Onde e como usar um piso flutuante Onde e como usar um piso flutuante

Onde e como usar um piso flutuante

7 minutos para ler

Está em busca de um revestimento bonito, prático de ser aplicado e que não gere sujeira durante a instalação? Certamente, o piso flutuante é uma boa escolha para você.

Esse tipo de piso não é fixo ao contrapiso. Pode não parecer, mas você provavelmente o conhece — alguns exemplos famosos são o vinílico e o laminado. Quer entender melhor como funciona esse revestimento, quais as suas vantagens e algumas dicas de instalação? Então, continue a leitura!

O que é o piso flutuante?

É o revestimento que tem um sistema de instalação por encaixes sobre uma manta, deixando o piso “flutuando” sobre o contrapiso. A sua instalação é mais simples, pois dispensa o uso de colas e argamassas, além de não fazer tanta sujeira quanto as superfícies tradicionais.

É importante não confundir piso flutuante com elevado. O segundo é o mais usado em escritórios, porque permite a passagem tubulações e cabos por debaixo dele. Já o primeiro também pode ser usado nesses espaços, sobretudo para transformar a decoração de modo mais simples, mas não possibilita essa colocação de fios.

Por que investir em um piso flutuante?

O revestimento conta com uma série de vantagens — não à toa, tem estado em alta entre arquitetos e decoradores. Veja alguns motivos:

Instalação simplificada

Por ter um sistema de encaixe que dispensa o uso de argamassa e cola, o piso flutuante é mais limpo, fácil e rápido de instalar. Além disso, pode ser instalado tanto sobre o contrapiso quanto em outro tipo de revestimento já presente no espaço.

Se você vive em um imóvel alugado e deseja trocar o revestimento, pode usar o piso flutuante. Seu uso é simples e prático, sem gerar entulho.

Conforto térmico e acústico

Tanto o piso laminado quanto o vinílico conseguem gerar mais conforto térmico e acústico nos espaços onde são instalados. Durante a instalação, coloca-se uma manta sob o piso que reduz a transferência de ruídos.

Essa é uma grande vantagem para quem vive em regiões mais frias ou mora em apartamentos, já que o revestimento impede que os barulhos da sua residência sejam transferidos ao vizinho.

Resistência e durabilidade

Engana-se quem pensa que, por não contar com cola ou argamassa, o piso flutuante é menos durável. O vinílico, por exemplo, é tão resistente que pode ser usado em ambientes comerciais com grande fluxo de pessoas.

Para que esse revestimento dure bastante tempo, a instalação e a manutenção devem ser feitas corretamente. Por exemplo: evite jogar água durante a limpeza.

Design atraente

Se você tem receio de que o piso flutuante deixe seu ambiente menos interessante visualmente, não se preocupe. O mercado dispõe de diversos tipos de design que ajudam a deixar o local único.

Os pisos laminados reproduzem a superfície da madeira, que é atemporal e combina com qualquer estilo decorativo. Já os vinílicos podem ser encontrados em diferentes versões, que vão desde a madeira até o cimento queimado.

Por fim, há uma grande variedade de cores, permitindo que você personalize o seu espaço como preferir.

Preço

O valor do piso flutuante depende do fabricante e do material. Geralmente, os laminados são mais em conta que os vinílicos. E como você precisará de menos produtos para a instalação, o valor da obra acaba sendo mais em conta que a feita com outras opções de revestimentos.

Decoração sofisticada

O piso flutuante é um grande aliado da decoração tanto de residências quanto de ambientes comerciais. As opções amadeiradas trazem um charme extra, deixando o ambiente mais aconchegante e, ao mesmo tempo, moderno.

Além da madeira, existem vinílicos que recriam outras superfícies, caso essa seja a intenção decorativa do seu espaço. Você também pode pensar em cores que combinem melhor com o seu estilo e com a função do ambiente.

Como e onde instalar um piso flutuante?

O piso flutuante é uma ótima alternativa para escritórios. O único cuidado é evitar a instalação desses materiais em locais úmidos, como cozinhas, banheiros, áreas externas e outros espaços em que haja contato com a água.

Outra dica básica é sempre contratar uma mão de obra especializada para a instalação, evitando dor de cabeça e problemas com uma colocação inadequada.

Instalação

A aplicação do piso flutuante é feita sobre uma manta de polietileno e uma lona plástica impermeabilizante.

Um cuidado essencial é colocar essa manta no sentido oposto ao do piso, assegurando que haja uma sobra nos rodapés e nos cantos das paredes. Caso você queira melhorar o desempenho térmico e acústico, adicione uma manta de EVA.

As réguas do piso flutuante são de fácil instalação, porque contam com sistema de encaixe macho-fêmea. Por isso, dispensam a necessidade de cola ou outros materiais.

Outro ponto essencial é não encostar o piso na parede, porque ele sofre dilatação. Assim, deixe pelo menos 1 cm entre o piso e a parede — esse vão será coberto pelo rodapé. Quando o piso se dilatar, ele terá para onde correr, evitando o risco de as placas começarem a se soltar.

É muito importante que as peças que compõem o piso flutuante sejam dispostas de acordo com as dimensões do ambiente e devidamente niveladas. A aplicação pode ser paralela à maior dimensão do ambiente. Para a conexão, é possível usar um martelo de borracha.

E a manutenção?

Para que seu piso flutuante dure mais, é fundamental que a manutenção seja feita de forma adequada. Para tal, um dos pontos principais é evitar jogar água durante a limpeza.

O ideal é usar aspirador de pó, mas evite as bocas ou escovas mais abrasivas, já que esse é um piso mais delicado e que pode riscar. Se optar pelo vinílico, passe também um pano úmido (desde que seja bem torcido) com água e detergente neutro.

Os mobiliários precisam de um protetor de velcro embaixo dos pés para evitar riscos. Tente não arrastar esses itens.

Evite também o uso de cera, pois ela começará a encardir e bloquear a proteção do piso.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que o piso flutuante é uma opção simples de instalar, perfeito para quem deseja transformar um ambiente sem quebra-quebra. Isso porque sua instalação é feita em uma manta aplicada sobre o contrapiso ou outro revestimento presente no espaço, evitando uso de argamassa ou cola.

As principais versões de piso flutuante são o laminado e o vinílico. Ambos são bonitos, confortáveis, fáceis de manter e bem duráveis, podendo ser usados tanto em ambientes residenciais quanto comerciais. A única ressalva é quanto à instalação em ambientes úmidos ou que tenham contato com a água.

Você já sabe tudo o que é necessário sobre piso flutuante, mas ainda está complicado escolher o piso certo para seu ambiente corporativo? Baixe o nosso e-book Pisos para ambientes corporativos!

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário