5 prós e contras de ter uma cozinha americana em casa

4 minutos para ler

Quem gosta de cozinhar e ao mesmo tempo conversar com os amigos provavelmente já pensou em instalar uma cozinha americana em casa. Elas não têm paredes e se agregam muito bem a um ambiente maior, como a sala de visitas ou uma sala de jantar, por exemplo.

Assim, você pode conversar com seus convidados enquanto prepara aperitivos, sem se sentir isolado. No entanto, esse tipo de ambiente apresenta alguns prós e contras que valem a pena ser considerados antes de inserir a proposta em seu projeto.

Quer saber quais são eles? Basta continuar lendo esse post. Aqui nós reunimos 5 vantagens e desvantagens desse tipo de cozinha, confira!

1. A maior interação com os amigos

A primeira vantagem de instalar uma cozinha americana na sua casa é interagir com seus convidados enquanto prepara o jantar ou os aperitivos. Para quem gosta de receber pessoas é realmente importuno ficar isolado em uma cozinha tradicional, enquanto as pessoas interagem na sala, por exemplo.

Assim, ao integrar os dois ambientes, além de conversar com convidados enquanto trabalha na cozinha, você ainda pode comer, tomar um vinho e socializar com a família durante o preparo das refeições.

2. A ampliação dos ambientes com uma cozinha americana

Com espaços cada vez mais limitados nas cidades, quanto menos paredes, maior o ambiente vai parecer. Dessa forma, fazer uma cozinha americana é uma boa ideia para otimizar a área, pois como não há paredes para delimitar o ambiente, o resultado é a aparência de que o cômodo é mais amplo. E isso é uma grande vantagem, especialmente dentro de apartamentos.

A cozinha americana pode ainda trazer uma meia parede ou bancada para demarcar cada ambiente, mas sem impedir a integração. Tudo vai depender da disposição da planta do imóvel.

3. A maior liberdade para se movimentar

Outra vantagem da cozinha americana é poder se movimentar com mais liberdade. Afinal, a menos que a sua cozinha seja muito grande, normalmente as cozinhas de apartamentos e casas menores não permitem que você circule tão bem no local. Chamar alguém para secar a louça ou descascar batatas, então, nem pensar!

Já com um conceito aberto, isso não acontece. Como o ambiente está integrado, além de ser mais fresco, sempre há espaço para realizar atividades em conjunto e se movimentar com mais fluidez no ambiente.

4. Os grandes problemas com odores

Essa é a primeira desvantagem desse tipo de cozinha. Se você precisa cozinhar diariamente e faz pratos que exalem fumaça ou respinguem gordura isso pode ser um problema. Afinal, mesmo que você tenha uma coifa, é provável que toda a casa fique engordurada e com cheiro de comida.

Com isso, você terá que aprender a lidar com o cheiro de tempero, fumaça e gordura nas roupas e estofados. E ainda limpar os móveis com regularidade para que não fiquem engordurados demais.

5. O provável incremento da bagunça

Outra parte ruim de ter uma cozinha americana em casa é a bagunça. Como não há divisórias, não tem como fechar a porta e deixar para resolver o problema em outro momento. Se você deixar a louça suja, suas visitas vão notar a confusão e o mal cheiro quando chegarem na sua residência, certo?

Assim, você precisará ser bem mais organizado para não ter que ficar encarando a louça para lavar ou se livrar dos mosquitos enquanto assiste televisão.

É possível passar horas elencando os prós e contras sobre a ideia de adicionar uma cozinha americana no seu projeto. Entretanto, o que vai ser realmente determinante é o seu gosto pessoal e estilo de vida. Se a sua casa for pequena e você gosta de ter um ambiente agradável para cozinhar e interagir com as pessoas, com certeza vai adorar essa proposta.

No entanto, se você costuma cozinhar várias vezes por dia alimentos que deixam cheiro e engordurem a casa, mas não tem tempo de arrumar a bagunça logo em seguida, talvez deva repensar a ideia de investir em uma cozinha americana.

E então, quer ficar por dentro de mais dicas para a sua casa? Continue com a gente e entenda mais sobre decoração tumblr.

[eBook] DECORANDO A CASA NOVAPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta