Dicas para você montar um lindo projeto de iluminação

4 minutos para ler

Um bom projeto de iluminação transforma até mesmo aquele ambiente mais monótono em um cômodo surpreendente. O segredo é saber escolher as lâmpadas certas e posicioná-las adequadamente para garantir o melhor efeito visual e não correr o risco de ofuscar a visão.

Acertar no projeto luminotécnico é também uma forma muito inteligente de valorizar a decoração do imóvel, trazendo mais amplitude e leveza para os cômodos. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura e veja 4 dicas básicas para não errar!

Ilumine pontos estratégicos da casa

O equilíbrio visual é o pré-requisito de uma iluminação impecável. Para equilibrar os feixes você precisa centralizar a luz geral do cômodo — que é aquela de maior intensidade — e complementá-la com lâmpadas de foco indireto em pontos estratégicos. Se os pisos e os revestimentos forem neutros, você ganha tanto em uniformidade quanto em leveza nesse tipo de composição.

Os pontos estratégicos podem estar no vão entre dois móveis, sobre aparadores, ou mesmo, em metade da superfície das paredes, como no caso das arandelas, que são mais utilizadas na iluminação de áreas externas. Sabe aquele cantinho no hall de entrada que está vazio e sem vida? Experimente colocar uma luminária de piso ali e valorize o corredor com um ar mais intimista.

Cuidado para não causar ofuscamento

Um truque muito utilizado em projetos luminotécnicos é a combinação de lâmpadas e espelhos para dar mais suavidade e leveza aos cômodos, principalmente naquelas áreas de convívio social, como o living e sala de jantar. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para que o posicionamento dos itens não cause ofuscamento.

O ofuscamento ocorre quando a luz bate com intensidade sobre alguma superfície espelhada, refletindo diretamente na nossa visão e causando desconforto imediato. Se você for apostar nessa combinação, cuide para que os feixes de luz sejam indiretos. Assim, dá para conseguir um efeito sofisticado e, ao mesmo tempo, confortável.

Acerte na temperatura de cor da lâmpada

A temperatura de cor da lâmpada faz muita diferença em um projeto de iluminação porque tem tudo a ver com o clima que queremos dar ao cômodo. Por exemplo, as áreas íntimas da casa, como os dormitórios, pedem lâmpadas amarelas e quentes, que trazem sensações de conforto e aconchego típicas desses ambientes de descanso.

Já aqueles locais de maior fluxo e atividade na residência, como cozinhas, banheiros e home offices, demandam lâmpadas brancas e frias, que favorecem o foco e a concentração. Essa não é uma regra intransponível, porém, seguindo esse padrão dificilmente você comprometerá o conforto visual nos cômodos.

Se quiser ousar um pouco mais e brincar com a combinação de lâmpadas amarelas e brancas em um mesmo ambiente, está permitido. Mas lembre-se de escolher uma delas para a iluminação central e as demais para foco indireto, favorecendo um resultado equilibrado e harmonioso.

Combine as luminárias com o estilo de décor

De nada adianta acertar na escolha das lâmpadas e no posicionamento dos feixes se as peças não combinarem com o décor da casa, certo? Portanto, muita atenção a esta dica: escolha peças de tamanho proporcional ao ambiente. Por exemplo, os cômodos com pé-direito baixo pedem luminárias mais discretas e spots embutidos.

Já em áreas de pé-direito alto você pode usar e abusar dos lustres chamativos ou de luminárias de piso, sem o risco de sobrecarregar a decoração. Apenas observe se o design das peças escolhidas dialoga com o estilo de decoração da sua casa. Um décor minimalista não fica bem com uma luminária de design muito arrojado, certo?

Por último, sempre prefira produtos de qualidade na hora de montar o seu projeto de iluminação. Valorize o custo-benefício dos materiais e garanta peças que aliem estética, conforto visual e, claro, eficiência energética para iluminar a casa sem pesar na conta de luz.

Já que falamos nisso, aproveite e leia também nosso post com 5 dicas para aproveitar melhor a luz natural!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário