Como deve ser a manutenção de pisos de madeira Como deve ser a manutenção de pisos de madeira

Como deve ser a manutenção de pisos de madeira?

3 minutos para ler

A madeira é um grande clássico na decoração de ambientes. Por essa razão, ela atribui à casa uma sensação de “lar”, transmitindo aconchego e bem estar. Confortáveis em quartos e charmosos em salas, os pisos amadeirados são ótimas escolhas para cômodos privados e áreas de convívio.

Você está construindo ou reformando um cantinho para a sua família? Então continue nos acompanhando e entenda mais sobre a manutenção de pisos amadeirados!

Como limpar assoalhos amadeirados?

A limpeza é um dos aspectos mais importantes na manutenção de pisos amadeirados, por ser um processo frequente e contínuo. Portanto, dê atenção especial à higienização dos ambientes revestidos dessa forma. 

Utilize um aspirador de pó, uma vassoura macia ou um pano seco para limpar o assoalho. Panos úmidos podem desgastar o rejunte e ocasionar a movimentação das tábuas, causando eventuais deformações (empenamento) em longo prazo.

Além disso, a umidade do pano pode gerar manchas escuras nas partes rejuntadas e na camada de verniz. Fique atento! 

Quais produtos de limpeza utilizar?

Para preservar a madeira e o acabamento em verniz, não utilize detergentes, alvejantes, lustra móveis ou outros produtos solúveis em água. Substâncias agressivas — como álcool, querosene e outros solventes — devem ser sempre evitadas.

A higienização deve ser feita com produtos específicos para pisos de madeira, que não são prejudiciais ao material e conferem brilho à superfície. Esses limpadores não precisam ser diluídos em água: basta aplicá-los diretamente sobre um pano seco.

Como fazer a manutenção de pisos de madeira?

Como a madeira é um material natural, está sujeita às ações da umidade e das variações térmicas. De tempos em tempos, é inevitável que surjam pequenas aberturas no rejunte dos tacos ou tábuas. Esse problema pode ser facilmente resolvido com a raspagem do assoalho e a reaplicação do verniz.

O processo de recuperação abrange a raspagem, o nivelamento e, se preciso, a substituição das peças. Para um acabamento adequado, deve-se aplicar uma camada de verniz (fosco, semi-fosco ou brilhante) ou uma resina à base d’água.

A frequência dessa manutenção dependerá da limpeza e dos cuidados de conservação do piso. Lembre-se: um assoalho bem conservado requer menos raspagens.

Quais cuidados de conservação tomar?

O assoalho amadeirado pode ser preservado com alguns cuidados simples. Molhar o piso é uma prática prejudicial à madeira, portanto, mantenha o chão sempre seco.

Limpe imediatamente após derramar algum líquido e esteja atento a vasos de plantas, potinhos de animais domésticos e outros recipientes com água.

O sol também é um inimigo da conservação, pois o contato direto com os raios solares modifica a coloração da madeira. Em vista disso, utilize cortinas de boa qualidade para bloquear ou filtrar o sol nos horários mais fortes.

Para prevenir marcas na superfície, evite caminhar sobre o assoalho amadeirado com sapatos de salto alto ou solado metalizado.

Forrar os pés e as bases dos móveis com feltro ou borracha também é uma boa forma de proteger o piso de arranhões. E, obviamente, passe longe de cadeiras giratórias!

Assoalhos especiais requerem cuidados específicos. Se você caiu nos charmes do revestimento amadeirado, esteja atento à manutenção de pisos de madeira. Dessa forma, será possível manter um cenário elegante e acolhedor sem gastar muita energia. Capriche!

Está construindo ou reformando a sua casa? Participe e deixe um comentário no post!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambientPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta