Neuroarquitetura: entenda o que é e como aplicar em seus projetos

6 minutos para ler

Só quem trabalha como arquiteto sabe como essa área é bastante dinâmica. Afinal, há sempre uma nova tendência ou abordagem em alta e os clientes exigem a aplicação dessas técnicas em seus projetos. O assunto da vez é a neuroarquitetura. Já ouviu falar dela?

Se a neuroarquitetura é uma novidade para você, não se preocupe! Vamos explicar tudo sobre essa nova corrente, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Dessa forma, será possível aplicar esse conceito em seus projetos e impactar os seus clientes de forma positiva.

Pronto para desvendar tudo sobre o assunto? Então, siga a leitura!

Entenda o que é neuroarquitetura e como aplicá-la em seus ambientes

A neuroarquitetura é uma disciplina que estuda a neurociência aplicada aos projetos de arquitetura. A ideia é que os pressupostos científicos do funcionamento do cérebro humano sejam usados nos ambientes.

Nesse sentido, os arquitetos podem usar os gatilhos desvendados pelos neurocientistas que ativam certas regiões do cérebro. Cores, texturas e iluminações estratégicas são exemplos disso.

Esses gatilhos foram descobertos pelos neurocientistas a partir de uma série de estudos e análises de exames feitos em cérebros de pacientes, como os eletroencefalogramas.

Atualmente, a neuroarquitetura ganha popularidade em todo o mundo, impulsionada pela pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social.

Como as pessoas passam muito mais tempo em suas residências agora, elas querem ter boas sensações enquanto estão em casa. É aí que a neuroarquitetura encontra campo, com projetos de reformas e planejamento de novos ambientes.

Por conta dessa tendência, várias faculdades e universidades já oferecem cursos de pós-graduação em neuroarquitetura. Para quem deseja conhecer a ciência mais a fundo, vale a pena buscar mais informações a respeito.

Confira os pontos que podem ser explorados em um projeto de neuroarquitetura eficiente

O tema neuroarquitetura pode até parecer complexo em um primeiro momento. No entanto, na prática, tudo funciona de forma muito mais simples do que você imagina.

Em suma, a neuroarquitetura visa melhorar a qualidade de vida nas residências. Além disso, ela pode ser aplicada em ambientes corporativos, escolas, hospitais e diversos outros locais.

Um segmento que aposta muito na neuroarquitetura, inclusive, é o das empresas em que os colaboradores devem ter gatilhos de criatividade acionados, como é o caso dos estúdios de design e das agências de publicidade.

A seguir, reunimos uma série de pontos que podem ser explorados em um projeto de neuroarquitetura. Confira!

Layout

A forma como realizamos as tarefas do dia a dia muitas vezes está relacionada com a maneira como os móveis e objetos estão organizados no espaço.

Um dos princípios da neuroarquitetura é fazer com que o ambiente seja projetado para atender melhor às necessidades do usuário e fazer com que ele tenha uma rotina mais produtiva.

Em uma cozinha, por exemplo, os eletrodomésticos e utensílios devem ser organizados em forma lógica de uso. Dessa forma, ao cozinhar, o usuário terá mais facilidade para encontrar tudo o que necessita.

Cores

Um dos vieses da neuroarquitetura está relacionado com a psicodinâmica das cores, fenômeno que há anos já é utilizado no marketing e na publicidade.

De acordo com os estudos das cores, determinadas tonalidades têm o poder de acionar pontos estratégicos do nosso cérebro.

O vermelho e o amarelo, por exemplo, despertam a fome. Por isso, são muito usados em embalagens de alimentos e fachadas de lanchonetes.

Trazendo essa dinâmica para os projetos de arquitetura, as cores podem ser exploradas de forma a despertar sentimentos positivos nas pessoas. 

O azul-claro e o verde, por exemplo, são tonalidades que transmitem calma e tranquilidade. Logo, elas podem ser usadas em consultórios médicos e hospitais, que são ambientes onde as pessoas costumam ficar mais nervosas.

Iluminação

A iluminação também pode ser usada de forma estratégica. Inclusive, esse é um ponto muito importante da neuroarquitetura. A luz natural, por exemplo, tem o poder de transmitir um sentimento de ânimo e bom humor.

Nesse sentido, você pode abusar de janelas e portas nos ambientes que projeta, para que a luz do sol seja aproveitada ao máximo.

Também é importante planejar bem a iluminação artificial. A tecnologia pode ajudar nisso, por meio da automação de lâmpadas.

Com aplicativos, é possível criar cenas, para que a iluminação fique perfeita para cada atividade, como assistir à televisão ou ler um livro antes de dormir, entre outras.

Acústica

Por fim, a neuroarquitetura trabalha a acústica dos projetos. O objetivo é que os ambientes sejam projetados de forma que os ruídos gerados não causem desconfortos para os usuários.

Ao projetar um home office, por exemplo, não é adequado colocar a mesa de trabalho próxima a uma janela com abertura para uma rua movimentada, onde passam muitas pessoas e veículos fazendo barulho.

Conheça as principais vantagens dessa técnica para os projetos de arquitetura

Como você deve ter percebido, trabalhar a neuroarquitetura nos ambientes pode ser bastante vantajoso. Veja, a seguir, alguns dos benefícios que ela proporciona.

Melhor aproveitamento dos espaços

A partir dos princípios da neuroarquitetura, os espaços tendem a ser projetados de forma personalizada, uma vez que podem ser aproveitados de acordo com a realidade de cada usuário. O layout, as cores e os demais elementos devem ser desenvolvidos para facilitar a rotina de seus clientes.

Compatibilidade com a prática do design biofílico

A neuroarquitetura pode ser aplicada com o design biofílico, que é a tendência de reconectar as pessoas aos ambientes naturais.

Dessa forma, você pode inserir plantas e estruturas vivas em projetos decorativos, que também contribuem para que os ambientes despertem sensações positivas.

Diferenciação da concorrência

Apesar de a neuroarquitetura ser cada vez mais difundida, são poucos os arquitetos que, de fato, entendem a fundo sobre o assunto.

Logo, se você buscar se especializar na área, esse pode ser um grande diferencial para se destacar da concorrência e atrair mais clientes.

A neuroarquitetura é mais que uma tendência. É algo que veio para ficar e terá cada vez mais espaço. O nosso desejo é que você tenha gostado do assunto e se informado em nosso artigo.

Continue conosco! Confira os principais indicadores de desempenho para escritórios de arquitetura.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário