Além de buscar sempre se especializar na área e conhecer as tendências da arquitetura, é fundamental que os arquitetos tenham uma boa rede de fornecedores.
Aqui estamos falando de fornecedores, como lojas de materiais de construção e decoração, e também profissionais parceiros — engenheiros, designers e até mesmo mestres de obras e operários qualificados.
Tudo isso é importante para que se possa prestar um serviço de mais qualidade e que realmente encante os seus clientes. A pergunta que fica, no entanto, é: como formar uma boa rede de fornecedores?
Para responder a esse questionamento, listamos alguns tópicos. Veja!
8 dicas para arquitetos formarem uma boa rede de fornecedores
Confira uma lista com as melhores dicas para criar uma boa rede de fornecedores do seu escritório de arquitetura!
1. Estude o portfólio dos fornecedores
Antes de fechar alguma parceria, é importante estudar bem o portfólio de trabalhos dos fornecedores.
Se você está procurando por uma loja que venda artigos de decoração, por exemplo, considere pontos como fotos de ambientes projetados com seus itens e variedade de marcas disponíveis.
Caso a parceria seja com algum profissional, como engenheiro ou designer de interiores, procure pelo site ou redes sociais com suas informações. Também peça opiniões de colegas que já trabalharam com ele.
2. Avalie o tempo de mercado
Antes de firmar parcerias, avalie o tempo que a empresa ou profissional está no mercado. A experiência conta muitos pontos em relações comerciais.
É claro que os novatos também merecem uma oportunidade, mas trabalhar com quem já tem um nome conhecido pode agregar mais prestígio para os seus projetos.
3. Veja se o fornecedor cumpre os prazos
Quem trabalha com arquitetura sabe o quão importante é contar com fornecedores que cumpram os prazos, não é mesmo? Por menor que seja, qualquer atraso pode impactar negativamente todo o seu planejamento e cronograma de trabalho.
Antes de fechar com um fornecedor, verifique se ele tem facilidade em cumprir os prazos. De preferência, coloque isso em contrato para evitar dores de cabeça.
4. Considere a flexibilidade do fornecedor
Além de cumprir os prazos, é importante que os fornecedores do mercado da arquitetura sejam flexíveis. Isso porque um cronograma de obra pode sofrer influências externas, como as condições climáticas e imprevistos dos mais diversos tipos.
Pode ser que você precise, no meio do caminho, mudar os pedidos ou até mesmo solicitar mais materiais, como piso laminado e porcelanato para revestir o chão ou as paredes dos ambientes. Portanto, ele precisa estar aberto a essas mudanças.
5. Frequente eventos da área
Uma boa maneira de conhecer bons profissionais e empresas do campo da arquitetura é frequentando eventos da área. Feiras, congressos e palestras são uma excelente oportunidade para trocar cartões de visita e formar um grande networking.
Sem dúvida, vale muito a pena ficar de olho nos eventos do tipo que ocorrem na sua região e, assim, conseguir mais contatos de fornecedores para parcerias profissionais.
Também é possível participar de eventos virtuais, como as webinars. Nesses encontros on-line, você encontrará várias pessoas que poderão contribuir com os seus projetos.
6. Seja ativo nas redes sociais
Usar as redes sociais de forma estratégica é interessante não apenas para atrair novos clientes, mas também bons fornecedores para as suas criações.
O LinkedIn, por exemplo, é uma rede com fins profissionais e na qual você pode fazer conexões com engenheiros, arquitetos especialistas em outras áreas, empresas de arquitetura e designers de interiores.
Interagir com os perfis dessas pessoas é uma forma de construir uma grande rede de relações virtuais. Dessa forma, quando precisar encontrar fornecedores específicos, já saberá onde buscar.
7. Analise a reputação dos fornecedores
Antes de fechar uma parceria, é importante analisar a reputação dos fornecedores. Isso pode ser feito por diversas formas, como consultas on-line.
Caso você esteja pensando em comprar materiais de construção de uma determinada marca, consulte o nome da empresa em sites como o Reclame Aqui. Assim, poderá verificar se existem reclamações de outros clientes sobre ela.
Outra ideia interessante é olhar depoimentos que outros clientes deixaram sobre o produto ou serviço nas redes sociais.
8. Faça visitas aos fornecedores
Após ter realizado contatos on-line, também é interessante agendar visitas para conhecer os fornecedores pessoalmente.
Se você pretende comprar itens de decoração ou materiais de construção em uma loja especializada, não deixe de visitar o estabelecimento para conversar com os vendedores e verificar a forma como os produtos são armazenados.
A conversa pessoal possibilita uma negociação mais amigável, que pode resultar em melhores condições de pagamento para o seu cliente.
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