Geometria: como utilizá-la em seus projetos de arquitetura?

6 minutos para ler

O uso de geometria na arquitetura não é nenhuma novidade. Afinal, desde os primórdios, os construtores contavam com a imitação de formas naturais e depois aplicavam princípios matemáticos para padronizar e replicar aquelas formas.

Mais recentemente, com o auge da Art Déco e do modernismo, as linhas puras e retas das figuras geométricas passaram a inspirar os profissionais da área. Porém, as tendências costumam ter movimentos cíclicos e sempre voltam trazendo algo de novo, de inusitado, ou pelo menos, versões repaginadas do que já foi sucesso anteriormente.

Já que hoje estamos no auge da retomada da tendência do uso de figuras geométricas na arquitetura e decoração, vamos ensinar como utilizar esse recurso nos seus projetos! Continue a leitura e descubra!

Conheça os estilos de geometria na arquitetura

Os estilos de geometria na arquitetura são os mesmos daqueles lá das aulas de desenho e arte no colégio. Triângulos, círculos, quadrados, trapézios, hexágonos e todos os outros formatos já conhecidos.

Mas é claro que, para serem integrados aos projetos de arquitetura e design de interiores, é indispensável o cuidado para que a multiplicidade de formas não polua o visual, sobrecarregando o ambiente e resultando em efeitos indesejáveis.

Descubra as formas, padrões e cores que podem ser utilizados

Para entender o universo de possibilidades oferecido pelo uso das figuras geométricas é preciso ir além e sair do conceito das formas mais básicas, como o retângulo ou o quadrado.

Na verdade, é necessário compreender que a tendência hoje ultrapassa a esfera dos objetos decorativos e está presente nos revestimentos e materiais de construção.

As cerâmicas e azulejos surgem com padrões esmaltados construindo cenários originais e surpreendentes, o porcelanato com formatos em relevo e os papéis de paredes com variados padrões e figuras. Isso sem falar nos cobogós, que sozinhos são capazes de criar inúmeros efeitos geométricos.

Unindo-se a isso, as formas e padrões abrem espaço para o uso de cores vibrantes e alegres compondo espaços modernos e divertidos. Mas, mesmo que a proposta seja não abusar das nuances, ainda assim é possível investir em tons neutros e apostar em um estilo de decoração futurista, em preto, branco, cinza e alguns metálicos, por exemplo.

Saiba quais os elementos decorativos que podem reforçar essa tendência

Quando uma tendência está em alta é bastante comum vê-la surgir nos mais variados objetos e enfeites. E isso é ótimo, já que essa oferta permite que com pequenos investimentos uma decoração seja totalmente renovada.

Assim, é possível conseguir um clima bastante arrojado com luminárias de metal em formatos geométricos, por exemplo. A cor cobre está bastante em evidência e aquece um pouco a frieza do metal.

Mais alternativas de decoração inspiradas nos estilos geométricos são encontradas em tapetes, cortinas e almofadas, todos com esses padrões. Vale dizer que dependendo da maneira como as linhas e figuras são posicionadas cria-se um novo padrão que reproduz formas diferentes e inusitadas.

Além disso, o posicionamento das linhas e as cores usadas podem criar uma interessante sensação de movimento, o que proporciona um clima psicodélico para o espaço onde estão inseridas.

Aprenda como usar figuras geométricas na decoração

Usar geometria na arquitetura resulta em ambientes versáteis e modernos. Entretanto, é possível empregar essas formas em praticamente qualquer projeto, desde o clássico até o mais arrojado. Basta prestar atenção nas nuances e tomar cuidado para não exagerar.

Quer saber como fazer isso? Veja a seguir algumas sugestões.

Explore a combinação de formas

Por que usar apenas uma figura geométrica, se você pode mesclar várias? Para começar, misture formas semelhantes em seus projetos, como quadrados e retângulos. Isso pode ser feito em um mesmo local, como o piso ou então em uma composição da parede que traga uma bancada, por exemplo.

Para unir tudo, você pode investir no bom uso das cores. Tons neutros ou próximos causam um efeito equilibrado e muito elegante. Mas se você deseja algo mais impactante, pode brincar com cores e formas para formar estampas únicas em paredes e detalhes. Losangos, quadrados e triângulos costumam casar bem com a proposta.

Faça composições com o mesmo padrão

Essa é uma maneira bem interessante de usar geometria na arquitetura. Para introduzi-la no seu projeto, basta usar os padrões de maneira diferente. Assim, se você tem um azulejo com padrão triangular, por exemplo, em vez de fazer a instalação seguindo o padrão recomendado no catálogo, aplique de maneira invertida e ligeiramente desencontrada.

Isso vai causar um efeito estético único. Podem-se usar peças em formatos iguais ou diferentes. Monte seu espaço da maneira que julgar mais interessante!

Harmonize as figuras no piso

Se você quer um piso diferente e exclusivo, pode fazer um trabalho bastante inovador misturando formas geométricas. Para uma proposta mais básica, use formas semelhantes como quadrados e retângulos ou triângulos e losangos, por exemplo.

Aproveite as cores para unir tudo, seja de uma maneira mais provocante, com um contraste maior, ou usando tonalidades próximas. Brincar com o preto e branco, por exemplo, é uma boa maneira de conseguir um resultado interessante e moderno, sem pesar.

Aposte nas pastilhas

Quem deseja criar uma identidade visual usando geometria na arquitetura tem nas pastilhas uma excelente ferramenta. Elas exibem muita versatilidade e podem ser usadas de maneiras variadas. Assim, você consegue elaborar padrões únicos com texturas, cores e formatos variados.

Use as pastilhas para criar um ponto de descontração, revestir uma parede inteira, um canto ou painel, por exemplo. Entretanto, para não pesar, evite o uso de padrões muito chamativos em ambientes pequenos ou paredes muito grandes.

Invista no 3D

Outra técnica bastante interessante para acrescentar charme aos ambientes é brincar com as texturas em 3D. Use o alto-relevo, blocos em alturas variadas e outros elementos para acrescentar personalidade.

Para não ficar exagerado, aposte em cores neutras, como o branco ou o bege.

É importante frisar que é possível usar a geometria na arquitetura nos mais variados estilos e propostas de decoração, não se restringindo às versões mais “modernosas”. Mesmo uma decoração clássica pode ser atualizada e altamente beneficiada com o uso sutil das formas geométricas.

E então, está pronto para aderir a essa ideia? Compartilhe o post nas suas redes sociais e inspire seus amigos sobre a proposta geométrica em seus futuros projetos arquitetônicos.

As principais tendências de decoração para 2018

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário