Afinal, como mudar o piso sem quebra-quebra?

4 minutos para ler

Para renovar um ambiente, nada melhor do que mudar o piso, concorda?

Mas se você foge dessa ideia só de imaginar a quebradeira que a reforma trará, temos uma boa notícia: existem pisos que podem ser instalados sem sujeira ou dor de cabeça.

Quer saber quais são eles? Continue a leitura deste artigo para descobrir!

Opções de produtos para mudar o piso sem quebra-quebra

A seguir, confira algumas ideias de materiais para mudar o piso de forma prática.

Piso vinílico

O piso vinílico é uma excelente solução para evitar o quebra-quebra. Afinal, ele pode ser instalado por cima do material antigo. Para isso, é preciso que a base esteja limpa, seca e nivelada, sem irregularidades.

O vinílico pode ser encontrado em versão adesiva ou no sistema de clique. Sua espessura tem cerca de 3 mm, o que evita alterações no nível do piso.

Esse piso, feito em PVC, ainda tem algumas vantagens interessantes no dia a dia, já que não acumula poeira, é fácil de limpar e é resistente a fogo. Ainda existem versões que podem ser instaladas em áreas molhadas.

Carpetes

Os carpetes também são opções práticas para mudar o piso sem necessidade de quebra-quebra.

Os modelos em placas, fabricados com fios de nylon, são os mais indicados, já que são bem fáceis de instalar e limpar.

Com uma ampla gama de cores e padrões, você poderá criar paginações personalizadas, deixando o seu ambiente exclusivo.

Outra vantagem dessa solução é o conforto acústico e sensorial que ela oferece.

Piso laminado

O piso laminado é feito de madeira e, por isso, deve ser usado apenas em locais sem umidade.

Ele é fácil de instalar porque conta com um sistema de encaixe. Então, basta contar com uma base bem nivelada e uma manta.

Para garantir o devido nivelamento da base, você poderá usar uma massa autonivelante, que ajuda a regularizar a superfície.

A espessura dessa alternativa é um pouco maior que a do vinílico (de 6 a 12 mm), então pode ser que você tenha que adaptar portas.

Piso autoportante

O autoportante é um tipo de vinílico usado como piso elevado. Ele é composto por placas que são instaladas a uma determinada distância do chão.

Portanto, a grande vantagem dele é que você pode usar esse “vão” abaixo do piso para esconder a fiação e outros equipamentos.

Outro ponto positivo é que o piso autoportante pode ser removido e reinstalado facilmente, sem perder a sua cola.

Ainda é possível encontrar uma grande variedade de cores e estampas, capazes de deixar qualquer casa ainda mais personalizada.

A manutenção é simplificada, já que a parte superior desse revestimento é produzida no mesmo material do piso vinílico, como comentamos.

Além disso, no verão, esse piso não aquece os ambientes. No inverno, ele é bem aconchegante.

Cimento queimado

Essa é uma opção que está em alta para mudar o piso da sua casa sem quebra-quebra. O cimento queimado tem grande resistência ao desgaste e pode ser usado em áreas internas e externas.

O ideal é contratar um profissional especializado para a aplicação, evitando trincas e rachaduras, que comprometem o visual do material.

No entanto, como ele é poroso, ainda pode absorver facilmente líquidos e sujeira, o que tende a ocasionar manchas.

Outro ponto importante é que o cimento queimado não é indicado para áreas molhadas, porque pode se tornar escorregadio em contato com a água.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil encontrar o produto certo para o mudar o piso da sua casa? Aproveite para entender também como transformar a sua decoração rapidamente com tapetes!

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário