pode ser usado até mesmo para transformar a decoração de imóveis alugados. 

Como escolher o papel de parede para minha casa? 

É claro que, para obter todos os benefícios que citamos no tópico anterior, é preciso escolher corretamente o papel de parede, pensando nos efeitos estéticos e também nas características do ambiente. Veja algumas dicas. 

Tipos de papel

O primeiro passo é escolher o tipo de papel de parede mais adequado ao cômodo e às características de uso do espaço. Os principais tipos são:  

  • vinilizado: base em celulose, com uma camada de verniz de proteção. Não pode ser usado em áreas molhadas ou úmidas; 
  • vinílico: pode ser à base apenas de celulose ou de uma mistura de materiais sintéticos e recebe uma camada de proteção de PVC. Tem uma durabilidade maior, pode ser limpo apenas com pano úmido e aplicado em cômodos com algum contato com a água, como lavabos e cozinhas; 
  • emborrachado: a impressão é realizada em material de borracha (como o EVA) e pode apresentar camadas de espuma para dar relevo. É extremamente durável e lavável; 
  • natural: produzido com pedra (geralmente a mica), tem textura e acabamento de um revestimento natural. Pode ser usado em qualquer cômodo, até em banheiros. 

Decoração

Outro ponto importante quando for escolher o seu papel de parede é pensar no estilo decorativo. Se o espaço é mais clean, moderno e com uma decoração em tons neutros e suaves, você pode usar o papel de parede para criar contraste, adicionando cor ou trabalhando com estampas, ou o texturizado. 

Para quem deseja um ambiente mais aconchegante, as versões que recriam materiais naturais são excelentes, especialmente os que trazem o toque da madeira ou recriam tijolinhos. 

Já se a sua decoração é bastante chamativa, colorida e em tons mais fortes, use o papel de parede em tons mais claros e neutros para neutralizar. Prefira estampas discretas e pequenas, como as geométricas. 

O papel de parede também pode ser usado para dar sensação de que o pé direito é mais amplo, para trazer profundidade a um cômodo ou sensação de amplitude, dependendo das cores e estampas usadas. 

Medida 

Para calcular qual o tamanho ideal do papel de parede, é só seguir alguns passos simples.

Comece medindo a largura e a altura da parede onde fará a aplicação. Depois, divida a largura da parede pela largura do rolo de papel (em geral, varia entre 53 a 58 cm). 

Na sequência, divida a altura do rolo pela altura da parede. Por fim, divida o primeiro resultado pelo segundo. 

Vamos supor que você deseje fazer a aplicação de um papel de parede com 53 cm de largura em uma parede com 6 m de altura. Ao fazer a divisão desses dois valores, você obterá 11,3. Se a altura da parede for de 5 m e a altura do rolo for de 10 m, a divisão será 2. É só dividir um número pelo outro e o total arredondado será de 6 rolos. 

Se o papel de parede for estampado, adicione 10% a 20% a mais do que o previsto no cálculo. 

Viu só como o papel de parede é uma ideia incrível de revestimento, capaz de transformar rapidamente qualquer espaço? A GF Premium conta com diversas opções, das principais marcas da atualidade. Conheça nossos produtos e transforme sua casa hoje mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário