carpete-belgotex-a-la-carte carpete-belgotex-a-la-carte

Quais as os tipos de carpete que existem hoje!

5 minutos para ler

Bonito, charmoso e aconchegante. Esse é o carpete, um revestimento capaz de transformar ambientes residenciais e comerciais. Atualmente, existem vários tipos de carpete – e para escolher o ideal, é muito importante conhecer as características de cada um.

Se você está pensando em incluir este revestimento na sua casa ou escritório, continue lendo nossas dicas!

O que é carpete?

O carpete é um revestimento de piso que pode ser usado em diferentes ambientes, como quartos, salas, escritórios, entre outros.

O avanço da tecnologia permitiu desenvolver diferentes tipos de carpetes, com fibras sintéticas mais resistentes e duráveis. Com essa solução, é possível criar áreas aconchegantes e cheias de personalidade, já que existem carpetes de diferentes estilos e cores.

Quais as vantagens do carpete?

Não é por acaso que o carpete nunca sai de moda. Afinal, ele conta com uma série de vantagens interessantes, como:

  • oferece muito mais aconchego e conforto aos ambientes;
  • alto apelo visual e estético;
  • imensa variedade de modelos permite adicionar cor e textura às decorações;
  • ajuda no isolamento térmico e acústico, sendo especialmente útil para apartamentos;
  • é perfeito para casas com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, porque é um revestimento macio e não provoca danos em casos de queda;
  • é antialérgico;
  • é prático e funcional.

Quais os principais tipos de carpete?

Os carpetes podem variar em relação ao tipo de fibra e também ao formato em que são vendidos. Vamos ver em detalhes.

Fibras

As fibras sintéticas podem ser de diferentes materiais – e cada um possui características distintas. Por isso, é fundamental compreender as diferenças, pensando naquele que melhor se adequa ao seu ambiente e suas necessidades.

Carpete de nylon

O nylon é uma fibra sintética muito conhecida e usada na confecção de carpetes. Uma das suas vantagens é o fato de ele não absorver muita sujeira, além de ser fácil de limpar, resistente ao mofo e ao desgaste natural provocado pelo tempo de uso.

Esse carpete pode ser usado em praticamente qualquer ambiente, até mesmo sob móveis pesados e em áreas com grande circulação de pessoas, como em corredores e escadas.

Como o nylon pode ser tingido, você encontrará uma enorme variedade de cores, permitindo compor ambientes únicos.

Carpete de polipropileno

Esse é o carpete ideal para quartos infantis, corredores e ambientes onde há maiores chances de surgirem manchas. Isso porque o polipropileno é mais resistente, tem uma manutenção simplificada e a retirada de manchas acaba sendo mais simples do que em outros materiais.

Carpete de poliéster

Você sofre com alergia e acredita que o carpete não é ideal para sua casa? A boa notícia é que o carpete de poliéster é antialérgico, sendo capaz de inibir a formação de mofo, além de ser extremamente macio.

Ele é indicado para áreas com pouca circulação de pessoas e, para quem se preocupa com o meio ambiente, é possível encontrar muitos carpetes de poliéster fabricados a partir da reciclagem de garrafas PET.

Formatos

Além dos materiais, os diferentes tipos de carpete podem variar em relação aos formatos nos quais são comercializados.

Carpete em placa ou modular

É um revestimento que permite a instalação em pisos elevados e por cima de praticamente todos os revestimentos existentes. Só é preciso que a base esteja nivelada e limpa.

O carpete em placa pode ser colado (com cola a base de água) ou adesivado (com adesivo dupla face) e permite que o ambiente seja usado pouco tempo após a instalação.

Sua composição é feita com vários materiais. A superfície pode ser em poliamida ou polipropileno, a base primária é de poliéster, a base secundária é uma manta termoplástica betuminosa e ainda há camadas de fibra de vidro, outra manta termoplástica betuminosa e um acabamento spunlace.

Esse tipo de carpete é excelente para ambientes corporativos, devido a sua resistência ao uso de mobiliário pesado e ao grande fluxo de pessoas. Mas também pode ser instalado em residências, sendo fácil de instalar e de manter, produzido em material seguro e antialérgico e oferecendo um design sofisticado e criativo aos ambientes.

Esse carpete é composto por diversas placas encaixadas, permitindo, dessa forma, criar diferentes composições de acordo com as necessidades e características do ambiente.

É possível encontrar uma grande variedade de cores e padrões de carpetes modulares.

Carpete em rolo

Diferentemente da versão em placa, ele é confeccionado na medida inteira do local onde será instalado. Em geral, a empresa fabricante confecciona o rolo com um pouco de sobra para que não haja necessidade de emendas posteriores, possibilitando o arremate final durante a instalação.

Você encontra esse tipo de carpete em diferentes materiais e há uma grande variedade de cores e texturas, podendo ser usado em inúmeros ambientes.

Conheça o Belgotex A La Carte

Depois de ver todos esses tipos de carpete, ainda não tem certeza de qual é mais indicado para o seu ambiente? Uma solução interessante é o Belgotex A La Carte, seu carpete preparado na medida.

Com essa solução, você pode encomendar um carpete exclusivo para o seu ambiente. Basta definir o tamanho, ou seja, as dimensões de largura e comprimento de acordo com o local de instalação, o uso (se o ambiente é residencial ou comercial e se possui tráfego leve, intenso ou moderado) e o padrão de cor, pensando nas características decorativas do ambiente.

Após o seu pedido, a Belgotex irá realizar o corte e o acabamento e entregará o produto direto na sua casa ou empresa.

Essa é uma ótima maneira de deixar qualquer ambiente ainda mais personalizado e aconchegante, com os detalhes certos para valorizar o seu décor.

Agora, você já sabe tudo sobre carpete? Entre em contato conosco e saiba as soluções que dispomos para ambientes residenciais, comerciais e corporativos!

Posts relacionados

Deixe um comentário