decoração apartamento pequeno decoração apartamento pequeno

12 dicas de como projetar e decorar apartamentos pequenos

6 minutos para ler

Com a crescente urbanização, a falta de espaço é uma realidade cada vez mais presente nas grandes cidades. Nesse contexto, apartamentos pequenos, como os de 25 m², tornam-se uma opção cada vez mais comum, especialmente para pessoas solteiras ou casais sem filhos.

No entanto, projetar e decorar esses espaços pode ser um desafio, exigindo do arquiteto, criatividade e planejamento cuidadoso. Afinal, é preciso aproveitar muito bem o espaço, para que ele seja bonito e aconchegante.

Por isso, reunimos uma série de dicas valiosas para arquitetos que desejam projetar e decorar apartamentos pequenos, considerando aspectos como funcionalidade, otimização de espaço e estética.

Com as nossas instruções, você terá mais facilidade para criar ambientes confortáveis e agradáveis para os moradores, mesmo em espaços reduzidos. Fique conosco e confira!

Apartamentos pequenos: 12 melhores dicas para planejá-los e decorá-los

Como comentamos, projetar e decorar apartamentos pequenos é um desafio para arquitetos. Porém, com as dicas certas, é possível criar ambientes aconchegantes, funcionais e com sensação de amplitude.

A seguir, veja as sugestões que a nossa equipe preparou para contribuir com a realização de seus projetos arrasadores!

1. Faça um planejamento cuidadoso

Antes de começar a projetar, é importante fazer um estudo detalhado da planta do apartamento, levando em conta as necessidades do cliente e as possibilidades do espaço.

Ao observar detalhadamente a planta, você poderá ter boas ideias de como otimizar o espaço, para que cada cantinho do imóvel seja decorado de forma criativa e funcional.

2. Utilize móveis de marcenaria sob medida

Marcenaria sob medida é uma excelente opção para aproveitar cada espacinho do apartamento. Isso porque poderão ser desenvolvidos armários, prateleiras e nichos que otimizam o espaço e ainda dão um toque de personalização ao projeto.

Porém, é preciso verificar se o imóvel do seu cliente é próprio ou alugado. Isso porque investir em móveis planejados pode não ser uma boa alternativa para pessoas que moram de aluguel, tendo em vista que eles não poderão ser utilizados em outros locais.

Então, vale a pena prestar atenção nesse tipo de detalhe, visando proporcionar as melhores experiências para os seus clientes.

3. Aposte no uso de papel de parede

Os papéis de parede são ótimos recursos para dar um toque de personalidade ao apartamento, além de criar a sensação de que o espaço é maior do que realmente é.

É importante escolher estampas e cores que combinem com a proposta do projeto. Há várias opções no mercado e temos a certeza de que você não terá dificuldades para encontrar um papel de parede que seja a cara dos seus clientes.

4. Escolha cortinas e persianas de forma estratégica

As cortinas e as persianas são fundamentais para dar privacidade e controlar a entrada de luz no apartamento.

Ao decorar apartamentos pequenos, é importante escolher modelos que não ocupem muito espaço, como as persianas horizontais e as cortinas rolô.

5. Considere revestir o chão com piso vinílico

O piso vinílico é uma opção prática e econômica para revestir os ambientes do apartamento.

Esse tipo de revestimento é fácil de instalar e oferece uma variedade de cores e texturas, que podem dar um toque de sofisticação ao projeto.

6. Abuse dos móveis multifuncionais

Investir em móveis que podem ser usados de diferentes formas é uma ótima maneira de otimizar o espaço do apartamento. Isso porque o mesmo item pode servir para mais de uma funcionalidade.

Sofás-cama, mesas retráteis e camas com gavetas são alguns exemplos de móveis multifuncionais.

7. Crie uma iluminação estratégica

A iluminação é um elemento fundamental para criar a sensação de amplitude no apartamento.

Sendo assim, é importante apostar em luzes indiretas e pontos de luz estratégicos, que valorizem os elementos decorativos e criem um clima aconchegante.

Sempre que possível, tente aproveitar ao máximo a luz natural, por meio de janelas, varandas e outras aberturas dos apartamentos pequenos.

8. Pinte as paredes com cores claras e neutras

As cores claras e neutras são as mais indicadas para apartamentos pequenos, pois dão a sensação de que o espaço é maior e ainda deixam o ambiente mais harmonioso.

O branco e o bege, por exemplo, são ótimas tonalidades para usar na pintura dos apartamentos pequenos. Caso o seu cliente curta cores mais extravagantes, tente colocá-las nos detalhes, como em acabamentos, rodapés etc.

9. Coloque espelhos nos ambientes

Os espelhos são ótimos recursos para dar a sensação de amplitude ao apartamento. Quando você os coloca em uma sala, por exemplo, ela aparenta ser bem maior do que realmente é.

Você pode usar os espelhos em paredes inteiras ou em detalhes, como molduras e revestimentos.

10. Garanta o uso de móveis suspensos

Usar móveis suspensos é uma ótima maneira de otimizar o espaço do apartamento pequeno.

Prateleiras, armários e estantes suspensas são algumas opções que podem ser usadas para criar um ambiente mais clean e organizado.

11. Otimize os espaços com prateleiras e nichos

As prateleiras e os nichos são opções versáteis para otimizar o espaço do apartamento, criando áreas de armazenamento e exibição de objetos decorativos.

Você pode usar prateleiras e nichos na sala, na cozinha, nos quartos e até mesmo no banheiro.

12. Decore os ambientes com plantas

As plantas são elementos que trazem vida e cor ao apartamento, além de ajudar a purificar o ar. Nos grandes centros urbanos, elas são essenciais para levar mais vida para dentro de casa.

É possível investir em projetos de paisagismo completos, com vasos de diferentes tamanhos e espécies, escolhendo modelos que se adequem ao espaço disponível.

As nossas dicas de como projetar e decorar apartamentos pequenos foram úteis para você? Ficamos felizes em colaborar com o seu trabalho e queremos ir mais além! Conheça agora os produtos que você encontra na GF Premium e utilize-os nos projetos de seus clientes. Temos a certeza de que você mandará muito bem.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário