Moldura de parede: saiba o que é e quando aplicar nos ambientes

3 minutos para ler

Um clássico na Europa, as molduras de parede estão ganhando espaço no Brasil e se tornando o elemento de decoração coringa quando o assunto é trazer elegância e aconchego aos ambientes.

Com o pomposo nome de boiserie, a moldura de parede teve origem na França, entre os séculos 17 e 18. Uma época em que elegância, bom gosto e riqueza deveriam ser ostentados ao máximo.

Mesmo que o movimento rococó tenha passado e seus exageros tenham sido deixados para trás, a moldura de parede permaneceu um elemento querido da decoração.

Quer saber porque vale a pena investir nesse elemento? Veja alguns motivos que separamos a seguir.

Versatilidade

A moldura de parede tem sido utilizada para complementar diversos estilos de decoração, trazendo personalidade e charme para qualquer espaço.

Em um ambiente clássico, utilize molduras em tons neutros, combinando com a cor das paredes. Cantos arredondados e arabescos trazem riqueza de detalhes de forma delicada e elegante.

Por que não utilizar a técnica para tornar um ambiente minimalista mais aconchegante? Molduras retas e linhas simples em uma parede branca transformam o ambiente sem prejudicar o estilo.

Caso você esteja buscando algo mais moderno, cores fortes combinam perfeitamente com este elemento. Uma parede azul-marinho, por exemplo, fica ainda mais sofisticada com o boiserie.

Acabamento

Originalmente de madeira, as molduras de parede são feitas de diversos materiais, como gesso, cimento, metal e até mesmo poliestireno, um tipo especial de isopor.

Com a busca por materiais mais baratos, surgiram também outras possibilidades de aplicação. A moldura de poliestireno, por exemplo, pode ser utilizada em locais úmidos como banheiros e cozinhas.

Fácil instalação

O resultado fantástico engana, mas a instalação do boiserie não é nenhum bicho de sete cabeças. O segredo para o sucesso é um bom planejamento.

Como a simetria é uma característica importante deste estilo, um projeto detalhado, com as medidas da parede e das molduras é imprescindível.

Fique atento ao arremate. Se for possível, deixe a última mão da pintura para depois da colocação do boiserie. Isso porque as marcações, a cola e até mesmo a sua mão durante a instalação, podem deixar pequenas manchas e comprometer o acabamento.

Liberdade

Não existe nenhuma regra canônica sobre como a moldura de parede deve ser utilizada, portanto, ouse. Meia parede de boiserie com uma pequena prateleira para apoiar quadros pode ficar linda!

Cores contrastantes entre a moldura e a parede também podem ser bem-vindas para dar um ar mais moderno ao ambiente.

Existe ainda a possibilidade de utilizar o papel de parede em conjunto com a moldura, meia parede para cada. Não existem limites para a criatividade.

A moldura de parede pode ser justamente o que estava faltando para completar a decoração da sua casa. Não importa se a sua sala ou quarto tem o pé direito alto, ela pode dar um charme a mais a qualquer espaço.

Está pronto para investir nessa ideia e deixar o seu lar com a sua cara? Então, entre em contato com a gente. Temos profissionais especializados para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você a transformar a sua decoração.

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário