projeto de arquitetura projeto de arquitetura

Como apresentar seu projeto para o cliente

5 minutos para ler

Para qualquer escritório de arquitetura, prospectar novos clientes é uma etapa importante. Afinal, é necessário conquistar os consumidores que desejam projetar ambientes ou edificações, ou seja, mostrar que é capaz de transformar uma ideia em realidade.

O problema é que nem sempre os arquitetos sabem como ter uma postura mais comercial para atrair os prospects e fazer com que eles realmente se tornem clientes.

Foi pensando em solucionar essa questão de uma vez por todas que desenvolvemos este artigo. Nele, você vai conferir dicas para arquitetos estruturarem e apresentarem os seus projetos. Acompanhe!

Projetos para arquiteto: passo a passo de uma apresentação para clientes

Para quem ainda não começou a criar apresentações, dar o primeiro passo pode ser difícil. Veja agora como fazer a sua de maneira eficiente e sem complicações:

1º passo: apresente o escritório

A primeira informação que você deve apresentar é um breve histórico do escritório. Fale sobre o seu negócio, há quanto tempo está no mercado e quem são os arquitetos e demais profissionais envolvidos no projeto, por exemplo.

Essa apresentação é importante para que o cliente conheça o seu negócio e veja que você realmente é bom naquilo que faz.

2º passo: mostre o seu portfólio

Também de maneira breve, você pode mostrar o seu portfólio. É claro que aqui não devem ser colocados todos os projetos em que atuou — até porque isso tornaria a apresentação muito grande e maçante — mas os mais importantes e específicos para quem está assistindo.

A nossa dica é para que você escolha alguns projetos estratégicos para mostrar a cada cliente. Se vai apresentar um projeto para o escritório de uma empresa, por exemplo, não convém mostrar trabalhos residenciais que, por ventura, tenha realizado.

Apresente os projetos que são similares ao que seu cliente pretende contratar. Assim, ele já começa a ter uma visão sobre como você atuará, caso contrate os seus serviços.

3º passo: faça a proposta comercial

A terceira parte da apresentação deve trazer uma proposta comercial de arquitetura. Nesse ponto, é importante listar todos os detalhes do orçamento solicitado pelo cliente e quanto você cobrará por cada serviço.

Sempre trabalhe com diferentes formas de pagamento e parcelamentos. Também ofereça descontos para quem pagar à vista, assim você pode motivar o cliente a já fechar o negócio com você.

4º passo: deixe claro os termos e condições

Neste momento da apresentação, explique quais são os termos e condições da contratação, como prazos de entrega dos projetos e datas para realizar os pagamentos.

É necessário deixar tudo muito bem alinhado para evitar dores de cabeça a qualquer uma das partes no futuro.

Sobre o layout da apresentação, qualquer programa de edição de slides pode ser usado para essa finalidade. O mais comum é o PowerPoint, mas existem outros que você pode explorar.

Vale a pena dar uma boa caprichada no design da apresentação! Usar as cores da identidade visual do seu escritório de arquitetura é uma boa forma de chamar atenção do cliente e passar mais autoridade no seu segmento.

Dicas para arquitetos: veja como arrasar na hora da apresentação

Além de ter uma apresentação comercial muito bem elaborada, você também precisa caprichar em outros detalhes ao oferecer os seus serviços a um potencial cliente.

Na sequência, veja algumas dicas para arquitetos arrasarem na hora de apreentar uma proposta comercial.

Trabalhe bem o seu visual

A imagem pessoal conta muitos pontos no momento de fazer uma apresentação. Por isso, indicamos que você tenha alguns cuidados com a aparência. Use roupas alinhadas, cabelos bem penteados e a barba feita, por exemplo.

Para as mulheres, a recomendação é o uso de uma maquiagem mais discreta e que combine com o meio empresarial.

Utilize os recursos tecnológicos disponíveis

A tecnologia pode ajudar muito a deixar a sua apresentação ainda mais bonita e moderna. Por isso, explore todos os recursos que estiverem ao seu alcance.

No momento de apresentar o seu portfólio com projetos, por exemplo, é uma boa ideia usar recursos audiovisuais, como imagens renderizadas, vídeos e projetos em 3D.

Se for fazer a apresentação em um local fora do seu escritório, no entanto, verifique se a empresa tem a infraestrutura tecnológica necessária para que tudo possa ser realizado da exata forma como você planejou.

Certamente isso traz muito mais impacto para os clientes do que apenas mostrar alguns desenhos ou fotografias estáticas.

Saiba como se portar ao fazer a apresentação

Ao apresentar a sua proposta ao cliente, explique sempre usando um tom de voz firme e suave. Lembre-se também de que o corpo fala. Por isso, é importante você gesticular e se mostrar seguro e confiante da apresentação que está fazendo.

Também dê espaço para o cliente falar e esclareça todas as dúvidas que ele tiver sobre qualquer ponto ou tópico da apresentação.

Caso chegue ao final do discurso e o cliente não tenha interrompido para fazer perguntas em nenhum momento, pergunte se está tudo OK e se ele tem alguma dúvida sobre o que foi apresentado.

Essas dicas para arquitetos são indispensáveis para você conseguir apresentar o seu projeto e fechar novos negócios. Assim, conseguirá aumentar seu público e se posicionar como autoridade em arquitetura.

Não se esqueça de que o mercado é bastante dinâmico. Há sempre tendências em decoração e construção surgindo mundo afora. Portanto, o arquiteto precisa estar sempre atento às novidades para atrair novos clientes.

Não sabe como se portar em meio a esse universo tão volátil? Não se preocupe. Confira o artigo com 10 dicas de empreendedorismo importantes para o mercado de arquitetura!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário