Realizar um bom trabalho não é suficiente para ter sucesso na carreira! É preciso que você invista em formas para divulgar o seu trabalho e ser mais conhecido em seu meio de atuação. É por isso que o marketing para arquitetos se mostra tão relevante.
Existem muitas estratégias que podem ser feitas, que envolvem desde a criação da marca até a produção de conteúdo para as redes sociais. Prossiga com a leitura e saiba mais!
Marketing para arquitetos: por que investir?
Até alguns anos atrás era comum que muitos arquitetos sobrevivessem apenas pelo nome que conquistaram, principalmente em cidades menores.
Porém, isso é algo que vem mudando e, hoje em dia, é praticamente impossível construir um “nome” na arquitetura sem investir em marketing para arquitetos.
Para conquistar novos clientes é importante que você invista em meios que tornem o seu nome conhecido e também para estar onde os consumidores estão.
Com as estratégias de marketing digital, por exemplo, ficará mais fácil de o seu negócio ser encontrado por clientes que fazem buscas sobre serviços de arquitetura no Google.
São pontos como esse que justificam a necessidade em investir no marketing para arquitetos para ter mais resultados positivos no seu negócio e conquistar relevância no mercado.
5 dicas de marketing para arquitetos
Como você pode perceber, o marketing para arquitetos é muito importante para que você conquiste melhores resultados em sua carreira e também novos clientes.
Por isso, listamos uma série de dicas e boas práticas que podem ser colocadas em prática para explorar melhor o seu marketing. Veja, a seguir!
1. Crie uma identidade visual
A identidade visual pode ser definida como o conjunto de elementos visuais que compõem uma marca.
Ou seja, ela não se limita apenas ao logotipo, mas também a uma série de grafismos, tipografia e outros recursos que são usados nas comunicações visuais.
É importante que você tenha um manual de identidade visual da sua marca, para que as cores e fontes sejam sempre usadas de forma padrão e gerem identificação no público.
A identidade visual deve ser usada em todos os seus materiais de marketing e comunicação, como fachada do escritório, cartão de visita, folders, site, posts nas redes sociais etc.
2. Tenha um site completo e responsivo
Para começar uma estratégia de marketing digital eficiente, é fundamental que você tenha um site completo. Na página, você não pode deixar de divulgar informações úteis para os clientes, como o endereço, telefone, e-mail, entre outras formas de contato para quem tiver interesse em contratar os seus serviços.
O site também pode ter um espaço dedicado para divulgar as fotos de projetos que você já desenvolveu. Caso consiga, também é uma boa ideia inserir depoimentos de clientes que já confiam em seu trabalho.
Ainda sobre o site, é muito importante que ele seja responsivo, ou seja, se adapte bem a qualquer tipo de tela. Dessa forma, não importa se o usuário está acessando a página em um computador, um notebook, um celular ou por qualquer outro dispositivo, ele sempre terá uma boa experiência.
Além disso, o Google prioriza os sites responsivos para mostrar resultados quando as pessoas fazem buscas na plataforma de pesquisa.
3. Invista no marketing de conteúdo
A produção de conteúdo é uma das mais poderosas estratégias para conquistar clientes na internet. Para isso, é bem interessante que você tenha um blog, que pode até mesmo ficar em uma aba do seu site.
No blog, você pode publicar artigos que sejam interesse do seu público. Podem ser trazidas dicas de decoração de ambientes, como economizar em projetos de arquitetura etc.
Além dos blogposts, você também pode criar conteúdos em formato de imagem ou vídeo para as suas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, entre outras.
4. Use as redes sociais para se relacionar com os clientes
As redes sociais não devem ser usadas apenas para publicar conteúdos, mas também para se relacionar com os seus seguidores. Os canais estão cada vez mais interativos e você deve tirar o máximo de proveito disso.
No Instagram, por exemplo, você pode abrir uma caixinha de perguntas nos stories e responder a dúvidas sobre decoração e arquitetura. Essa é uma boa maneira de se aproximar dos seguidores e firmar o seu nome como um especialista em sua área.
5. Aposte no e-mail marketing para nutrir leads
No marketing, lead é o nome dado para possíveis clientes, ou seja, pessoas que estão interessadas em contratar os seus serviços. Para transformá-los em clientes, é interessante iniciar um trabalho chamado de fluxo de nutrição.
O e-mail marketing é uma excelente estratégia para nutrir leads. A ideia é que você consiga o endereço de e-mail dos leads, por meio do preenchimento de um cadastro para obter um material gratuito, por exemplo.
A partir disso, comece a enviar conteúdos que nutram os leads de informações. Ao final do ciclo, faça uma oferta para que eles possam contratar os seus serviços. Dessa forma, os seus possíveis clientes já estarão “educados” e as chances de conversão serão maiores.
Todas essas estratégias de marketing para arquitetos certamente contribuirão para que você construa um nome forte no mercado e conquiste muitos clientes. É claro que dar conta de tudo sozinho é praticamente impossível. Por isso, é muito recomendado que você contrate profissionais da comunicação que possam ajudar em todo esse processo.
E aí, tudo certo para melhorar o marketing do seu negócio? Se especializar em uma área também é uma maneira de conquistar mais espaço e renome do mercado. Uma opção é a arquitetura corporativa. Leia o nosso artigo que fala sobre essa especialização.