Você já ouviu falar em design biofílico? Essa é uma tendência muito forte entre arquitetos e designers, que a aplicam em projetos residenciais e corporativos.
Ao aplicar essa técnica, você desenvolverá projetos que valorizam o meio ambiente e melhoram a saúde e o bem-estar das pessoas. Siga a leitura para saber mais!
Descubra o que é o design biofílico
O termo “biofílico” vem de biofilia, palavra de origem grega que pode ser traduzida como o amor à vida ou aos seres vivos.
O design biofílico, portanto, pode ser definido como o uso de recursos e elementos na natureza em ambientes como residências e escritórios.
Veja como aplicar o design biofílico em projetos residenciais
Em projetos residenciais, o design biofílico é visto principalmente no uso de plantas, como nos jardins verticais. A localização estratégica de janelas e portas maiores também marcam esses ambientes.
Trazer esses elementos verdes para dentro de casa é uma excelente alternativa para tornar o ar mais puro e deixar os espaços mais frescos em dias de muito calor.
Quem mora em apartamento também pode contar com ambientes biofílicos. Afinal, é possível montar espaços com plantas em sacadas e varandas, por exemplo.
Entenda como aplicar o design biofílico em projetos corporativos
Nos ambientes corporativos, o design biofílico pode proporcionar uma verdadeira imersão na natureza para os colaboradores das empresas.
Para isso, é possível investir em paredes vivas, por exemplo. Plantas como as trepadeiras podem revestir as salas das empresas. Além de bonito, esse tipo de projeto é bastante funcional.
Confira quais são os principais benefícios do design biofílico
A prática do design biofílico em projetos residenciais e corporativos proporciona uma série de benefícios para os usuários dos espaços. Veja alguns dos principais.
Presença da natureza nos ambientes
Nas grandes cidades e nos centros urbanos, existem áreas onde a vegetação nas ruas é praticamente inexistente.
Nesse cenário, trazer a natureza para dentro de casa pode ser bem vantajoso, inclusive para a saúde dos usuários.
A tendência é que sejam reduzidos os problemas respiratórios e até mesmo os quadros de depressão.
Aumento da produtividade
Nas empresas ou no home office, os colaboradores tendem a ser mais produtivos quando estão em um ambiente que valoriza os recursos naturais.
Nesse contexto, os elementos que remetem à natureza podem até servir para estimular os processos criativos deles!
Iluminação e ventilação natural
Além de usar plantas, em um projeto com design biofílico é preciso aproveitar mais os recursos que vêm da rua, como a luz e o vento.
Grandes janelas e portas de vidro, assim como projetos de iluminação zenital, são comuns nos ambientes biofílicos. E isso é bastante benéfico para os moradores da residência ou os trabalhadores da empresa.
A biofilia é muito interessante e útil para os projetos contemporâneos. Aposte nesse conceito para conquistar mais clientes satisfeitos e belos cases de sucesso para o seu portfólio.
Continue a se inspirar! Leia agora o nosso artigo que apresenta os diferentes tipos de piso vinílico e mostra como eles podem ser utilizados nos seus projetos.