Como reformar a casa para um ambiente integrado? Veja as dicas!

4 minutos para ler

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas desejam morar em um ambiente integrado, mais aberto, visando ter mais praticidade, amplitude e aconchego. Tendência de decoração do momento, estes ambientes não têm paredes fazendo a divisão entre os cômodos e, justamente por esse motivo, transmitem a sensação de espaços maiores.

Esse conceito moderno surgiu inicialmente na década de 70 a partir dos lofts e galpões usados para fins industriais e que, posteriormente, se transformaram em residência.

Contudo, se sua casa não é assim — mas você gostaria que fosse — será necessária uma obra para integrar os ambientes. Por isso, continue a leitura e veja dicas para acertar na reforma!

Planeje a reforma do ambiente integrado

É muito importante contar com o suporte de bons profissionais e fornecedores para o sucesso da obra. Feito isso, será possível ficar mais tranquilo em relação às etapas da reforma.

Procure participar do planejamento, opine, explique os seus gostos e preferências e crie a rotina de aprovar ou desaprovar cada fase. Essa metodologia simples garantirá o alinhamento das expectativas e evitará surpresas desagradáveis.

Além disso, nessa fase é preciso decidir se a integração do ambiente será total, abrangendo toda a casa, ou se o objetivo será integrar apenas alguns cômodos, como, por exemplo: sala de estar e sala de jantar; varanda gourmet e sala de estar; quarto e home office, cozinha, sala de estar e de jantar, etc.

Lembre-se que certos ambientes, quando integrados, podem comprometer um pouco da privacidade como, por exemplo, integração de quarto e banheiro. Por essa razão, é conveniente refletir com calma antes de começar a obra.

Crie unidade com o piso laminado

O piso laminado, acredite, tem um papel de grande relevância na reforma de um ambiente integrado. Quando bem escolhido, é capaz de criar uma unidade visual e harmonia nos espaços, uma vez que o piso contribuirá para um efeito de continuidade.

Incluindo esse passo no seu projeto, o resultado ficará muito mais interessante e harmônico.

Abuse das cores e da iluminação

As cores têm grande influência nos projetos e podem garantir efeitos de maior ou menor amplitude dos espaços. No mesmo sentido, a iluminação tem papel fundamental no resultado da sua reforma.

Sendo assim, cores claras como branco, marfim, e até o cinza claro podem contribuir para a sensação de amplitude dos ambientes integrados.

Luminárias ou spots de luz bem posicionados e cortinas leves oferecerão conforto e aconchego na medida certa para os cômodos, não perdendo o charme e a elegância.

Escolha os itens certos de decoração

A decoração também é fundamental para o sucesso da criação de um ambiente integrado.

Assim como o piso proporciona mais integração entre os ambientes, a escolha correta dos móveis também podem contribuir com esse efeito. Estantes vazadas, divisórias simples, espelhos estrategicamente posicionados e tapetes bem localizados, normalmente no meio dos ambientes que foram unidos, contribuirão para o efeito que se pretende alcançar nesse tipo espaço.

Seja criativo e imprima a sua personalidade no projeto

Vale ressaltar que, com um bom planejamento, é possível ter o seu lar com personalidade, sem gastar muito e com todo o conforto e beleza.

Por isso, pense com cuidado nos detalhes, seja criativo, invista em itens que traduzam seu estilo e que possam fazer da reforma de ambiente integrado algo realmente único e com a sua cara.

Se você gostou das nossas dicas e está convencido que chegou o momento de reformar sua casa para fazer um ambiente integrado, continue a leitura e descubra qual a melhor época do ano para fazer obras!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário