Arquitetura para lojas: 7 dicas para fazer um layout inovador

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Você foi contratado para elaborar o layout de um estabelecimento comercial e não sabe por onde começar? Não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo com as melhores dicas de arquiteturas para lojas.

A nossa ideia é contribuir para que você possa impressionar o seu cliente e fazer um projeto que agregue muito ao seu portfólio. Então, prossiga com a leitura e veja as dicas que preparamos!

Veja as 7 melhores dicas para arquitetura para lojas

Os projetos de arquitetura para lojas têm particularidades específicas em relação aos residenciais. Afinal, além de trazer o DNA da empresa, o layout também precisa ser convidativo para os clientes e proporcionar um bom trabalho para os vendedores.

Para que tudo isso seja conquistado, é importante ter atenção a alguns detalhes. Observe as nossas dicas!

1. Informe-se sobre as questões que envolvem a identidade visual da loja

Ao projetar um layout de loja, a primeira coisa que o arquiteto deve observar é se o estabelecimento tem uma identidade visual.

Caso já exista um padrão visual, com cores pré-estabelecidas, por exemplo, isso precisa ser respeitado.

Assim, as cores das paredes internas e da fachada da loja podem seguir o padrão visual da marca.

Geralmente, quando os designers gráficos projetam uma identidade visual, eles entregam ao cliente um manual com os padrões de cores, inclusive com os códigos de escalas como a Pantone.

Vale a pena verificar se o seu cliente tem esse documento. Caso ele possa disponibilizá-lo, o arquivo poderá ser muito útil para o seu projeto.

2. Entenda quais são as necessidades dos clientes e funcionários da loja

Ao desenvolver um projeto de arquitetura para lojas, é de fundamental importância que o profissional entenda quais são as necessidades dos clientes e funcionários do estabelecimento.

Em uma loja de roupas, por exemplo, é possível fazer uma decoração diferente para cada setor. Na área das peças infantis podem ser explorados elementos lúdicos, na parte das roupas para homens, trazer itens do universo masculino e por aí vai.

Também é interessante verificar as necessidades dos funcionários para que as operações da loja sejam realizadas com sucesso. Assim, você pode avaliar se é necessário ter balcões, um espaço para o caixa etc.

3. Planeje a forma como as gôndolas e prateleiras serão disponibilizadas aos clientes

Ao montar o layout de uma loja, é preciso pensar na experiência do cliente. Para isso, ajustar as gôndolas e prateleiras de forma estratégica é essencial, até mesmo para incentivar o consumo no local.

Em uma farmácia ou supermercado, por exemplo, na parte em que se forma a fila do caixa, é interessante instalar pontos extras para produtos como chocolates, salgadinhos, remédios para dor de cabeça etc.

Isso incentiva as compras e faz com o estabelecimento aumente o ticket médio. Lembre-se que a arquitetura comercial também está relacionada ao marketing no ponto de vendas e você precisar atentar-se para isso ao desenvolver o seu projeto.

4. Planeje bem a iluminação dos ambientes

Na arquitetura para lojas, a iluminação é um ponto essencial. Afinal, as luzes têm o poder de valorizar os produtos e promover sensações aos compradores, por conta do apelo estético dos itens.

Para isso, planeje a escala macro da loja, planejando bem a iluminação geral do ambiente. Também pense na escala micro, iluminando bem determinados pontos, onde ficam os produtos estratégicos para os clientes do estabelecimento.

5. Dê uma atenção especial para o mobiliário

O mobiliário é um dos pontos mais importantes do layout de uma loja, tendo em vista que é ele que possibilita o contato do consumidor com os produtos.

De tal forma, os móveis devem ser escolhidos de forma bastante estratégica, para que as pessoas possam visualizar bem os produtos e tenham despertado o interesse de adquiri-los.

Uma boa ideia é trabalhar com móveis planejados, tendo em vista que isso faz com que todos os detalhes sejam explorados e a circulação pelo ambiente seja otimizada.

6. Não deixe de pensar no piso

É bastante comum que os arquitetos façam ótimos projetos para loja, mas acabem negligenciando a escolha do piso.

Esse detalhe é muito importante e não pode ser deixado de lado! Afinal, além de trazer mais beleza para o ambiente, o piso correto facilita a circulação de pessoas pelo espaço.

Existem vários modelos de pisos que podem ser escolhidos. Entre as opções estão os pisos laminados e os vinílicos. Eles são ótimos para criar diferentes ambientes, de acordo com o perfil da loja.

Vamos supor que você esteja planejando o layout de uma loja de vinhos e produtos coloniais, que tem um ar mais rústico. Nesse caso, um piso vinílico que reproduz madeira cai muito bem, principalmente se outros elementos da mesma atmosfera forem trazidos para a decoração.

7. Conte com parceiros estratégicos

É fundamental que os arquitetos tenham uma boa rede de fornecedores, que possam atuar como parceiros estratégicos.

Você precisa ter uma boa parceria com lojas de materiais de construção e decoração, por exemplo. Assim, poderá sempre contar com os melhores produtos para os seus projetos.

Ao colocar essas dicas em prática, temos a certeza de que você terá muito sucesso com os seus projetos de arquitetura para lojas.

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