arquitetura corporativa arquitetura corporativa

Quais as vantagens de se especializar em arquitetura corporativa

5 minutos para ler

A especialização em arquitetura corporativa vem sendo cada vez mais procurada pelos arquitetos. Isso se justifica pela grande busca por esse tipo de profissional no mercado, além de diversas outras vantagens que a área proporciona.

A arquitetura corporativa pode ser definida como aquela que cria espaços funcionais e esteticamente alinhados aos valores e às imagens de uma empresa. Logo, o profissional dessa área deve ser um profundo conhecedor do negócio da companhia.

Os escritórios de uma empresa familiar e bem conservadora não podem ter o mesmo estilo que uma startup liderada por jovens descolados, por exemplo.

É nesse sentido que o arquiteto corporativo deve atuar, ou seja, captando a identidade e a cultura das organizações e usá-las como base para a composição de ambientes.

Arquitetura corporativa x arquitetura residencial: entenda as diferenças

A principal diferença entre a arquitetura residencial e a corporativa é simples: a primeira se volta para projetos residenciais e a outra para espaços empresariais.

Quando um arquiteto é contratado para projetar uma casa ou apartamento, ele precisa antes conhecer as pessoas que moram no local.

Assim, entenderá mais sobre as necessidades específicas e gosto dos moradores, para que saiba como proceder na ambientação de cada cômodo da residência.

Nos projetos corporativos é preciso ir mais além. Compreender as necessidades dos colaboradores de cada setor da empresa, obviamente, é importante.

Porém, a arquitetura também precisa imprimir a identidade visual e a cultura da empresa. A escolha do estilo dos móveis, as cores das tintas das paredes, os tipos de revestimento, entre outros itens devem ser totalmente alinhados com os valores da organização.

Em projetos para empresas maiores, além de entrevistar os diretores da companhia, o arquiteto também deve buscar um alinhamento com os departamentos de marketing e relações públicas.

Afinal, são essas áreas as responsáveis pela imagem da empresa, que deverá ser representada pelo arquiteto nos ambientes.

5 vantagens de se especializar em arquitetura corporativa

Investir em uma especialização em arquitetura corporativa pode ser um bom caminho para os arquitetos. Geralmente, quem aposta nessa carreira conquista bons resultados, caso consiga desenvolver um trabalho que se destaque.

Veja, a seguir, algumas das principais vantagens de se especializar em arquitetura corporativa!

1. Existem pós-graduações em arquitetura corporativa em diferentes níveis

Nas faculdades, é possível encontrar cursos de pós-graduação em arquitetura corporativa em diferentes níveis.

As especializações são indicadas para que os arquitetos tenham uma visão ampla sobre o mercado corporativo, entendam mais sobre marketing, branding, ergonomia e outros conceitos importantes.

Para quem deseja atuar na pesquisa e na docência, há cursos de mestrado e doutorado na área. Eles são indicados para quem, além de trabalhar na área, pensa em ser professor e preparar outros profissionais para trilhar esse caminho.

2. Você poderá atuar em projetos de grande porte

O arquiteto corporativo pode atender empresas de todos os tamanhos, desde um escritório de um profissional liberal até as grandes multinacionais.

No entanto, a maior parte das empresas que buscam arquitetos especialistas nessa área são de grande porte. Isso garante projetos mais robustos, que levam mais tempo para serem realizados e proporcionam mais ganhos, em dinheiro e experiência, para os profissionais.

3. A área proporciona economia e ganhos para as empresas

Para as grandes empresas, investir em arquitetura corporativa permite que os gastos sejam otimizados e também ajuda na obtenção de lucros.

O especialista em arquitetura corporativa sempre busca meios para que os projetos sejam mais sustentáveis. É possível desenvolver edificações em que a luz do sol pode ser explorada, por exemplo, para otimizar os gastos com energia elétrica.

Além disso, com projetos mais sustentáveis, as empresas podem investir no chamado marketing verde, algo que é muito valorizado pelos consumidores.

Logo, a divulgação das estratégias verdes da empresa podem trazer mais clientes e, consequentemente, mais lucros.

Todos esses benefícios fazem com que as companhias despertem o interesse em investir em projetos de arquitetura corporativa.

4. O seu trabalho impactará o bem-estar e a produtividade dos funcionários das empresas

Não é novidade para ninguém que as pessoas que trabalham mais confortavelmente ficam mais satisfeitas em seus empregos. Nesse sentido, o arquiteto corporativista pode atuar desenvolvendo ambientes mais agradáveis para os funcionários das empresas.

Inclusive, em parceria com engenheiros e médicos do trabalho, você poderá desenvolver ou escolher móveis e estações de trabalho que proporcionem mais saúde e bem-estar dos colaboradores.

5. Você poderá atuar em projetos muito específicos

Se você é do tipo de profissional que gosta de se desafiar, a arquitetura corporativa pode ser uma excelente área para escolher. Afinal, você praticamente nunca terá projetos parecidos um com o outro.

Em um dia você estará projetando um ambiente para uma indústria, que precisa comportar grandes máquinas, por exemplo, e no outro um hospital, que deve ser confortável para os pacientes e seus acompanhantes.

Ou seja, é necessário um alto grau de especialização para tocar projetos tão distintos e isso é muito bom para quem gosta de se desafiar como profissional. Com toda a certeza, você nunca se sentirá entediado ou pensando que está fazendo sempre a mesma coisa.

Em resumo, se você gosta de trabalhos mais complexos, se interessa pelos temas do meio empresarial e sente que tem habilidade para expressar marcas e conceitos em projetos, a arquitetura corporativa é para você. Invista nessa carreira e tenha certeza de que conquistará o sucesso profissional.
Fique com a gente e leia agora o nosso artigo que fala sobre a neuroarquitetura, um conceito bem interessante para aplicar em seus projetos.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário