Quais são os softwares de arquitetura que estão em alta no mercado?

7 minutos para ler

Na hora de elaborar um belo projeto arquitetônico, a tecnologia surge como uma grande aliada. Afinal, a criação de plantas e a renderização de elementos são apenas algumas das etapas que são favorecidas com o uso de um programa de arquitetura.

Um software permite que os profissionais executem várias tarefas de um jeito muito mais prático, rápido e com um belo resultado. Então, ficar de olho nos recursos que estão disponíveis no mercado é essencial para melhorar a qualidade do seu trabalho.

A seguir, veja quais são as opções de software de arquitetura que estão em alta e entenda as suas principais vantagens. Confira!

AutoCAD

É impossível falar no uso de programas de computador para arquitetos sem citar o AutoCAD. Originalmente, ele foi projetado para engenheiros mecânicos, já que permite criar desenhos de peças, perspectivas e outras etapas.

Porém, os arquitetos também se beneficiam de seu uso. Com a escolha dos recursos corretos, é possível dimensionar plantas, montar esquemas construtivos e cuidar da apresentação de escalas. Isso sem falar que esse programa ainda auxilia na cotação de medidas e na finalização do desenho, que pode ser em versões 2D ou 3D.

SketchUp

Voltado para a modelagem 3D, é um dos mais poderosos para quem deseja obter um resultado próximo à realidade. Ele permite construir fachadas repletas de detalhes, projetos urbanísticos ou de interiores.

A interface é bem amigável e há uma vasta coleção de objetos. Ao utilizar renderizadores específicos, como o V-RAY, você consegue um resultado com realismo impressionante. Além da indicação 3D, é viável criar um documento completo, com informações construtivas, especificações de materiais e até medidas.

Revit

Da mesma desenvolvedora do AutoCAD, o Revit é um programa de arquitetura que se baseia na chamada tecnologia BIM. Seu grande diferencial é a interligação entre os vários elementos. Uma alteração na projeção 3D modifica a planta em tempo real e o mesmo acontece com as mudanças nas vistas.

A união entre as várias dimensões faz com que o projeto se torne mais completo, além de poder ser colaborativo. Fácil de ser manipulado, oferece um resultado robusto.

ArchidCad

O ArchidCad é concorrente do Revit e, talvez por essa razão, a interface dos dois seja muito similar. Trata-se de um programa de arquitetura muito fácil de ser usado, por ter uma plataforma simples e intuitiva.

Seu objetivo é permitir a criação de projetos BIM que significa, em português, Modelagem de Informação da Construção e CAD. Isto é, por meio do ArchidCad é possível criar protótipos 3D, virtuais, da construção.

Esse programa pode ser usado por arquitetos para os mais diversos projetos, sejam eles de edificação, urbanísticos ou paisagísticos e de iluminação, por exemplo.

Para rodar com perfeição é necessário ter um processador Intel® Core 2 Duo ou superior; pelo menos 8 GB de memória RAM e placa de vídeo com memória mínima de 1024 MB.

Armedia

O realismo dos projetos de arquitetura já se tornou um elemento indispensável no dia a dia dos profissionais da área. Por conta disso, é muito importante lançar mão de programas que permitam com que esse objetivo seja facilmente alcançado. O Armedia faz exatamente isso!

Esse programa de arquitetura confere realismo às maquetes por meio de recursos que garantem efeitos visuais ricos com o uso de cores variadas, texturas e os mais diversos tipos de materiais.

Ele pode ser usado como plugin de outros softwares como o SketchUp que mencionamos na nossa seleção.

Lumion 3D

Esse programa tem a função básica de se concentrar nas apresentações em 3D. Ele oferece a possibilidade de o arquiteto incrementar seu projeto por meio de recursos como objetos, variedade de cores e estilos e até texturas, além de animações com pessoas e animais, por exemplo.

Outro benefício garantido pelo Lumion é que ele permite não só a criação de imagens em 3D mas também de vídeos ultrarrealista. É possível até personalizar os cenários.

Esse último aspecto é extremamente importante em apresentações e reuniões com clientes. Afinal, leigos costumam ter dificuldades para compreender plenamente os projetos de arquitetura.

Para funcionar com tranquilidade o programa exige um processador de no mínimo 3 GHz ou mais e memória RAM de 8GB e placa de vídeo com 2GB de capacidade de armazenamento.

V-Ray

O V-Ray é basicamente um programa de arquitetura renderizador que proporciona características físicas aos materiais que normalmente são usados nas obras e projetos de design de interiores. Esses efeitos, porém, são todos em 3D. Além de beneficiar os materiais tornando-os mais realistas, o renderizador também oferece configurações variadas de tipos de iluminação.

Na prática, isso significa que é possível ter o máximo de realismo dos projetos de arquitetura, tudo isso ao alcance de um clique, na tela do computador. Sendo assim, vidros, estruturas metálicas e de concreto surgem em 3D oferecendo precisão e a possibilidade de antecipar os resultados dos projetos de arquitetura e, assim, corrigir falhas.

Esse é mais um exemplo de programa que pode ser usado como plugin de outros softwares como o SketchUp que já apresentamos.

Photoshop

Embora o Photoshop não seja um programa desenvolvido exclusivamente para o uso dos arquitetos, esse software merece estar na nossa listagem. Ele garante efeitos e acabamentos impecáveis aos projetos de arquitetura.

Essa afirmação fica fácil de entender quando consideramos que o Photoshop permite o ajuste das cores e da saturação, assim como o equilíbrio das luzes. Ele proporciona ainda a aplicação de filtros que proporcionam finalizações mais bonitas e interessantes.

O Photoshop não requer muito espaço na memória do computador e funciona perfeitamente em um processador 2 GHz ou mais, memória RAM de 2GB e placa de vídeo a partir de 2GB.

MicroStation

Muito utilizado também na engenharia, é ideal para quem elabora projetos de infraestrutura. As propostas de urbanização, por exemplo, funcionam bem com esse software. O mesmo vale para a projeção de edifícios e outras instalações prediais.

Apesar de oferecer um resultado complexo, ele não é tão difícil de usar. Conta com uma abordagem 3D e utiliza a tecnologia BIM. Um dos seus diferenciais é a ferramenta de modelagem, que permite chegar à quase qualquer forma geométrica.

Rhinoceros

Os profissionais mais ousados se dão muito bem com o Rhinoceros. O seu grande destaque é a capacidade de modelar formas complexas, como elementos sinuosos ou ultramodernos nas fachadas.

É um software de Arquitetura com muitos recursos 3D e que traz inúmeras possibilidades. Ele se torna ainda melhor com o uso de plugins, que servem tanto para a renderização quanto para a adição de recursos BIM. A visualização do projeto é facilitada, assim como a geração das suas informações.

Escolher um bom programa de arquitetura é muito importante para se destacar no mercado. Com as opções certas, você criará projetos que chamam a atenção. E, principalmente, que atingem os seus objetivos principais.

E aí, gostou das nossas sugestões de programas de arquitetura? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário