7 inovações tecnológicas para arquitetos 7 inovações tecnológicas para arquitetos

7 inovações tecnológicas para arquitetos

5 minutos para ler

Acompanhar as inovações para arquitetos é algo que deve ser feito constantemente pelos profissionais da área. Afinal, ao conhecer as novidades do segmento, é possível apresentar soluções modernas para os clientes e conquistar mais espaço no mercado.

Diante desse cenário, é importante que você sempre busque se atualizar como profissional — e nós estamos aqui para te ajudar! Prossiga com a leitura e conheça 7 tendências tecnológicas na arquitetura:

Inovações para arquitetos: veja 7 tendências para os próximos anos

Atualmente, as inovações para arquitetos estão bastante relacionadas às novas tecnologias e à sustentabilidade. Fizemos um compilado com as principais delas. Veja!

1. Impressão 3D

As impressoras 3D estão ganhando popularidade nos escritórios de arquitetura. Por meio desse equipamento, é possível imprimir qualquer tipo de peça que o arquiteto possa imaginar.

A ideia é que você possa reproduzir maquetes ou protótipos de móveis que serão usados na decoração dos ambientes, por exemplo. Assim, fica mais fácil para o cliente ter uma noção clara sobre o que você pretende em cada projeto.

2. Live Tour

A live tour é um recurso muito interessante e serve para que os arquitetos possam mostrar os espaços prontos e decorados para os seus clientes, mesmo sem todos estarem presencialmente no mesmo local.

Esse tipo de evento online permite a participação de diversos usuários ao vivo durante o trajeto. Também há a possibilidade de oferecer liberdade de navegação ao cliente, na mesma tela visualizada.

Com a live tour, você mantém a mesma possibilidade de interações de uma visita presencial. Por isso, é uma das grandes inovações para arquitetos: o proissional pode otimizar um trabalho que demanda muito mais tempo e recursos financeiros quando feito presencialmente.

3. Materiais e alternativas sustentáveis

As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Isso se reflete em diversos segmentos da sociedade, como a arquitetuta.

Diante dessa necessidade, os profissionais devem buscar sempre por materiais e alternativas mais sustentáveis para reduzir o desperdício e o consumo.

Entre outros exemplos, estão os dispositivos usados para a reutilização da água, que podem ser colocados nos projetos para poupar o recurso natural.

4. Internet das coisas

Os ambientes automatizados, que antes pareciam coisa de filme, agora já são realidade. Muito disso se deve à internet das coisas, ou seja, aos objetos que podem ser conectados.

Os arquitetos podem usar essa tecnologia para inserir, por exemplo, lâmpadas com acionamento por voz ou sensor de presença, cortinas que abrem e fecham por comandos no celular e sistemas de irrigação acionados de acordo com as características momentâneas do solo.

São inúmeras as aplicações que a internet das coisas proporciona para que as casas fiquem modernas e agradem ao perfil do cliente atual, que está cada vez mais interessado em novas tecnologias.

A tendência é que, com o surgimento e uso da internet 5G, que tem muito mais velocidade e qualidade de conexão, as casas automatizadas fiquem mais acessíveis ao consumidor médio. Logo, não são apenas os arquitetos de alto padrão que devem se preocupar com isso, mas sim profissionais que atendem a clientes de todos os segmentos e classes.

5. BIM

O Building Information Modeling (BIM) é um processo de criação do modelo virtual da edificação. Por meio dessa ferramenta, diversos profissionais podem colaborar durante o planejamento, execução e operação das obras.

Com o BIM, o trabalho do arquiteto é facilitado, além de possibilitar maior interação com outros profissionais, como engenheiros e designers de interiores. Todos trabalham na mesma plataforma e podem ter uma visão mais ampla dos projetos.

Vale lembrar que o BIM não é um software, mas sim uma metodologia que facilita o processo da construção. De forma básicas, podemos defini-lo como um método de trabalho organizado e útil, que reúne todas as informações de uma obra com o auxílio de ferramentas digitais.

6. Móveis compactos e multifuncionais

Entre as inovações para arquitetos também estão os móveis compactos e multifuncionais. Com o home office se popularizando por conta da pandemia da Covid-19, eles se tornaram uma necessidade.

A tendência é que os profissionais de arquitetura tenham que desenvolver ou buscar por móveis que possam ser usados para diferentes funcionalidades. Uma mesa de cozinha pode se transformar num espaço para home office, por exemplo. A versatilidade é fundamental nesse tipo de mobília.

O objetivo dos móveis compactos e multifuncionais é fazer com que os usuários dos espaços possam dar a utilidade que necessitam no momento a cada um deles. Assim, uma mesa pode servir para fazer refeições em alguns momentos e como escrivaninha de trabalho em outras. Tudo é adaptado!

7. Presença da natureza

Anteriormente falamos sobre os materiais e as alternativas sustentáveis nos projetos. Seguindo essa tendência, a natureza vem diretamente para dentro de casa como uma resposta ao isolamento social.

As flores e folhagens, por exemplo, ganham destaque nos projetos e não apenas em jardins, mas também na decoração de salas, corredores e outros espaços amplos nas residências.

Logo, entender mais sobre o paisagismo e suas aplicações é algo muito recomendado para os arquitetos que querem se manter competitivos no mercado.

Gostou da nossa lista de inovações para arquitetos? Acompanhar essas novidades é muito importante para que você possa ter mais resultados positivos na sua carreira e sempre esteja alinhado com as necessidades dos clientes atuais.

Em nosso blog, temos mais conteúdos interessantes para você! Leia agora o nosso artigo que reúne 10 dicas de empreendedorismo importantes para o mercado de arquitetura. Ele traz muitas informações relevantes para acompanhar!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário