Tendências para 2024: 7 cores, conceitos e materiais que estão em alta

6 minutos para ler

Profissional da Arquitetura, você já está por dentro das tendências para 2024? Como você sabe, isso é importantíssimo para desenvolver projetos alinhados com o momento atual, assim como o que é vontade do público-consumidor:

Então, recomendamos que continue conosco para conhecer as cores e os materiais que estarão em alta nos próximos meses. A ideia é apresentar insights sobre como incorporá-los de maneira eficaz em seus projetos. Continue com a gente!

1. Peach Fuzz: cor do ano Pantone está entre as maiores tendências para 2024

Peach Fuzz, a cor Pantone de 2024, é uma escolha que reflete a profundidade e a complexidade dos nossos tempos. Como uma tonalidade de pêssego delicada e aveludada, ela transmite uma sensação de nutrição e cuidado, essencial em um mundo que anseia por conexão e calor humano. 

Selecionada pelo Pantone Color Institute, liderado por Leatrice Eiseman, a Peach Fuzz representa muito mais do que uma tendência estética; é um símbolo do desejo coletivo por proximidade, conforto e uma vida mais humanizada.

O tom suave, com sua aura cativante, enriquece a mente, o corpo e o espírito, oferecendo um refúgio sereno das agitações do dia a dia. Ele tem uma elegância sutil e modernidade, que fazem com que seja incrivelmente versátil, adaptando-se com facilidade tanto a espaços contemporâneos quanto a ambientes clássicos. 

2. Lugar de Afeto: cor de 2024 das Tintas Coral

A cor do ano de 2024 escolhida pela Tintas Coral é “Lugar de Afeto“, um tom rosa acinzentado. 

A escolha reflete uma busca por equilíbrio, reavivando memórias afetivas e promovendo sentimentos de paz interior, contentamento e pertencimento. 

Essa tendência é influenciada pela nostalgia dos anos 1970 e pelas reflexões sobre bem-estar e autocuidado, características marcantes do período pós-pandemia. 

A cor “Lugar de Afeto” simboliza um retorno ao conforto e à serenidade, alinhando-se com a tendência atual de criar espaços que proporcionam segurança emocional e física.

3. Brazilcore: cultura brasileira em alta no mundo da Arquitetura

Em 2023, a cantora Anitta chegou ao topo das paradas musicais de todo o mundo com o seu hit “Envolver”. A música da artista brasileira ficou por semanas como a mais ouvida pelos usuários da plataforma Spotify.

Mas o que isso tem a ver com arquitetura? Tudo a ver! Conforme mostra um estudo realizado pela Portobello, a ascensão global da popstar brasileira é um dos principais fatores impulsionadores do Brazilcore.

O Brazilcore é uma tendência que valoriza a estética e a cultura brasileira, destacando-se especialmente nas cores da bandeira nacional. Ele surgiu como uma forma de ressignificar os símbolos nacionais, desassociando-os de conotações políticas, e ganhou força internacionalmente por meio de influenciadores e grandes marcas. 

Na arquitetura, essa tendência pode ser implementada a partir do uso de cores vibrantes, elementos que remetem à cultura brasileira, e um design que reflete a alegria e a diversidade do país. 

O Brazilcore na arquitetura pode ser uma forma de celebrar a identidade brasileira, incorporando elementos locais e criando espaços que refletem o espírito vibrante do Brasil.

4. Gótico sertanejo: design vintage americano ganha adeptos

O gótico sertanejo, uma fusão do design vintage americano com tonalidades escuras, está se destacando nas tendências de decoração e design. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Pinterest e divulgada pela revista Cláudia.

Tal estilo evoca uma atmosfera de faroeste, e a pesquisa indica um crescente interesse das gerações Z e boomers em itens de decoração que reforçam esse tema. São exemplos: peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy. 

Pisos de madeira são exemplos de materiais que podem ser usados para quem deseja adotar esse estilo mais rústico na decoração.

5. Valorização do meio ambiente com materiais sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais influenciando o design e a arquitetura, impulsionando a criação de projetos mais sustentáveis e ecologicamente conscientes. 

Essa tendência inclui o uso de materiais reciclados e energias renováveis, refletindo um esforço crescente em direção à sustentabilidade. 

O movimento em direção a práticas mais verdes na arquitetura e no design é uma resposta direta ao crescente reconhecimento da importância de proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade para as futuras gerações.

A Arquitetura Bioclimática, que busca criar espaços que maximizem o conforto humano, aproveitando os recursos naturais disponíveis no ambiente, é um exemplo desse tipo de abordagem.

6. Inserção de novas tecnologias, IA e IoT

A inserção de novas tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) em projetos de arquitetura está revolucionando a forma como os espaços são desenhados e gerenciados. 

Essas tecnologias permitem a criação de ambientes mais inteligentes, interativos e adaptáveis às necessidades dos usuários. 

Por exemplo, cortinas motorizadas controladas por IA podem ajustar automaticamente a luz e a temperatura de um ambiente, contribuindo para maior conforto e eficiência energética. 

A integração de IA e IoT em projetos de arquitetura representa um passo significativo em direção a edificações mais sustentáveis, eficientes e centradas no usuário.

7. Paisagismo no centro das atenções

O paisagismo está se destacando como uma tendência importante de decoração para 2024. A ênfase está na valorização da natureza e inovação, criando espaços que promovem bem-estar e conexão com o ambiente natural. 

As tendências emergentes incluem o uso de plantas nativas, jardins naturalistas e perenes, e a incorporação de elementos de design moderno, como pisos e tetos vinílicos.

Tal abordagem não apenas melhora a estética dos espaços, mas também traz benefícios para a saúde e o humor. Com a jardinagem e o paisagismo, existe uma oportunidade de criar ambientes mais imersivos e harmoniosos, valorizando a biodiversidade e a sustentabilidade.

Agora que você conhece as tendências para 2024, é hora de começar a se inspirar nela para desenvolver projetos incríveis. Também aproveite para dar uma olhada em nosso artigo com dicas para captar mais clientes na Arquitetura e ter um ano bastante próspero e lucrativo. 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário