geometria-como-utilizala-em-seus-projetos-de-arquitetura.jpeg

Geometria: como utilizá-la em seus projetos de arquitetura?

O uso de geometria na arquitetura não é nenhuma novidade — afinal, desde os tempos do auge da Art decó e do modernismo as linhas puras e retas das figuras geométricas inspiram os profissionais da área.

Porém, as tendências costumam ter movimentos cíclicos e sempre quando voltam trazem algo de novo, de inusitado, ou pelo menos versões repaginadas do que já foi sucesso anteriormente.

Já que hoje estamos no auge da retomada da tendência do uso de figuras geométricas na arquitetura e decoração, vamos ensinar como utilizar esse recurso nos seus projetos! Continue a leitura e descubra!

Conheça os estilos de geometria na arquitetura

Os estilos de geometria na arquitetura são os mesmos daqueles lá das aulas de desenho e arte no colégio. Triângulos, círculos, quadrados, trapézios, hexágonos e todos os outros formatos já conhecidos.

Naturalmente que para serem integrados aos projetos de arquitetura e design de interiores é indispensável o cuidado para que a multiplicidade de formas não polua o visual, sobrecarregando o ambiente e resultando em efeitos indesejáveis.

Descubra as formas, padrões e cores que podem ser utilizados

Para entender o universo de possibilidades oferecido pelo uso das formas geométricas é preciso ir além e sair do conceito das formas mais básicas, como o retângulo ou o quadrado.

Na verdade, é necessário compreender que a tendência hoje ultrapassa a esfera dos objetos decorativos e está presente nos revestimentos e materiais de construção.

As cerâmicas e azulejos surgem com padrões esmaltados construindo cenários originais e surpreendentes, o porcelanato com formatos em relevo e os papéis de paredes com variados padrões e figuras — isso sem falar nos cobogós, que sozinhos são capazes de criar inúmeros efeitos geométricos.

As formas e padrões abrem espaço para o uso de cores vibrantes e alegres compondo espaços modernos e divertidos. Mas, mesmo que a proposta seja não abusar das nuances, ainda assim é possível investir em tons neutros e apostar em um estilo de decoração futurista, em preto, branco, cinza e alguns metálicos, por exemplo.

Saiba quais os elementos decorativos que podem reforçar essa tendência

Quando uma tendência está em alta é bastante comum vê-la surgir nos mais variados objetos e enfeites — o que é ótimo, já que essa oferta permite que com pequenos investimentos uma decoração seja totalmente renovada.

Assim, é possível conseguir um clima bastante arrojado com luminárias de metal em formatos geométricos. A cor cobre está bastante em evidência e aquece um pouco a frieza do metal.

Outras alternativas de decoração inspiradas nos estilos geométricos podem ser encontradas em tapetes, cortinas e almofadas, todos com esses padrões. Vale dizer que dependendo da maneira como as linhas e figuras são posicionadas cria-se um novo padrão que reproduz formas diferentes e inusitadas.

Além disso, o posicionamento das linhas e as cores usadas podem criar uma interessante sensação de movimento, o que proporciona um clima psicodélico para o espaço onde estão inseridas.

Contudo, é importante frisar que as formas geométricas se ajustam aos mais variados estilos e propostas de decoração, não se restringindo às versões mais modernosas. Mesmo uma decoração clássica pode ser atualizada e beneficiada com o uso sutil das formas geométricas na arquitetura.

Agora que você já sabe como utilizar a tendência de geometria na arquitetura e nos projetos de decoração, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

 

As principais tendências de decoração para 2018

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This