Teto vinílico: 4 dúvidas respondidas sobre o revestimento

5 minutos para ler

Teto vinílico: esse é um tipo de revestimento que está dando o que falar nos projetos de arquitetura e design de interiores.

Trata-se de uma opção com beleza inquestionável, que leva praticidade para os usuários e tem baixo custo, quando comparado a outras opções de revestimento para tetos.

Como o teto vinílico é uma tendência relativamente recente, é comum que boa parte dos profissionais da decoração ainda não tenham muito conhecimento sobre ele. 

Neste conteúdo, pretendemos esclarecer as principais dúvidas que arquitetos, designers e o público geral têm sobre o produto. Continue a leitura e confira!

1. O que é teto vinílico?

O teto vinílico é um revestimento para tetos feito com material vinílico e aditivos. Ele é composto por três camadas que formam desenhos e texturas, dando mais charme e beleza para os ambientes.

Os desenhos e as texturas são impressos no material por meio de um moderno sistema de impressão 3D, que permite acabamentos incríveis para o material.

No mercado há várias opções de desenhos e texturas de teto vinílico, reproduzindo materiais como madeira, concreto, entre outros. Vale a pena conferir, tendo em vista que há possibilidades para todos os estilos decorativos.

2. Como é feita a instalação do teto vinílico?

Para instalar o teto vinílico é importante ter alguns cuidados para não danificar o produto. Recomenda-se a contratação de um instalador profissional, que tenha a expertise necessária para realizar esse trabalho.

Basicamente, a instalação do teto vinílico é feita em três etapas:

  1. O teto vinílico é preso ao teto com o auxílio de uma estrutura de sustentação;
  2. Os perfis do teto são encaixados com perfis do tipo macho e fêmea;
  3. Os locais onde há encontro das placas são fixados com parafusos, para evitar a soltura.

É importante frisar que a instalação do teto vinílico é rápida, prática e sem qualquer tipo de sujeira no ambiente. Ou seja, ela pode ser feita até mesmo em ambientes onde já há pessoas residindo. 

3. Quais são as principais vantagens do teto vinílico?

Considerado por muitos como o teto do futuro, o teto vinílico se destaca por uma série de vantagens. Reunimos algumas das principais delas. Veja:

Leveza

Estima-se que o teto vinílico seja até 15 vezes mais leves que outros materiais utilizados para a mesma finalidade, como o gesso e a madeira.

Tal característica facilita muito para o transporte do material e também para a aplicação nos ambientes. 

Resistência

O teto vinílico é totalmente resistente contra a umidade, aos fungos e aos cupins. Ou seja, o usuário não terá qualquer tipo de problema com esses agentes, que estragam as estruturas de gesso e madeira.

Sendo assim, o produto tem uma alta durabilidade e não exige uma manutenção constante por parte dos usuários.

Proteção antibacteriana

A proteção antibacteriana é mais uma das grandes vantagens do teto vinílico. Além de não acumular bactérias que estragam para o produto, também se evita a proliferação de doenças nos ocupantes do espaço.

Ou seja, o teto vinílico contribui até mesmo para que os moradores das residências tenham mais saúde e qualidade de vida.

Propriedade antichamas

O material utilizado para fabricar o teto vinílico é classificado na categoria IIA do Corpo de Bombeiros.

Trata-se de um material com propriedades antichamas e que apresenta resistência no caso da ocorrência de incêndios no ambiente.

Ampla variedade de modelos

Há vários modelos de teto vinílico, com cores e desenhos que se encaixam bem em qualquer tipo de ambiente.

Você pode escolher opções que reproduzem diferentes tipos de madeira, concreto, texturas etc. 

Sendo assim, o produto pode ser aplicado em qualquer tipo de ambiente, como cômodos de residências, áreas externas, estabelecimentos comerciais, espaços empresariais etc.

Produto sustentável

O teto vinílico também é um produto 100% reciclável e que não gera qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.

Se algum dia o produto for removido por conta de uma reforma, por exemplo, basta descartá-lo em um ecoponto da sua cidade ou até mesmo doar para alguém que trabalha com reciclagem.

4. Como limpar o teto vinílico?

O teto vinílico também se destaca pela facilidade de limpeza e manutenção. Semanalmente, recomenda-se uma limpeza superficial, utilizando uma vassoura com cerdas finas ou um rodo enrolado em um pano macio.

O objetivo dessa limpeza cotidiana é fazer a remoção da poeira, teias de aranha e outras sujeiras que por algum motivo tenha aderido ao teto.

A cada dois ou três meses pode ser feita também uma limpeza mais pesada, utilizando água e detergente neutro. Para isso, um pano deve ser umedecido e passado sobre a superfície.

Mas, atenção: apenas água e detergente são suficientes para limpar o teto vinílico. Não utilize água sanitária, removedores e outros produtos de limpeza, tendo em vista que eles podem danificar o material.

Como você pode perceber, contar com um teto vinílico é uma ótima alternativa para os mais diversos tipos de ambientes. Então, não deixe de incluí-lo em seus projetos para oferecer essa solução inovadora para os seus clientes.

Na GF Premium, você encontra os melhores tetos vinílicos. Acesse o nosso site e confira agora mesmo! E, caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco, estamos à sua disposição!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário