10 dicas de marketing pessoal para arquitetos que você precisa conhecer

8 minutos para ler

Você sabe qual é a imagem que as pessoas têm de você? Ter essa compreensão é essencial para que você possa se posicionar no mercado e garantir uma carteira de clientes cada vez mais qualificada.

O marketing pessoal é a forma de trabalhar ativamente para criar uma imagem condizente com o tipo de serviço prestado e com os clientes atendidos por um profissional. 

Para desenvolver esse tipo de ação, diversos fatores devem ser considerados, desde a forma como você se veste e do modo como você fala até as pessoas com quem conversa.

Parece difícil? Nós desmistificamos esse conceito pra você! Confira abaixo uma série de dicas de marketing pessoal para arquitetos que você precisa conhecer e aplicar em sua carreira.

Marketing para arquitetos: 10 dicas que você deve colocar em prática

As dicas que traremos a seguir versam por todas as esferas do marketing para arquitetos. Então, prossiga com a leitura e preste atenção nos pontos que levantaremos!

1. Cuide bem do seu visual

Já diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. O marketing pessoal é muito sobre como as pessoas enxergam você e, nesse ponto, a forma como você se apresenta conta muito.

A regra é estar de acordo com os clientes que atende. Você não vai querer atender clientes mais simples usando um terno super caro ou um cliente de alto padrão usando bermudas.

Vista-se de forma que a pessoa com quem está interagindo sinta que vocês estão no mesmo nível social e cultural.

2. Marque presença nas redes sociais

Hoje, as redes sociais são importantes para qualquer profissional, e o modo como você age nelas pode ajudar ou atrapalhar o seu marketing pessoal. 

Lembre-se que, nesse caso, não existe separação entre pessoal e profissional: tudo o que é escrito, curtido e compartilhado, independentemente da rede, diz algo sobre você.

Por isso, evite comentários polêmicos, preconceituosos e de cunho político ou religioso. Opte por compartilhar assuntos relacionados ao seu trabalho, curtir páginas que mostrem que você estuda e faça das redes sociais verdadeiras aliadas para o seu trabalho.

Saber quais redes escolher para marcar presença também é uma ideia das mais interessantes. O LinkedIn, por exemplo, é mais voltado para trocas profissionais e é ótima para você interagir com colegas da área e firmar parcerias profissionais.

Já para prospectar clientes, o Instagram e o Facebook são as redes mais recomendadas. Além de possibilitarem a criação de conteúdos de diversos tipos, como textos, fotos e vídeos, elas oferecem a possibilidade de criação de anúncios pagos.

As redes sociais também são uma excelente ferramenta para você construir o seu portfólio profissional. O Pinterest é um canal ótimo para isso! Publique fotos de seus projetos nessa rede e envie o link para as pessoas interessadas em saber mais sobre o seu trabalho.

3. Aja sempre com profissionalismo

As suas atitudes do dia a dia, especialmente as pequenas, são as que dizem para o mercado o tipo de profissional que você é. Por isso, respeite os clientes e fornecedores com quem se relaciona e cumpra tudo o que for combinado.

Também é muito importante estar atento aos horários marcados e ser sempre pontual. Evite fofocas, falar mal do concorrente ou ser rude ao lidar com as pessoas. Um sorriso pode abrir muitas portas e todos preferimos fazer negócios com quem confiamos.

4. Pratique o networking

Relacionar-se bem com as pessoas pode ajudar muito na sua carreira, especialmente no começo. Não perca a oportunidade de participar de cursos e eventos no qual possa encontrar profissionais relacionados ao seu mercado.

Além disso, esteja sempre aberto para conhecer novas pessoas e trocar experiências. É interessante também ter uma lista de pessoas importantes com quem você deseja se relacionar e trabalhar para criar situações para que isso aconteça.

Vale lembrar que o networking não precisa ser feito apenas em atividades presenciais. Cursos online, participação em webinars e até mesmo o uso das redes sociais, citado anteriormente, são formas de manter uma rede de contatos ativa.

5. Busque sempre por informação

Um bom profissional de arquitetura deve estar bem informado, já que você conversará com muita gente no seu dia a dia e não pode correr o risco de ser pego de surpresa.

Conhecer sobre o mundo da arquitetura é fundamental, mas não é o suficiente. Por isso, procure manter-se antenado ao que está acontecendo no mundo, especialmente em relação aos assuntos que interessam ao seu público-alvo.

Para isso, uma boa prática é ter o hábito de escolher um jornal de sua preferência e ler diariamente as principais notícias. Assistir a um telejornal na televisão também é uma alternativa, caso você prefira consumir conteúdos noticiosos nesse formato.

6. Fique atento à sua postura

Pode até parecer bobagem, mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença, quando o assunto é marketing pessoal. Por isso, é importante que você fique atento à sua postura ao interagir com os seus clientes e colegas de trabalho.

Algo que sempre deve ser feito é olhar nos olhos das pessoas com quem se está conversando. Isso demonstra que você está dando atenção e realmente está interessado naquilo que ela está dizendo.

Ficar de braços cruzados ou com as mãos no bolso durante uma apresentação também é algo que demonstra desleixo. Logo, sempre evite esse tipo de postura ao interagir com qualquer pessoa que seja.

7. Fique à disposição da mídia local

Uma boa dica de marketing para arquitetos é ter uma boa relação com jornais, revistas, portais de notícias, emissoras de rádio e TV, entre outros canais midiáticos da região em que você atua. Até mesmo um serviço de assessoria de imprensa pode ser contratado para ajudar nesse quesito.

Vira e mexe, os veículos de comunicação buscam arquitetos para participar de matérias e reportagens sobre planejamento urbano, dicas de decoração, orientações sobre organização de ambientes etc.

Nesse sentido, vale a pena estar à disposição desses canais! Ao dar uma entrevista para um jornal, por exemplo, você ganha visibilidade gratuita e isso ajuda a tornar o seu nome mais conhecido na comunidade.

8. Invista na sua identidade visual

A identidade visual compreende toda a parte de comunicação gráfica de um negócio. Para trabalhar o marketing pessoal para arquitetos, investir nisso é fundamental.

Com uma identidade visual bem-trabalhada, você terá um logotipo próprio e um completo guia com estudos de cores e grafismos para materiais publicitários.

Assim, poderá padronizar a fachada do seu escritório, seus perfis nas redes sociais, cartões de visita, catálogos de projetos e outros materiais institucionais ou de divulgação.

Para desenvolver uma identidade visual adequada e com base em estudos aprofundados no seu mercado, convém a contratação de um profissional especializado ou agência de marketing.

9. Conquiste a satisfação dos seus clientes

Para um arquiteto, não existe propaganda mais eficiente do que a satisfação dos clientes. Se você fez um bom trabalho para uma pessoa, certamente ela indicará os seus serviços para amigos, familiares, colegas de trabalho etc.

Isso tudo ajuda você a construir uma imagem positiva perante à comunidade em que você está inserido. Além disso, você pode solicitar depoimentos de clientes satisfeitos com o seu trabalho, para que isso seja ainda mais potencializado.

Se você publicar depoimentos em texto ou em vídeo de clientes satisfeitos em seu site ou redes sociais, certamente as chances dos visitantes contratarem os seus serviços serão maiores.

10. Tenha parceiros estratégicos

Quando você tem parceiros estratégicos, também está desenvolvendo o seu marketing pessoal. 

Sabe aquele ditado que fala: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”? É bem por aí que funciona o marketing pessoal.

Se você fizer parcerias com boas marcas e trabalhar com produtos e parceiros que são referência no mercado, o seu nome será impulsionado de forma positiva. 

A GF Premium, por exemplo, é uma referência no mercado da arquitetura! Afinal, fornecemos carpetes, cortinas, persianas, papéis de parede, molduras, pisos, revestimentos de parede e tapetes de excelente qualidade.

Logo, se tornar um profissional parceiro da GF Premium é também uma boa forma de praticar o marketing para arquitetos.
Quer saber mais sobre os nossos produtos e serviços? Então, acesse o nosso site! Temos a certeza de que gostará muito de conhecer a nossa empresa e ser nosso parceiro.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário