cortinas para o verão cortinas para o verão

Cortinas para o verão, como escolher

6 minutos para ler

Com os dias de calor chegando, é hora de mudar a decoração de casa, deixando-a mais fresca e receptiva para a nova estação. Entre as várias dúvidas sobre o tema, uma bem comum é em relação às cortinas para o verão.

Elas são fundamentais nessa época, ajudando a deixar nossa casa iluminada, mas também confortável. Não sabe como escolher as cortinas para a estação mais quente do ano? Veja as dicas que separamos!

Qual a importância das cortinas para o verão?

A cortina é um acessório extremamente importante durante o verão, pois contribui para manter o lar aconchegante e com conforto térmico. Ela ajuda a barrar a radiação solar nos espaços, mas sem filtrar toda a luz.

Assim, você conseguirá ambientes mais fresquinhos, porém iluminados, ajudando a melhorar a vivacidade e o bem-estar de quem vive na casa.

Se o cômodo recebe muita luz solar, a escolha da cortina deve ser feita com ainda mais cuidado, sempre com o objetivo de deixá-lo mais confortável. Ao optar pelos tecidos certos, você consegue reduzir essa radiação. A temperatura fica mais agradável dentro de casa e, consequentemente, há menos necessidade do uso de ventiladores e ar-condicionado.

O que considerar na escolha das cortinas para o verão?

Já percebeu o quanto as cortinas para o verão são importantes, mas não sabe como escolhê-las corretamente? Veja as dicas que separamos!

Tecidos

A escolha dos tecidos é algo que demanda bastante atenção durante o clima quente. Eles devem ser mais leves e frescos, mas é fundamental que consigam filtrar a luz e o calor. A seda, por exemplo, é um material bastante usado por ser suave, leve e filtrar uma parte da luz sem escurecer o interior.

Outras boas opções são o linho, o algodão e materiais orgânicos no geral, que permitem a entrada de vento, deixando os ambientes mais fresquinhos. Por fim, ainda existem os tecidos que garantem a proteção contra os raios ultravioleta (UV), que podem ser nocivos à saúde.

Cores e estampas

Existem várias possibilidades em relação às cores, dependendo do efeito decorativo que você deseja proporcionar. Se quiser que o clima de verão entre de vez na sua casa, prefira os tons quentes e alegres — amarelo, laranja e vermelho, por exemplo — e os terrosos.

Se você deseja, porém, que seu ambiente fique mais leve e aconchegante, prefira as cores neutras e claras, que trazem essa sensação de frescor, como branco, off-white, nudes e tons pastel. O importante é que a cor da cortina esteja sempre em sintonia com o restante da decoração.

Uma cortina estampada também traz um efeito muito bacana. Nesse caso, existem boas opções relacionadas ao verão, como temas havaianos, flores, folhagens e motivos geométricos.

Tipos de cortinas

Como é possível perceber, existem inúmeros tipos de cortinas. Por isso, é importante compreender as diferenças entre eles para fazer a escolha perfeita.

Rolô

O modelo rolô é o ideal para aqueles ambientes com muita incidência de luz. Essa cortina tem um design bem moderno e também é bastante prático de usar no dia a dia — inclusive com versões motorizadas, que podem ser acionadas por controle remoto.

A cortina rolô é do tipo que fica enrolada quando é encolhida e que pode ser “escondida” no cortineiro de gesso. Pode ser usada em salas, varandas e também no home office.

Tecido

É a opção mais tradicional de cortina, que contam com instalação no varão ou cortineiro. Pode ser usada em diferentes ambientes da casa, como salas e quartos.

As cortinas de voil são as mais leves, indicadas para espaços onde você deseja que entre muita luz solar ao longo do dia, como salas e varandas. Também há opções de renda (que precisa de um tecido por baixo para que as tramas se sobressaiam), linho, seda e outras mais estruturadas que não combinam muito com o verão, como oxford e jacquard.

Blackout

É indicada para aquelas áreas onde você não deseja receber iluminação solar, como salas com aparelhos de televisão e quartos.

A cortina blackout pode ser:

  • estruturada: o blackout é incorporado e o efeito criado por um tecido único, que pode sarja, poliéster, camurça, veludo e seda – todos bem pesados para o verão;
  • composta: a cortina é formada por duas peças, com o blackout na parte interna. A externa pode ser feita de voil, linho, renda e outros tecidos mais leves.

Romana

A cortina romana tem uma aparência super sofisticada, com linhas retas e detalhes na horizontal. Ela traz um toque diferente aos ambientes. Tem sistema de recolhimento vertical, por isso é mais usada em grandes janelas de salas de estar, quartos e espaços gourmet.

Painel

É a cortina ideal para grandes vãos e divisões de ambientes. Os tecidos ficam transpassados, proporcionando modelos modernos e práticos. A cortina painel pode ser acionada por corda ou bastão, com ou sem motorização.

Persiana

É uma cortina leve, prática e bastante moderna. Você a encontra em diferentes cores e materiais que vão além dos tecidos, como PVC, madeira e alumínio. As lâminas podem ser verticais ou horizontais.

Cortinas para quartos

Nos quartos, é preciso uma preocupação adicional. Afinal, o excesso de luz pode atrapalhar o sono. Se o seu quarto é bastante iluminado, vale a pena optar por uma cortina blackout. Porém, se o problema maior é o calor, então escolha tecidos mais leves, que consigam barrar a luminosidade, mas que também permitam a entrada do vento.

Nos quartos de bebê, atenção aos tecidos! Os bebês podem ser alérgicos aos mais pesados. Prefira as cortinas mais leves.

As persianas fazem sucesso porque são fáceis de limpar e manter, evitando o acúmulo de poeira. Se quiser uma cortina de tecido, vale a pena apostar em cores e estampas mais lúdicas, que combinem com o tema escolhido para a decoração.

O quarto infantil segue as mesmas dicas. Prefira tecidos leves e de cores claras, que se adaptam melhor com a decoração desses espaços. O linho e o algodão são boas opções. Você pode optar também pelas persianas, que reduzem o risco das crianças se enroscarem na cortina enquanto brincam.

Caso o calor dentro de casa esteja muito grande, além das cortinas, invista também em um toldo para janela. Ele ajudará a barrar a entrada de calor, tornando os ambientes internos mais agradáveis.

Gostou de conhecer as principais dicas para escolher as cortinas para o verão? Aproveite e veja o nosso post completo com várias dicas para inovar na decoração da sua casa usando diferentes tipos de cortinas!

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!
Posts relacionados

Deixe um comentário