As maiores tendências de cores e decoração para 2023

5 minutos para ler

Renovar os ambientes do lar é algo que costuma aparecer nas resoluções de ano novo das pessoas. Por esse motivo, o início do ano é sempre uma das épocas mais movimentadas para os arquitetos e designers de interiores.

Portanto, estar por dentro das tendências de cores e decoração para 2023 é mais do que necessário, para que você possa desenvolver projetos realmente inovadores para os seus clientes.

Este artigo tem a pretensão de servir como uma espécie de guia, para que você conheça as tendências na decor e aplique-as nos projetos dos clientes que desejam renovar a casa em 2023. Continue com a gente para conferir tudo!

Tendências de cores para projetos decorativos em 2023

As cores tendência para 2023 não são escolhidas por mero acaso, mas sim embasadas em estudos sobre o cenário global que vivenciamos atualmente.

Estamos entrando em um mundo pós-pandemia, com grandes transformações tecnológicas e reconexão com a natureza. É isso que deve embasar as tendências em cores para 2023.

Em entrevista ao portal Concrete Show Digital, a arquiteta e urbanista Patrícia Peter Furtado, professora do curso técnico de Design de Interiores no Senac EAD, declarou: “As grandes apostas para 2023 seguem no verde, no azul, nos tons terrosos (laranjas e vermelhos) e na lavanda. As tendências englobam essas cores apresentadas em tons pastéis, na busca de calma, conforto e sensação de magia para as nossas casas”.

Com base nessa premissa, veja abaixo algumas tendências de cores para projetos decorativos em 2023:

Digital Lavender

A Digital Lavender é uma tonalidade clara do roxo, que representa a estabilidade e a serenidade.

Essa cor pode ser explorada na pintura das paredes dos ambientes, assim como em objetos decorativos, como tapetes, carpetes e cortinas.

Apricot Crush

A Apricot Crush é um tonalidade que desperta as propriedades nutricionais das vitaminas e antioxidantes de frutas como a laranja e o damasco.

Trata-se de uma tonalidade desbotada de laranja que traz uma luminosidade calorosa para os ambientes.

Usar a Apricot Crush em paredes de cozinhas, salas, espaços gourmet, entre outros ambientes que precisam ter bastante vida é uma ideia das mais interessantes.

Sage Leaf

Entre as cores que são tendência para 2023 também está o Sage Leaf. O tom lembra bastante a coloração da sálvia e traz mais leveza para os espaços.

Em decorações com design biofílico, o Sage Leaf cai como uma luva e você pode usar a criatividade para explorar a tonalidade em diversos sentidos.

Carmen

Carmen é uma cor que se aproxima dos tons terrosos, mas traz um fundo mais rosa-amarronzado.

Por ser bastante delicada, a cor cai muito bem em quartos femininos, banheiros, salas de espera em ambientes corporativos etc.

Vining Ivy

Temos ainda a Vining Ivy como uma tendência de cor para 2023. Essa tonalidade traz um azul marcante e vibrante, ideal para ambientes que pedem por algo mais vibrante.

Mesclar paredes Vining Ivy com móveis claros e com estilo clássico, por exemplo, pode formar uma composição bonita para quartos, salas e outros cômodos.

Tendências para decoração em 2023

Além das cores, é interessante que você também conheça as tendências para decoração, de modo geral. Fizemos uma lista com as principais delas. Confira, na sequência!

Mix de texturas

As texturas têm a função de dar mais personalidade à decoração. Em 2023, elas estarão presentes em carpetes, almofadas, tapetes etc.

Vale a pena pesquisar mais a fundo sobre as texturas e trazê-las de forma mesclada para os seus projetos decorativos.

Aposta no conforto

Se tem uma coisa que aprendemos com a pandemia foi a de que nossas casas não são um mero dormitório. Elas são espaços que precisam ser confortáveis e acolhedores, um verdadeiro refúgio para a rotina corrida do dia a dia.

Por isso, a decoração para 2023 também deve apostar no conforto. Sofás com almofadas grandes, roupas de cama macias, tapetes agradáveis ao toque, entre outros itens precisam ser adicionados para proporcionar mais conforto aos usuários.

Uso de pedras naturais na decoração

As pedras naturais, assim como os revestimentos que reproduzem esse elemento, são uma boa aposta para a decor em 2023. Elas podem ser utilizadas nas paredes e nos pisos, na decoração de varandas e jardins, entre outras possibilidades.

Para quem curte uma decoração carregada de elementos da natureza, é uma boa prática combinar pedras com plantas nos ambientes. Isso pode ser feito desde as decorações rústicas até as mais sofisticadas.

Móveis arredondados

Sucesso nas décadas de 1960 e 1970, os móveis arredondados voltam com tudo em 2023!

Há várias opções de sofás, mesas de cabeceira, ilhas de cozinha, entre outros móveis com formatos arredondados que podem ser usados em todos os ambientes de uma residência.

Estilo industrial

Assim como já vinha acontecendo nos últimos anos, o estilo industrial segue como uma forte tendência para 2023.

Esse estilo decorativo é mais rústico, com paredes com tijolos expostos ou reboco de cimento. Móveis abertos e feitos com madeira e metal também compõem muito bem os ambientes com decoração industrial.

Gostou de conhecer as principais tendências de cores e para decoração em 2023? Em nosso blog, sempre trazemos bons conteúdos com orientações interessantes para arquitetos, designers e outros profissionais da área.
Leia agora o nosso conteúdo com 8 dicas para utilizar ripas de madeira na sua decoração. Temos a certeza de que você gostará de saber mais sobre como o acessório pode ser utilizado nos mais variados ambientes.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário